17.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024

A ciência que inspira o Cinema e o Design

Date:

Share post:

Na contra-mão do BarbieCore, o filme Oppenheimer, seu concorrente nos cinemas, traz um dos assuntos mais polêmicos da história moderna. Sabemos que toda grande evolução da humanidade traz suas vicissitudes. E Oppenheimer é um filme histórico, baseado na vida de J. Robert Oppenheimer e em seu livro biográfico e vencedor do Prêmio Pulitzer – Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia.

O filme retrata o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Todos os feitos da humanidade são inspiração para os mais diversos trabalhos artísticos e de design em todo o mundo. A designer mineira, Ingrid Peixoto, por exemplo, assina a Coleção LAB, inspirada na ciência e nos laboratórios de pesquisa. Nela você encontra homenagens para grandes feitos em prol da humanidade e em suas importantes descobertas. Conheça a coleção e seus homenageados:
  
Como o Vaso Castiçal Bertha é uma homenagem a brasileira Bertha Maria Julia Lutz, se formou em Ciências Naturais pela Universidade de Sorbonne em Paris. E é filha de Adolfo Luts, cientista pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas tropicais. Bertha, além de contribuir para a ciência, foi uma das mulheres que deixaram como legado o direito ao voto feminino e a luta pela igualdade de gênero. Como boa parte das criações da Ingrid Peixoto, a peça possui mais de uma funcionalidade. Ela pode ser usada para acomodar uma única flor ou como castiçal. Seus diferentes tamanhos em formato piramidal remetem às vidrarias muito comuns nos laboratórios de ciência. No topo, recebe um detalhe em latão escovado. O vaso pode ser usado sozinho ou em conjunto, formando uma composição elegante e contemporânea.
Confira mais fotos aqui
Luminária e Castiçal BoyleO nome destas duas peças é uma homenagem a Robert Boyle (1627-1691), foi um físico e químico irlandês, considerado um dos fundadores da Química. Celebrizou-se como autor da “Lei de Boyle”, fórmula matemática que exprime como os gases se comportam sob pressão.Luminária BoyleAtraída pelas fascinantes formas geométricas presentes nas estruturas moleculares, Ingrid teve a ideia para desenvolver o castiçal Boyle. Ele é composto por duas esferas de diâmetros diferentes. Juntas, representam a ligação dos átomos durante a formação das moléculas: a menor, feita em latão escovado, é anexada à maior – esta pode receber acabamento ebanizado, produzida em pedra-sabão ou feita de madeira torneada. Com a vela, uma nova geometria surge, agora, um desenho angular. 
Castiçal BoyleAssim como a luminária, o Castiçal Boyle também é fruto de uma inspiração advinda das fascinantes estruturas circulares compostas pelas moléculas. Em uma das extremidades do objeto, uma esfera menor em latão escovado desempenha um papel fundamental no equilíbrio e confere um toque de sofisticação e encanto ao castiçal. A peça se metamorfoseia e assume uma intrigante geometria angular ao receber a vela, transformando-se em uma composição esteticamente elegante.Disponível em pedra-sabão, madeira tauari e ebanizado.

A Coleção LAB foi incentivada pela ciência e a pesquisa, e principalmente os benefícios que ambas trazem à sociedade. Composta por vasos, castiçal e luminária, a coleção tem design geométrico e leve que remetem às formas dos elementos encontrados nos tradicionais laboratórios de pesquisa.
Como as outras criações da designer, a coleção traz peças que multiplicam sua funcionalidade indo além do papel decorativo. Disponíveis em três opções de materiais com acabamento em latão: na tradicional pedra-sabão, um dos favoritos da artista, na madeira tauari e no toque ebanizado. 

Sobre Ingrid Peixoto

Ingrid Peixoto é uma designer mineira que, inspirada em seu pai e nas memórias de sua criação no chão de fábrica, tem o propósito de despertar a emoção através de produtos funcionais que agregam processos que vão do artesanal ao industrial. Formada pela Universidade FUMEC em 2005 como designer industrial, Ingrid traz traços contemporâneos e linhas sofisticadas no desenvolvimento de mobiliário, luminárias e itens de decoração utilizando os mais diversos materiais.

https://www.ingridpeixotodesign.com/
https://www.instagram.com/ingridpeixotodesign/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Inverno: os benefícios da prática da atividade física para a saúde física e mental

Nesta época do ano, muitas pessoas perdem o ânimo para a prática de atividade física e acabam deixando...

Harmonização de vinho com pão de queijo? Entenda como isso é possível

O Sommelier Gill Baptista, juiz internacional de vinhos e parceiro da Fornalha Mineira, dá dicas de como aproveitar...

Brazil Wine Challenge confere 26 Gran Ouro para cinco países

  Único no Brasil com a chancela da OIV, concurso concedeu 322 Medalhas para 34 vinícolas de 11 países,...

Saiba o que checar antes de comprar produtos recomendados por influenciadores

Especialista alerta sobre os cuidados necessários antes de adquirir produtos eletrônicos Os criadores de conteúdo nas redes sociais têm...