24.5 C
Brasília
domingo, março 16, 2025

A empresária que deu uma virada na sua trajetória quase da noite para o dia

Date:

Share post:

A empresária que deu uma virada na sua trajetória quase da noite para o dia

Andreia Teixeira hoje dirige a empresa Ótica Via Rico, especializada em óculos de Sol e de Grau.

A série Empreendedora da 61Brasilia publica semanalmente o perfil de uma líder empresarial diferente no DF. Nesta semana, conversamos com Andreia Teixeira, uma visionária na Ramo Óptico na Ceilândia.

Como você se sentiria se perdesse o chão quase da noite para o dia?

Essa foi a situação que Andreia enfrentou no final de 2019, quando a pandemia estourou, levando o mundo todo, a uma verdadeira queda livre.

“Foi como uma bomba nuclear”, lembra ela.

Andreia deu início à Via Rico em 2020, diretamente da Gaveta do Céu, em Ceilândia Brasília DF, quando tinha 40 anos. A empresa se tornou um dos principais fornecedoras de óculos.

Durante a pandemia, suas vendas estavam crescendo muito, à medida que mais e mais residências eram visitadas.

Os bons tempos foram tão bons que, dois meses depois de abrir a primeira loja no centro de Ceilândia, em abril de 2020, a modesta mulher, de fala mansa, virou subitamente uma celebridade.

“Não pensei muito em toda a situação, só aceitei toda a graça escandalosa, que a empresária e amiga Denise Pereira apresentou para mim, diz Andreia, agora com 44 anos.”

“Você vai ter sua ótica.”, diz Denise.

“O dinheiro não era um problema, porque eu tinha uma carta de crédito, eu pegava em consignado, vendia e pagava a ela, daí em diante não parei mais”.

“O que foi difícil de lidar, como ser humano, foi a enorme mudança de circunstâncias, como uma de minhas primeiras clientes, que insistia em vir até mim, eu ainda não tinha uma loja, então acabei atendendo-a debaixo de uma árvore, e foi imensamente gratificante ver sua satisfação. Foi emocionalmente difícil de lidar por diferentes razões.”

Com um diferencial importante: ela faz atendimentos domiciliares em toda Brasília, com sua mala de óculos cheia de oportunidades.

Andreia com sua Maleta especialmente para visitas aos seus clientes.

Em 2023, ela iniciou seu mais recente negócio, Franquias Via Rico, com a primeira na Bahia. Andreia agora emprega uma equipe que fica de olho nas tendências.

Sediada no Centro de Ceilândia, com uma força de trabalho de pessoas abençoadas, a nova empresa projeta crescer abrindo mais uma loja no Plano Piloto.

Embora o projeto das franquias ainda esteja engatinhando, a vantagem é que ela já tem projeto e a primeira loja funcionando, o que é uma vantagem para que tudo ande mais rapidamente.

A trajetória de Andreia Teixeira é um exemplo do perfil atual do empreendedorismo feminino. Andreia desempenha várias funções na empresa.

“Trabalho em conjunto com os meus colaboradores, supervisiono a administração e ainda produzo fotos/vídeos para as redes sociais. Aqui, coloco um pouco de mim em tudo. Atribuo o sucesso da aos nossos esforços”, afirma.

Em 2023, a Via Rico teve resultados significativos, registrando um crescimento que ultrapassou a soma dos anos de 2021 e 2022. O crescimento do empreendedorismo feminino serve como fonte de inspiração e fortalecimento para um número cada vez maior de mulheres. “Nós, mulheres empreendedoras, também exercemos papéis de mães, esposas, filhas e amigas e, ainda assim, conseguimos reservar um tempo de qualidade para nós mesmas”, conclui Andreia.

A Cliente e Amiga Eloia Moreira.

“Conheci Andreia quando montei a loja Colaborativa do Elas+ no shopping Deck Norte, e desde sua chegada ao grupo vi o diferencial na força e forma de atendimento e metodologia de venda. Andreia não vende óculos, ela cria relacionamento com a cliente. Hoje tenho uma coleção de óculos, depois de ser atendida por ela. Não é sobre óculos …é sobre Andreia! Diz Eloia Moreira”.

Eloia Moreira, Lucia Adorno e Andreia Teixeira.

 

“Andreia faz parte de um grupo de visionárias do comércio que também carregam o gene da empreendedora”. Diz Lucia Adorno, cliente e atualmente assistente na Via Rico.

 

“A jornalista diz que,” Andreia é inteligente, de maneira intensa, é uma boa propaganda para as pessoas de Fé.”

Olhando para a época onde tudo começou, Andreia hoje acredita que deveria ter previsto o que ocorreria?

“Eu não acho que muitas pessoas estavam preparadas para esse tipo de Intempérie, elas nunca parecem estar”, disse.

Ela lembra que a empresa foi uma das poucas da região a sobreviverem.

“Uma coisa que aprendi na época era estar atento para uma visão mais analítica do mundo ao nosso redor. Então, a partir desse momento, sempre tive o que descrevo como uma equipe de análise. Eles basicamente analisam o ambiente o tempo todo, são um monitor sísmico sensível. E não estou apenas procurando os desastres que estão por vir, estou procurando as coisas que vão explodir (no bom sentido).”

Serviço: 

Ótica Via Rico

Qnm 17 conj. C loja 1
WhatsApp: 61 99859-4367
www.oticaviarico.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Sou empresária também e amiga da Andrea. Compro os óculos dela é só recebo elogios sobre eles. Nós empresárias do Distrito Federal temos feito sim uma grande diferença para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O fascínio pela aparência: reflexões sobre o valor da virtude

A sociedade, desde tempos imemoriais, tem demonstrado uma inclinação natural por aquilo que os olhos podem ver, especialmente...

A injustiça em um lugar é a semente do caos em todo lugar

A frase de Martin Luther King Jr., “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em...

Higino França: Uma Jornada de Dedicação e Empreendedorismo

Higino França chegou a Brasília em 1974, vindo de uma família de Fortaleza, com o objetivo de construir...

Quão feliz é o brasiliense?  

Pesquisa inédita baseada na Ciência da Felicidade quer medir o índice de felicidade bruta da Capital Federal; saiba...