27.5 C
Brasília
terça-feira, abril 23, 2024

A História do Yoga 

Date:

Share post:

A filosofia milenar do Yoga já soma mais de 300 milhões de praticantes em todo o mundo, segundo dados da The National Health Interview Survey. Cada vez mais adaptada às necessidades ocidentais e da vida moderna, a história do Yoga data mais de 5 mil anos de existência. 
Joseph Le Page, fundador dos métodos Yoga Integrativa e Yoga Terapia Integrativa, que já formou mais de 3 mil professores e yoga terapeutas no mundo inteiro, compartilha sua pesquisa sobre a história do Yoga em uma série de artigos, iniciando pela Época Védica, o Mantra Yoga.
   
Linha do Tempo do Yoga

1. Época Védica: cinco mil anos atrás. Mantra Yoga
2. Samkhya: uma filosofia originada a aproximadamente três mil anos atrás que influencia todas as outras tradições de yoga que vieram depois. A origem de Jnana Yoga
3. Época do Vedanta: três mil anos atrás. Jnana Yoga, Karma Yoga e Bhakti Yoga. Textos principais: Os Upanishads e Bhagavad Gita
4. Época de Buda: dois mil e quinhentos anos atrás. Raízes de Raja Yoga.Marca o início das tradições de yoga que não aceitavam a autoridade dos Vedas e que são, essencialmente, psicologias e não religiões.
5. Codificação do Yoga até então por Patanjali: dois mil anos atrás. Raja YogaDesenvolvimento da Meditação como ciência.Importância de poderes espirituais na prática de Yoga.Origem embriônica dos Chakras e do Tantra Yoga.
6. Época do Tantra: mil e quinhentos anos atrás. Chakra Yoga.O corpo como veículo ao invés de um obstáculo para a espiritualidade.O uso dos sentidos, cor, forma, som, como caminhos para o espírito.
7. Época do Hatha Yoga: mil anos atrás. Fortes influências de Patanjali e do Tantra.Enfoque na saúde e integração do corpo e da mente e da integração de polaridades como veículos para alcançar o espírito.
8. Época do Yoga moderna. De cem anos até hoje.Renascimento da cultura tradicional da Índia através de uma desilusão com relação ao colonialismo e modernismo. A propagação do Yoga no Ocidente e a reinvenção do Yoga como disciplina psicofísica. O professor de Yoga como agente da transformação da sociedade em termos de saúde física, integração psicoemocional e reconhecimento de crescimento espiritual como propósito da vida.

Os caminhos de Yoga no contexto das épocas da história do Yoga
1. Época Védica: de 3 a 5 mil anos atrás –
Caminho de Yoga associado com esta época: Mantra Yoga.
O uso de som para unir-se com o sagrado
A Índia antiga representa uma mistura de influências indígenas e influências da Ásia Central. O idioma Sânscrito tem origem na Ásia Central e forma a base do grego, do latim, do inglês e de outros idiomas europeus. Essa língua é muito mais que uma forma de comunicação. Ela é a fonte da criação do universo e o divino em manifestação mas, nessa época, somente através dos sacerdotes. O som de OM e o uso de mantras sagrados é o legado desta tradição.A palavra mantra quer dizer: “Aquele que carrega a mente”. Ele preenche a mente com intenções positivas que substituem padrões de negatividade.  
O controle da atenção e respiração
A religião desta civilização está codificada nos Vedas, uma coletânea de orações dedicadas a mais de cem deidades. Veda quer dizer “conhecimento”. O mais importante de todos os Vedas chama-se Rig Veda, e é composto de mais de cento e dez mil mantras em homenagem às mais de cem deidades. O mantra mais famoso do Rig Veda é o Gayatri Mantra.
Esta civilização indiana era organizada em castas: 1º os brahmanes – sacerdotes; 2º os kshatrias – políticos e guerreiros; 3º os vaishyas – comerciantes; 4º os shudras – trabalhadores.Os Brahmanes eram um grupo muito poderoso, porque a comunicação com as deidades e a obtenção dos favores e bênçãos advindas destas deidades eram adquiridas apenas através deles.A memorização dos vedas e o seu canto exigia a habilidade de controle da atenção e respiração, que são uma fundações de Yoga. 
Deidades como corporificações de qualidades positivas –
reflexos da natureza positiva do universo
Inicialmente, a prática de Mantras era usada como veículo de suplicação de bens e bênçãos às deidades. Estas deidades são arquétipos de qualidades universais que existem no cosmos e em nossa própria consciência. Ex: Ganesha = proteção; Saraswati = Criatividade; Lakshmi = Riqueza material e sutil: Shiva = purificação, Savitri = sol como símbolo de iluminação espiritual. O Mantra serve para purificação da mente, porque ele oferece um ponto de concentração fixo, positivo e repetitivo.

Sobre Joseph Le Page

Joseph Le Page é norte-americano, naturalizado brasileiro, com mestrado em educação experiencial. Em 1993, ele fundou o Integrative Yoga Therapy, uma das primeiras instituições a levar o Yoga para o sistema médico de saúde nos EUA. Em 1995, ele criou o programa de Yoga para Pacientes Cardíacos, no California Pacific Medical Center, San Francisco, Califórnia (EUA).

Desde 1996, faz parte da equipe de professores do Kripalu Center, MA, o maior instituto de Yoga dos EUA, tendo participado também da equipe de professores do Mestrado em Yoga, em Sonoma State University, e Antioch University, ambos na Califórnia.Nos últimos 20 anos, formou mais de 3.000 professores de Yoga e Yogaterapeutas pelo mundo.

Joseph integra a visão do Yoga, da pedagogia e da arte de curar, formando um programa de ensino de Yoga criativo e abrangente. Seu enfoque é apresentar a riqueza e profundidade da ciência do Yoga de maneira altamente experiencial e de fácil compreensão e, sobretudo, com bom humor.

É co-fundador do Centro de Yoga Montanha Encantada, em Garopaba, SC, o maior centro de retiro de Yoga e autoconhecimento da América Latina, inaugurado em 2003 e presidente do Instituto Yoga Integrativa, entidade sem fins lucrativos, localizada no Centro de Yoga Montanha Encantada, que promove programas de autoconhecimento e bem-estar, assim como patrocina programas gratuitos de Yoga e Yogaterapia para a saúde da comunidade.

Joseph é diretor do programa de Yogaterapia Coração Saudável, realizado desde 2006 em Garopaba, SC, em parceria com o PSF-NASF de Garopaba. Atualmente, o programa Coração Saudável atende pacientes em Garopaba, Imbituba e no Hospital Universitário de Florianópolis.

É coautor do livro Guippy – Guia Prático de Posturas de Yoga, um dos materiais mais utilizados em programas de treinamento de professor nos EUA e no Brasil, publicado pela Editora Yoga Integrativa. É também coautor do livro Mudrás para Cura e Transformação, publicado em inglês nos EUA e a ser lançado em português no início de 2019 pela editora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cápsulas, pó ou gomas? Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...

Brasil ultrapassa os 3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em casas e outros imóveis

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste Além do carregador de bateria para carros...

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal

Acampamento Terra Livre deste ano deve ser o maior da história Começa nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Acampamento...