28.2 C
Brasília
quinta-feira, março 20, 2025

A máquina de sua empresa está pesada, inove!

Date:

Share post:

Vejo muitos clientes me informarem que “a máquina esta pesada de mais, precisamos cortar, dizem eles. Será? Só isso resolverá seu problema?

Equilibrar a equação, custo direto, custo indireto e receita é sempre importante e deve ser rotineiramente executada, mas como já disse em outras matérias, será que podemos pensar fora da caixinha?

Sim claro!

É possível transformar os seus funcionários, fornecedores e até mesmo clientes em agentes de desenvolvimento do seu negócio?

As grandes empresas já fazem isso a muitos anos, eles buscam ouvir de seus colaboradores feedbacks que tragam formas de melhorar seu planejamento, gestão,organização, rotinas e processos, reduzir custos e despesas ou aumentar vendas. Buscam também, sugestões criativas e formas de desenvolver novos canais de vendas, produtos e serviços. Com isso, além de inovar constantemente, desenvolvem um ambiente colaborativo e produtivo valorizando os colaboradores

Esse conjunto de ações devem ser entendidas e implementadas como uma estratégia que tem como base a cooperação entre os colaboradores, clientes e toda gama de pessoas impactadas.

Assim, apresento a seguir algumas dicas sobre como isso pode ser implementado?

Primeiramente, vamos dividir as estratégias em internas e externas:

Internas:
1. Ouça as pessoas a sua volta:

Ouça seus executivos, gestores e funcionários, busque compreender o que na visão deles, pode ser melhorado internamente para que o seu trabalho ou a sua área obtenha melhores resultados. Pergunte também o que ele faria para para conquistar novos clientes ou novos patamares de resultado? Como ele faria isso?

Não critique qualquer sugestão!
Faça uma lista das sugestões e das soluções ouvidas.
Agradeça e enalteça a colaboração.
2. Defina objetivos comuns, ou seja, um propósito a ser seguido por todos.

Muitos empresários e executivos não se preocupam em criar objetivos comuns com os funcionários. Fazer isso deveria ser o primeiro passo para execução da estratégia empresarial, pois é crucial para o sucesso de qualquer mudança. Como fazer?

Faça reunião com cada setor de sua empresa.
o Quebre o gelo – Apresente aos funcionários a situação atual da empresa de forma clara.
o Pergunte a eles como, na visão deles, os clientes veem a empresa?
o Pergunte a eles como eles veem a empresa e o que deveria ser melhorado?
o Para alinhar, pergunte a eles como cada uma das sugestões deveria ser implementada e qual o resultado poderia ser esperado.
Apresente a informações sobre o mercado em que a empresa se insere.
o Peça o auxílio deles para complementar informações que possam auxiliar o melhor posicionamento do negócio, assim como liste, em separado, os riscos e oportunidades apresentados por eles.
o Fale pouco, esse é o momento de ouvir.
Apresente a eles os objetivos acordados com os sócios.
3. Defina o grupo de trabalho.
Crie um grupo de trabalho / grupo de melhoria.
Avalie as críticas e busque identificar suas causas.
Avalie o cenário, as críticas e as sugestõesrecebidas.
Pergunte a eles quais seriam os objetivos alcançáveis? Defina-os!
Pergunte a eles o que seria necessário para que alcançássemos os objetivos propostos.
4. Defina o programa de trabalho.
Baseados em todas as informações coletadas, suas análises e sugestões, escolha as soluções que possam resolver a causa raiz dos problemas.
Defina o plano de trabalho para execução de cada solução acordada, bem como quem serão os responsáveis e áreas envolvidas.
Crie um plano de trabalho para implementar as soluções que forem aprovadas.
Divulgue esse plano de trabalho para todas as áreas envolvidas.
Torne visível o quadro de acompanhamento do cronograma de trabalho.
5. Busque o entusiasmo de seus funcionários com o resultado da empresa.
Deixe claro para os colaboradores o que eles irão ganhar com o resultado das soluções, com o crescimento da área ou do negócio. Nessa linha de atuação, pode-se utilizar técnicas de comissionamento, de participação em lucros, de bônus por alcance de metas ou ainda de métodos de recompensa variados como folgas, parabenizações, premiações, comissões especiais e outros. O importante nesse caso é que todos os funcionários saibam que a empresa valoriza a participação deles e que o esforço adicional será recompensado. Isso também aumentará a retenção de talentos.
Crie uma marca para cada projeto, plano de ação ou Grupo de trabalho, ou seja, um nome que auxilie a lembrança de todos aos objetivos e ações acordadas. Defina o nome do projeto em conjunto com os seus funcionários, pois ele deve representar o que se pretende com esse trabalho.
6. Confie nos funcionários

Esse tipo de abordagem está baseado em grande parte na política de contratar e manter apenas profissionais engajados e entusiasmados para, em seguida, dar a eles liberdade para brilhar, compartilhando do seu propósito. 

Quando os objetivos são comuns a todos e o propósito é compartilhado, o alinhamento resultante propiciará oalcance dos resultados planejados por todos.

Por pior que esteja a sua empresa, não basta apenas reduzir e controlar custos ou vender mais. É necessário ter estratégia, alinhar sua equipe aos objetivos, equilibrar seus gastos, melhorar sua comunicação com o mercado, com os clientes e com colaboradores,  assim será possível entregarseus produtos e serviços e melhorar suas receitas.

Esse é o desafio e de um bom gestor.

https://www.linkedin.com/in/rubem-lima/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Livraria Leitura promove campanha “Compre e Ganhe” com brindes exclusivos até o final de março

Durante o mês de março, a Livraria Leitura, com suas 121 lojas espalhadas por todo o Brasil, está...

A importância da consultoria especializada em contratos públicos

Isadora França NevesA licitação é um processo administrativo utilizado pelo Poder Público para selecionar, de forma transparente e...

7naRoda: A magia do samba raiz conquista o Clube do Choro

Todas às terças- feiras no Clube do Choro, 7naRoda faz a tradicional roda de sambaDesde o dia 4...

A solidão dos gigantes

Ser grande é ser incompreendido. Assim escreveu Emerson, e assim é para todos os que ousam transcender os...