19.5 C
Brasília
sexta-feira, março 29, 2024

Ainda não há consenso sobre a demolição de viaduto no Eixo Sul

Date:

Share post:

Ainda não há consenso sobre a demolição de viaduto no Eixo Sul

Não existe um consenso em relação a demolição do viaduto do Eixo Rodoviário Sul, sobre a Galeria dos Estados, que desabou em 6 de fevereiro. Na quarta-feira (7), a Universidade de Brasília indicou colapso completo, mas novo relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal aponta possibilidade de recuperação completa e segura da laje. O governo ainda não tem posição oficial.

O consenso está na parte superior dos pilares que seguram as pistas do viaduto. Este, sim, será demolido e refeito. No entanto, a variável de custo e vulnerabilidade será considerada para determinar oficialmente o destino do viaduto. A previsão é que seja divulgada na próxima semana o encaminhamento da estrutura.

O CREA-DF acionou um professor da Universidade de São Paulo (USP) para realizar um novo estudo sobre a área. Pedro Almeida já havia participado do projeto de manutenção daquele elevado, feito em 2014. Para ele, a indicação é de recuperação do tabuleiro, laje sob o asfalto do Eixão. “Houve análises que provaram, com métodos científicos e técnicas de projetos, que todo o tabuleiro do viaduto pode ser recuperado, mas os balanços dos pilares devem ser demolidos e reconstruídos”, afirmou o professor.

O problema, segundo novo relatório, estava na concepção do projeto, que deixou partes ocultas na estrutura dos pilares. “Essa parte da estrutura que ficou 58 anos oculta. A água entrou e se alojou, corroendo os cabos que se romperam”, explica o especialista. De acordo com ele, o problema só se tornaria visível na iminência do colapso.

O Governo de Brasília diz que ainda não teve acesso ao relatório da UnB divulgado ontem, que saiu do grupo de trabalho. Tudo indica que seguirão o relatório do CREA. Márcio Buzar, diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) diz que é preciso atender a critérios de segurança. “Temos de um lado a UnB com posição conservadora de demolir tudo. Do outro, o CREA discordando. Não mudamos nossa posição de que depende de segurança e custo para tomar a decisão. Vamos analisar os dois relatórios”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Evite a automedicação e busque informações seguras contra a doença

O consumo de medicamentos sem prescrição é uma prática comum no Brasil, mas o uso indevido de medicamentos...

Servidores federais marcam paralisação para o dia 3 de abril

Entidades representativas dos servidores públicos federais marcaram, para o próximo dia 3 de abril (quarta-feira), o “Dia Nacional...

Da mente ao mundo: como seus pensamentos secretos podem construir (ou destruir) o futuro

Imagine por um momento que nossos pensamentos tivessem o poder de moldar instantaneamente a realidade à nossa volta....

A Capital em Celebração: Brasília se prepara para a Semana Santa

51a edição da Via Sacra tem expectativa para 150 mil fiéis Com a aproximação da Semana Santa, Brasília se...