24.5 C
Brasília
segunda-feira, junho 30, 2025

TJDFT definirá nome da ponte: Honestino Guimarães ou Costa e Silva

Date:

Share post:

TJDFT definirá nome da ponte: Honestino Guimarães ou Costa e Silva

Nome do líder estudantil perseguido na ditadura substituiu, em 2015, o do ex-presidente Costa e Silva. Ação questiona constitucionalidade

Além de provocar debates acalorados, a mudança do nome de uma das pontes que liga a Asa Sul ao Lago Sul causou impasse dentro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Após tramitar por duas varas, a ação popular que questiona a constitucionalidade da alteração será avaliada pela alta cúpula da Corte, o Conselho Especial.

A estrutura passou a se chamar Ponte Honestino Guimarães em agosto de 2015, com a sanção de uma lei proposta pelo deputado distrital Ricardo Vale (PT). Mas, dois meses depois, um grupo de moradores de Brasília, descontentes com a decisão, entrou na Justiça pedindo a anulação da mudança.

A ação popular afirma que a alteração do nome é inconstitucional por “vício de iniciativa”, já que caberia apenas ao governador do DF sugerir projeto de mudança de nomenclatura do logradouro. Também é questionada a ausência da realização de audiência pública para discutir o assunto. Outro argumento é que o Museu Nacional de Brasília já leva o nome do líder estudantil.

Em 2007, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, entendeu que o processo da renomeação da ponte era anulável, já que não houve participação pública na decisão. Mas não considerou a alteração inconstitucional. Na sentença, o magistrado determinou a convocação de debates para definir um “nome que enfim atenda às exigências legais pertinentes”.

A decisão foi alvo de questionamentos do GDF e dos autores da ação pública. Com os recursos, o caso subiu para a 7ª Turma Cível. No último dia 21, o colegiado avaliou que a ação deveria ser remetida ao Conselho Especial, responsável por avaliar a adequação das leis do DF à Constituição. Não há data para que a alta cúpula do TJDFT julgue o processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Diamantina se abre para um novo produto musical

Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanaisPatrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, desde o...

Compromisso com qualidade e inovação leva empresa brasiliense ao Congresso Consulfarma

Presente em um dos principais eventos de cosmetologia e farmácia do país, Farmacotécnica destaca avanços em tecnologia de...

Se você quer voar cerque-se de águias, não de galinhas

A vida, como um voo, depende menos do vento e mais das asas com as quais decidimos atravessar...

O peso das âncoras disfarçadas: libertar-se de quem te chama de porto enquanto te afunda

Nem toda ajuda é resgate. Nem todo gesto de apoio vem de mãos limpas de intenções ocultas. Há...