19.5 C
Brasília
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Almanaque de Diamante: ARUC 60″ leva reflexão sobre Educação Patrimonial a escolas públicas do DF

Date:

Share post:

Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) iniciou a divulgação do Almanaque de Diamante: ARUC 60 anos. Em encontros com estudantes da rede pública de ensino, que serão realizados entre agosto e outubro, o presidente da ARUC, Rafael Fernandes, apresenta o legado histórico da entidade, considerada uma das mais antigas de Brasília e a maior vencedora de desfiles de escola de samba do DF. O projeto já passou pelo Centro de Ensino Fundamental 01, no Cruzeiro, e pelo CEF da 306 Norte. No dia 12 de setembro, a partir das 9h, o CEMI Cruzeiro recebe as atividades do projeto. Já no dia 23 deste mês, é a vez do CEF 04, na 113 Sul, conhecer um pouco mais da história da ARUC.

Nos encontros, Fernandes incentiva a Educação Patrimonial a partir de histórias e curiosidades que estão reunidas no Almanaque – como o batismo da ARUC pela Portela, quando Natalino José do Nascimento, mais conhecido como Natal da Portela, veio a Brasília, em 1962. “Outro episódio bem interessante foi em 1979, quando perdemos o campeonato porque a bandeira do desfile sumiu. E, mesmo assim, a ARUC perdeu por muito pouco ponto”, conta Rafael Fernandes, que também é professor de história.

Livro – O Almanaque de Diamante: ARUC 60 anos faz parte do projeto de memória da entidade, que pretende preservar e divulgar o acervo da associação. Além das conquistas carnavalescas, o livro traz também a história da ARUC nos esportes, afinal, muitos atletas olímpicos passaram pelas quadras do Cruzeiro Velho com a camisa azul e branca.

 “É Almanaque porque, como era comum antigamente, vinha todas aquelas informações com as atividades da associação. Então, tem a ficha com todos os desfiles, relação dos títulos conquistados no esporte, com muitas fotos do acervo, reunidas pelo ex-presidente da ARUC, Hélio dos Santos, e por mim”, explica Fernandes. 

O Almanaque de Diamante: ARUC 60 anos, inicialmente, seria lançado em 2021, quando a associação completou seis décadas de existência. Entretanto, com as restrições da pandemia de Covid-19, o projeto foi adiado. Neste ano, o livro será lançado para o público em geral, durante as comemorações de aniversário da entidade, celebrado em 21 de outubro. O projeto Almanaque de Diamante: ARUC 60 anos é realizado por meio do Termo de Fomento com o Instituto Latinoamerica e Ministério do Turismo, e conta com a produção da ABÈBÈ Produções e apoio da Academia Cruzeirense de Letras e do Instituto Aruc Cultural. Ao todo, oito escolas públicas receberão o projeto e exemplares do Almanaque.

A ideia é proporcionar material de suporte para atividades didáticas que abordem a Educação Patrimonial, servindo como meio de preservação e divulgação da cultura popular e da história cultural de Brasília e do DF.

SERVIÇO:
Lançamento Almanaque de Diamante: ARUC 60 anos – visitas escolas públicas
Confira a programação: 
12/09 – CEMI Cruzeiro
23/09 – CEF 04 113 sul
10/10 – CEF 03
17/10 – CED 02 Cruzeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

DF recebe exposição fotográfica de Adriana Bittar 

As fotografias podem ser vistas no Espaço Oscar Niemeyer, localizado no complexo da Praça dos Três Poderes, a...

O Desequilíbrio, o Jogo Político e o Risco para Brasília

 O debate que tomou conta da pauta da nossa cidade é sobre a mudança da correção do Fundo...

PaulOOctavio lança Residencial Marianne Peretti, o mais luxuoso de sua história*

A PaulOOctavio lançou o edifício mais luxuoso de sua história neste sábado (30). Erguido na SQNW 304 Bloco...