22.5 C
Brasília
sábado, julho 5, 2025

ATA apresenta experimento cênico em sessão gratuita no Renato Russo

Date:

Share post:

ATA apresenta experimento cênico em sessão gratuita no Renato Russo

Montagem é resultado de residência artística com grupo espanhol e integra programação do Cena Contemporânea

A Agrupação Teatral Amacaca (ATA) apresenta neste sábado (31 de agosto) o experimento cênico Metanoia, é resultado do intercâmbio artístico com o grupo espanhol loscorderos.SC, no Teatro Galpão, do Espaço Cultural Renato Russo, às 20 horas, com entrada gratuita. A apresentação integra a programação oficial do Cena Contemporânea 2019.

O intercâmbio artístico Brasil-Espanha entre os grupos começou no último dia 14 sob o comando de  David Climent, diretor da loscorderos.SC. Todo o elenco da ATA participa da imersão diária que dá origem à apresentação. Baseado no teatro corporal aliado a técnicas de dança, os artistas da ATA trabalharam na imersão artística com 65 horas de duração ao longo das últimas semanas.

Com intensa atividade no Cena Contemporânea 2019 – o grupo apresentou também pela programação do festival o espetáculo “Os Saltimbancos” – a ATA idealizou a residência artística junto ao Instituto Bem Cultural, que cuida da ocupação cultural do Espaço Cultural Renato Russo.

Os grupos

A ATA é uma orquestra de atores regida pelo diretor uruguaio Hugo Rodas, a Agrupação Teatral Amacaca concentra-se na experimentação em dramaturgias do corpo e desenvolve seu trabalho no limiar do teatro-dança, linguagem que marca o trabalho do diretor. A linguagem experimental do grupo, desenvolvida desde 2009, é apresentada ao público com imagens poéticas, intenso trabalho corporal, coreografias, musicalidade, manifestos e narrativas. No elenco da ATA que participa da residência estão os artistas Abaetê Queiroz, André Araújo, Camila Guerra, Dani Neri, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Nobu Kahi, Pedro Tupã e Rosanna Viegas.

O grupo loscorderos.SC foi criado em 2003 por David Climent e Pablo Molinero, que se conheceram na Universidade de Castellon, na Espanha. Juntos, eles formaram o grupo para criar suas próprias criações teatrais. Entre as montagens já apresentadas pelos artistas estão “Crónica” (2003), de José Agarrotado, “O homem visível”. Em 2009, eles se apresentaram no Cena Contemporânea com o espetáculo “Crónica”, de José Agarrotado.

SERVIÇO

Metanoia

31 de agosto, às 20h
No Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo (508 Norte)

Entrada gratuita (as senhas são distribuídas na bilheteria do espaço cultural com uma hora de antecedência)

Informações: (61) 98602-0732

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Decisão do STF reconhece que tentativa de aumentar IOF extrapola limites constitucionais

CACB considera audiência pública como meio adequado para solução da questão, mas destaca que o ônus não pode...

Afie sua curiosidade…

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...

Brasil se torna maior exportador de animais vivos do mundo, apesar de rejeição da população

O Brasil se tornou, em 2024, o maior exportador de bovinos vivos por via marítima do mundo, ultrapassando...

Diamantina se abre para um novo produto musical

Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanaisPatrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, desde o...