23.5 C
Brasília
quarta-feira, novembro 20, 2024

Aumenta pressão do DF para retirar fundo constitucional do arcabouço fiscal

Date:

Share post:

Por Paulo Santos

O governador Ibaneis Rocha, mais seis ex-governadores e a bancada de deputados federais e de senadores do Distrito Federal se reuniram nesta terça-feira (6) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-DF). A comitiva foi pedir ao comandante do Congresso Nacional a retirada do
fundo constitucional (FCDF) do projeto de arcabouço fiscal que tramita na Casa.

Dessa forma, o atual chefe do Poder Executivo, os ex-governadores e a bancada parlamentar foi pedir apoio político de Rodrigo Pacheco para que o FCDF seja retirado do PLP 93/2023. Tal pedido também já foi feito ao relator do arcabouço fiscal no Senado, Omar Aziz (PSD-AM).

Apelo a Lula

Após a conversa, o governador Ibaneis Rocha, informou que o GDF pode recorrer ao presidente Lula (PT) para garantir que não haja cortes no Fundo Constitucional.

O GDF estima prejuízo de R$ 87 bilhões, em 10 anos, se o fundo for incluído nos cortes do arcabouço fiscal. O projeto do novo arcabouço fiscal condiciona o crescimento das despesas públicas ao aumento da receita. O texto, já aprovado pela Câmara, deve ser votado pelo Senado até o fim deste mês.

Impactos da medida

Segundo a senadora Leila Barros (PDT), a exposição dos governantes e parlamentares do DF serviu para mostrar ao presidente do Senado os impactos que a redução do FCDF vai causar na segurança, saúde e educação do Distrito Federal.

“Além de DF abrigar a sede dos três poderes, o corpo diplomático e toda a administração pública federal, há uma população de 3 milhões de habitantes com suas mazelas e necessidade que precisam ser financiadas pelo fundo. Daí, o pedido reiterado para que o FCDF seja retirado do arcabouço fiscal”, declarou a senadora Leila Barros.

Presenças ilustres

Estiveram no encontro com Pacheco, além de Ibaneis Rocha, os ex-governadores José Roberto Arruda, Maria Abadia, Agnelo Queiroz, Cristovam Buarque, Rodrigo Rollemberg e Rogério Rosso.

Também compareceram os senadores Leila Barros (PDT), Izalci Lucas (PSDB) e Damares Alves (Republicanos). Além dos deputados federais Alberto Fraga (PL), Rafael Prudente (MDB), Erika Kokay (PT), o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF (Seplad-DF), Ney Ferraz, e o empresário Paulo Octavio.

Federação PT-PCdoB-PV

Os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança no Distrito Federal estiveram reunidos com a presidenta nacional do PT e presidenta nacional da Federação, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira (6), em Brasília.

Os presidentes do PT, Jacy Afonso; do PCd B, João Vicente Goulart e do PV, Eduardo Brandão, acompanhados de seus vice-presidentes e dos deputados da Câmara Distrital e Câmara Federal, reuniram-se para traçar estratégias de atuação unitária da federação no Distrito Federal.

A presidenta Gleisi, com a secretária Nacional de Organização do PT, Sônia Braga, estão percorrendo os estados brasileiros para organizar o partido e definir a estratégia para as eleições municipais de 2024. Nessa caravana, Gleisi já visitou Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, agora, Santa Catarina.

federação PT-PCdoB-PV do DF se reúne com presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. foto/divulgação

Unidade na luta

Em Brasília, o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, afirmou ser importante que todos estejam unidos na defesa do DF e do país. “Resolvemos fazer essa reunião para atuarmos de forma unitária no DF e dar continuidade ao trabalho realizado no ano passado “, confirmou

O presidente do PCdoB, João Vicente Goulart, reafirmou a necessidade de estreitar a aliança dos partidos da Federação também fora das urnas.

“Estamos juntos para reconstruir essa força e união também longe das urnas e temos um caminho longo pela frente. Quanto mais conseguirmos manter essa aliança, mais conseguiremos cumprir o nosso dever de união e reconstrução do Brasil”, disse Goulart.

Política e diálogo

O presidente do PV no DF, Eduardo Brandão, também acredita que o fortalecimento da Federação é importante para o crescimento do DF. “Política é feita com diálogo e sei que o presidente Lula está fazendo o maior projeto de reconstrução do país e precisamos de muito apoio de todos para dar respostas à população da cidade, sobretudo na pauta ambiental”, comentou.

Relações institucionais

Ainda nesta terça-feira (6), os presidentes dos partidos da Federação e os deputados do DF irão se reunir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar dos desafios e traçar estratégias políticas e de mobilização no DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eixo Monumental

publicidade

Related articles

Saideira Studiozin

Após quatro anos promovendo um espaço criativo e acolhedor para todas as idades, o Studiozin se despede do...

Fogo de Chão e Label Rouge

Parceria garante ovos caipiras de qualidade e compromisso com sustentabilidadeCom o auxílio e consultoria da ONG Fórum Animal,...

Qual a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

A saúde mental e a qualidade de vida estão intimamente conectadas e se influenciam mutuamente. O que fazemos...