26.4 C
Brasília
quinta-feira, junho 25, 2026
Início Site Página 1312

Quais tratamento estéticos podem ser feitos durante a gestação e no pós-parto? 

0

Quais tratamento estéticos podem ser feitos durante a gestação e no pós-parto?

Especialista responde quais procedimentos estão liberados sem prejudicar a saúde do bebê

A gravidez é aquele momento tão sonhado e esperado por maioria das mulheres. Toda a rotina, prioridades e planos mudam, pensando exclusivamente no novo serzinho que está sendo formado. Afinal, ele agora é o centro de tudo. Além disso, dizem que esta fase deixa a mulher ainda mais bonita e com uma pele de dar inveja e algumas das novas mamães buscam alternativas para dar um up na autoestima com tratamentos estéticos durante a gestação e também no período da amamentação. Mas o que tá liberado?

A biomédica esteta Luciana Alves, da clínica Expose, explica que os tratamentos em gestantes podem ser feitos a partir do terceiro mês “Algumas mãezinhas acham que precisam parar de usar qualquer produto e não é bem assim. Atualmente, temos alternativas que podem ser, inclusive, benéficas para pele e para o corpo durante a gravidez, sem prejudicar a saúde do bebê”

Entre as alternativas, está o peeling Mar Morto, que é feito com ativos de uma flor encontrada no fundo das águas do Oriente Médio. Sem ácidos, o procedimento tem poder de renovar a derme graças à sua ação power esfoliante, evitando as manchas causadas pela alteração hormonal durante o período gestacional.

Conhecido também como peeling Rose de Mer, o tratamento é 100% natural. “Primeiro, realizamos uma super esfoliação em seguida aplicamos o gel que age e acelera a renovação celular”, afirma a especialista. A biomédica conta, inclusive, que o produto é rico em vitamina A, E e C, clorofila, oligoelementos, cálcio e algas.

Outro procedimento que é uma ótima alternativa para as mãezinhas gestantes é a drenagem linfática. Nesta fase, segundo Luciana, o corpo está mais vascularizado, o que aumenta o inchaço. Sendo assim,  a drenagem linfática é um ótimo aliado, pois acelera o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células. Além disso, os resíduos metabólicos são eliminados com movimentos específicos. Mais um ponto positivo da técnica é o relaxamento que traz. Também melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Pós-parto

Já no período de amamentação, a biomédica esclarece que os protocolos envolvendo aparelhos, normalmente, podem ser feito em lactantes. Entre eles criolipólise, criofrequência e depilação a laser.

Cuidado!

Apesar de alguns procedimentos serem liberados, a biomédica alerta que deve haver cuidados com o uso de certos cremes e produtos de beleza. “É sempre importante que a gestante leia o rótulo do produto”. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contraindica o uso, acima de 3% na composição, de três substâncias na gravidez, que são: A ureia, o chumbo e a cânfora.

Expose

Unidade Asa Norte

Endereço: CLN 303, bloco B, loja 10

Horário de funcionamento: segunda a Sexta, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 13h

Contato: (61) 3326-6587 e (61) 9 8599-7455

Unidade Águas Claras

Endereço: Rua das Carnaúbas quadra 301 Lote 4 Loja 22

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 21h e sábado, das 9h às 14h.

Contato: (61) 3326-6587 e (61) 9 8599-7455

Oficina ensina como acessar mecanismos de fomento oferecidos pelo GDF

0

Oficina ensina como acessar mecanismos de fomento oferecidos pelo GDF

Secretaria de Cultura e Economia Criativa abordará cadastro de Ceac, termos de fomento e LIC

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) realiza nesta sexta-feira (14), às 14h30, no auditório II do Museu Nacional da República, no Conjunto Cultural da República, uma oficina acerca dos mecanismos de fomento oferecidos pelo Governo do Distrito Federal.

No encontro, interessados vão aprender a fazer o Cadastro de Ente e Agente Cultural (Ceac), normativas para execução de termos de fomento e ações no âmbito da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O objetivo é capacitar o público a fazer projetos e promover com isso a descentralização dos recursos e a difusão cultural.

Essa é mais uma iniciativa da Secec para divulgar e apresentar aos produtores, agentes culturais e empresários da capital as possibilidades de fomento a atividades culturais.

Porão do Rock acontece nos dias 25 e 26 com nomes como Criolo, Escape The Fate, Marcelo Falcão e Dead Fish

0
Criolo, Escape the Fate e Dead Fish (Foto 1: Gil Inoue; Foto 2 [direita, acima]: Jeremy Saffer e Foto 3 [abaixo]: Divulgação)

Porão do Rock acontece nos dias 25 e 26 com nomes como Criolo, Escape The Fate, Marcelo Falcão e Dead Fish

Festival acontecerá no espaço Arena Lounge do Estádio Nacional

Também sobem ao palco Edu Falaschi, Raimundos, Project46, Supercombo, Jimmy & Rats e muito mais

O Porão do Rock está chegando! Nos dias 25 e 26 de outubro, o festival ocupa o espaço Arena Lounge, do Estádio Nacional Mané Garrincha e apresenta 26 atrações entre nomes internacionais e nacionais, como Escape The Fate (EUA), Criolo (SP), Marcelo Falcão (RJ), entre outros.

Agora com estrutura coberta e ainda mais conforto para seu público, o Porão apresentará sua programação em dois palcos e trará muitas novidades. A área de esportes radicais com bungee jump e mini ramp fará parte do complexo, assim como a loja do Porão e grande praça de alimentação.

Para os fãs de um som mais pesado, a sexta-feira será uma combinação de várias vertentes do rock pra metaleiro nenhum botar defeito. A banda estadunidense Escape The Fate é uma das novidades. Com milhões de acessos nas plataformas digitais, o grupo é sucesso mundial e chega a Brasília pela primeira vez no palco do Porão. Quem também se apresenta neste dia são das bandas Raimundos, Dead Fish, Project46, Edu Falaschi, com o show da turnê “Temple of Shadows in Concert”, Ratos de Porão, Galinha Preta, Dona Cislene, Moretools, Never Look Back e Imortal Joe, esta última selecionada por meio das seletivas, realizadas em agosto.

Já o sábado vem com uma proposta mais abrangente, incluindo nomes do rap e surf music. As grandes novidades do dia são Criolo e Marcelo Falcão, com seu primeiro disco em carreira solo após a saída d’O Rappa. Sobem ao palco também Supercombo, Machete Bomb, Rincon Sapiência, Rumbora, Academia da Berlinda, Jimmy & Rats, Joe Silhueta, Trampa, Canto Cego, Bahgda, Surf Sessions e as outras duas vencedoras das seletivas, Jambalaia e Mariana Camêlo.

Os ingressos para o Porão estão à venda pelo Sympla com valores de meia-entrada a partir de R$ 25 (o dia) e R$ 40 (passaporte para os dois dias), em lote promocional limitado. Todos os doadores de 1kg de alimento pagam meia. Além dos tradicionais ingressos de pista, será lançado um Combo que engloba ingresso, camiseta e copo do festival com direito ainda a upgrade para o Lounge (acesso à frente dos palcos) – mais informações em breve.

Serviço – Porão 2.1

Quando: 25 e 26 de outubro de 2019

Onde: Espaço Arena Lounge – Estádio Nacional Mané Garrincha (SRPN, Asa Norte)

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos (valores sujeitos a alterações sem aviso prévio*):

Ingresso para um dia – pista (lote promocional) – meia-entrada (garantida por lei)/meia social (mediante doação de 1kg de alimento): R$ 25

Passaporte para os dois dias – pista (lote promocional) – meia-entrada (garantida por lei)/meia social (mediante doação de 1kg de alimento): R$ 40

*Crianças até 10 anos não pagam

Vendas: Sympla / www.poraodorock.com.br 

Informações: falecom@poraodorock.com.br | www.poraodorock.com.br | fb.com/FestivalPoraoDoRock | Instagram: @poraodorock

Line up Porão do Rock 2.1:

Sexta-feira, 25 de outubro

17:30 – Abertura dos Portões

18:00 – Imortal Joe (DF)

18:25 – Never Look Back (DF)

19:00 – Moretools (DF)

19:35 – Ratos de Porão (SP)

20:25 – Edu Falaschi – Temple of Shadows in Concert (SP)

21:30 – Galinha Preta (DF)

22:20 – Escape the Fate (EUA)

23:25 – Raimundos (DF)

00:30 – Dona Cislene (DF)

01:20 – Dead Fish (ES)

02:25 – Project 46 (SP)

Sábado, 26 de outubro

17:00  – Abertura dos Portões

17:30 – Mariana Camelo (DF)

17:55 – Jambalaia (DF)

18:20 – Surf Sessions (DF)

18:55 – Canto Cego (RJ)

19:30 – Academia da Berlinda (PE)

20:20 – Rincon Sapiência (SP)

21:10 – Trampa (DF)

21:45 – Supercombo (ES)

22:35 – Rumbora (DF)

23:25 – Marcelo Falcão (RJ)

00:30 – Jimmy & Rats (RJ)

01:15 – Joe Silhueta (DF)

01:50 – Criolo (SP)

02:55 – Machete Bomb (PR)

03:45 – Bahgda (DF)

SAIBA MAIS SOBRE AS ATRAÇÕES DO PORÃO 2.1

 

Academia da Berlinda (PE)

Formada por um estilo marcante, Academia da Berlinda é conhecida pela originalidade compilada nos discos “Academia da Berlinda” (2007), “Olindance” (2011), “Nada sem ela”  (2016) e “Academia da berlinda ao vivo no estúdio showlivre” (2017). Tudo começou em 2004 quando sete amigos de infância, criados nos quintais da Cidade Alta, decidiram mandar para berlinda suas experiências musicais, a partir da influência pernambucana e afro caribenha.  Do Alto da Sé aos Quatro Cantos de história, do Carmo à Ribeira de poesias, do Amparo ao Bom Sucesso de ritmos, o Bonfim é a raiz de toda vertente cultural e “pernambucanidade” da banda.

 

Baghda (DF)

BAGHDA é um projeto de música eletrônica composto pelo produtor musical, Juliano Corrêa, que permeia vários estilos e texturas sonoras, tanto digitais quanto orgânicas, explorando a mistura de instrumentos eletrônicos(Sintetizadores, Loopers e Controladoras) com instrumentos acústicos (guitarra, voz e trompete), passando por várias vertentes musicais como o Bass Music, Techno, House, Trance e o Rock. O formato da apresentação é voltado para a performance dos instrumentos e a construção da música ao vivo utilizando a gravação de loops para criar dinamismo e interatividade digital durante a apresentação.

 

Canto Cego (RJ)

Surpreendente pela energia performática e pelos múltiplos universos criados em cada música, o forte trio já subiu em palcos consagrados como Circo Voador, Teatro Rival e Imperator, ao lado de bandas como Detonautas, Biquini Cavadão, Ira, Fresno e Ultraje a Rigor. Buscando seguir o rock em sua essência somado à delicadeza da poesia, Canto Cego coleciona os prêmios de primeiro lugar do Festival da Nova Música Brasileira (2012) e do Planeta Rock (2014). Em julho de 2015, foram convidados para o Montreux Jazz Festival, na Suíça, onde realizaram uma pequena turnê.

 

Criolo (SP)

Criolo apresenta o show baseado na música e videoclipe cinematográfico “Boca de Lobo”, lançados em outubro de 2018. Apesar do momento polarizado, o artista retornou ao rap para narrar as circunstâncias atuais de maneira propositiva e não só pela reação crítica. Com uma formação completamente nova, os shows da turnê “BOCA DE LOBO” trarão Criolo acompanhado do DJ DanDan, e de três produtores multi instrumentistas no palco, Bruno Buarque, Dudinha e Daniel Ganjaman. No palco, o cantor apresenta todos os maiores e mais emblemáticos sucessos de distintos momentos musicais de sua carreira, apresentados em um formato inédito num híbrido entre eletrônico e instrumentos orgânicos, um caminho que dialoga diretamente com a linguagem musical do rapper ao longo de seus trabalhos.

 

Dona Cislene (DF)

Dona Cislene tem a música impregnada com o DNA do rock brasiliense que fez da cidade uma referência no cenário musical brasileiro. Formada por Bruno Alpino (vocalista), Guilherme de Bem (guitarrista), Pedro Piauí (baixista) e Paulo Sampaio (baterista) a banda teve o disco de estreia, “Um Brinde aos Loucos” (Independente, 2014), financiado e fãs nas mídias sociais. A banda extrapola suas influências de garage rock, punk e hardcore melódico com letras, cheias de responsabilidades, descobrimentos, reflexões, desilusões, amor. Com dois discos de estúdio, dois discos gravados ao vivo e videoclipes cheios de visualizações no Youtube, Dona Cislene  vai tocar no Rock in Rio em 2019.

Dead Fish (ES)

Consagrada como uma das principais bandas de hardcore do Brasil por seu discurso político progressista, Dead Fish aborda, na maioria de suas letras, a saúde e educação pública, além de denunciar, sem meios termos, a desigualdade, desonestidade, preconceito, hipocrisia e violência no país. Com 28 anos de estrada e com muitos prêmios e reconhecimento nacional e internacional em 2019 a banda lança o seu oitavo disco de estúdio, “Ponto Cego” (2019), além de mais uma turnê nacional para divulgação do novo disco.

 

Edu Falaschi – Temple of Shadows in Concert (SP)

Natural de São Paulo, o cantor, compositor, arranjador, produtor e multi-instrumentista, Edu Falaschi coleciona bagagem impressionante em 27 anos de carreira. Com 16 álbuns lançados, cerca de 100 canções compostas e mais de 1 milhão de CDs vendidos, é um dos artistas mais renomados do Heavy Metal do mundo. Ao lado de Aquiles Priester e Fabio Laguna, também ex-integrantes do Angra, ele  volta aos palcos em show inédito para celebrar os 15 anos do álbum “Temple of Shadows” em uma turnê histórica. Músico desde os 14 anos, aos 47, Edu já passou por grandes bandas como Mitrium, Venuse Symbols, mas a grande visibilidade veio em 2000, quando assumiu como vocalista e um dos principais compositores da banda Angra, na qual permaneceu por 12 anos.

Escape the Fate (EUA)

Escape the Fate é uma banda americana de rock formada em 2004, em Pahrump, Nevada, atualmente composta por Craig Mabbitt (vocal), Thomas “TJ” Bell (guitarra e vocal de apoio, Kevin “Thrasher” Gruft (Guitarra) e Robert Ortiz (bateria e percussão). A banda já lançou quatro EP e seis álbuns de estúdio e tem como principal estilo o post-hardcore e o metalcore. Celebrando seus  15 anos a banda vem ao Brasil com turnê de seu novo álbum “I Am Human” (2018).

Galinha Preta (DF)

Formada em 2002, a banda brasiliense Galinha Preta surgia com um som simples, pesado, rápido e sujo que faz jus às suas influências de punk rock, hardcore e grindcore. Atualmente formada por Frango Kaos, Bruno Tartalho e Daniel Oda a banda se tornou muito conhecida por provocar risadas em quem assiste o show ou escuta suas músicas. Com quatro lançados discos em CD, dois vinis de 7 polegadas , o disco “Ajuda nois aê”, também foi lançado pela Karasu Killers no Japão. As músicas abordam questões globais, o cotidiano, problemas sociais e até lendas urbanas, de forma simples, irônica e super criativa.

Imortal Joe (DF)

Uma das banda ganhadora das Seletivas do Porão,  Imortal Joe nasceu em 2017 no Guará (DF). Em agosto de 2018 lançou seu primeiro clipe e single da música “Sombras”, gravado e produzido por Benny Blanco, vocalista do Regicídio, e videoclipe feito pela Interakt Filmes. Em junho de 2019 foi lançado o segundo single “Molde ao Bobo”, e no momento a banda está em processo de pré-produção do primeiro disco, junto com Thiago Bianchi do estúdio Fusão. O Imortal toca um som com influências do metal e trash até o hardcore.

Jambalaia (DF)

A banda Jambalaia faz parte da cena autoral de Brasília desde 2015, com a turnê do disco “Tudo que é nosso está guardado” (2015), que passou por várias cidades do Brasil. Com som que mistura groove, pop, rock e reggae e letras motivadoras e reflexivas que pregam a positividade e insistência na vida. Vencedora das Seletivas do Porão do Rock desse ano a banda se apresenta no festival com músicas de seu primeiro disco e singles que farão parte do próximo álbum, ainda sem data de lançamento, mostrando o amadurecimento e a nova cara do grupo.

Jimmy & Rats (RJ)

Conhecido pelas tabernas imundas do Brasil como cantor do Matanza, Jimmy London tem novidades. Com o fim do Matanza, o gigante barbudo se uniu à banda brasileira que mais tem a sua cara, o Rats, para uma confraria ao som de rock de pirata. Formada por veteranos do underground roqueiro carioca, a banda milita na área do irish punk, um rock com raízes irlandesas, melódico e temperado por instrumentos como acordeom e banjo.

Joe Silhueta (DF)

Joe Silhueta é um coletivo musical brasiliense com uma sonoridade que remete às sínteses tropicalistas e ao folk-psicodélico, com uma fusão de ritmos e tradições musicais brasileiras com elementos da cultura pop internacional. Com dois EP’s, três videoclipes e três singles lançados, Joe Silhueta tem sido bem aclamado por público e crítica, expandindo rapidamente suas atividades e firmando-se cada vez mais no cenário musical brasileiro. É formado por Guilherme Cobelo (voz e violão), Gaivota Naves (voz), Márlon Tugdual (bateria), Carlos Beleza (guitarra e voz), Marcelo Moura (baixo), Lucas Sombrio Muniz (clarineta, sanfona e clarone), Tarso Jones (teclado).

Marcelo Falcão (RJ)

Marcelo Falcão apresenta a sua primeira turnê solo com o disco “VIVER (Mais leve que o ar)”, trazendo uma mistura de reggae, dub, ragga, rocksteady e ska, pedrada é o que não falta nesse álbum coproduzido por Felipe Rodarte, com assistência do engenheiro Raphael “Moita” Dieguez. O artista foi por 25 anos a voz do grupo O Rappa e agora em carreira solo anuncia que está botando o bloco “na humildade”, usando a voz para “falar coisas direto do coração”, seguindo caminhos que foram se apresentando naturalmente ao longo dos últimos anos. O músico botou em prática muito do que aprendeu nos anos de janela, ralando e criando em estúdio com feras como Liminha, Bill Laswell, Dennis Bovell. E também botou as manguinhas de fora com o uso sagaz de microfones diversos em uma mesma faixa, tocando sintetizador, synth de baixo, violão, caixa de fósforo e a clássica “guitarra pica-pau” do reggae.

Machete Bomb (PR)

Machete Bomb é o Brasil com o pé na porta. É deboche genuíno. É gol de mão em dia de clássico.  Surpreendente desde a trilogia “O Samba do Sul”, iniciada em 2015, a banda fechou o primeiro semestre do ano passado com o lançamento de um histórico registro ao vivo, além do primeiro volume da coletânea de remixes “Vendendo a alma ao Diabo”.  No segundo semestre de 2018, os curitibanos desembarcaram em Goiânia (GO) e Brasília (DF), reafirmando seu conceito em grandes festivais, e ainda percorreram o estado do Paraná, passando por 13 cidades.

Mariana Camelo (DF)

Cantora, compositora e instrumentista, Mariana Camelo iniciou sua carreira musical em meados de 2005, aos 14 anos. Suas maiores influências vêm do hard rock, pop e blues, o que confere à sua música uma sonoridade moderna, sem deixar de lado as raízes do bom e velho rock n’roll. Em 2018 lançou o EP Fragmentos, disponível nas principais plataformas digitais, além do clipe da faixa Quebrando as Leis. Em 2019 participou das seletivas do festival Porão do Rock e foi selecionada para integrar o line up da 21ª edição do festival. Atualmente Mariana conta com a parceria dos músicos Raul Ferreira (guitarra), Daniel Moscardini (bateria) e Alysson Rezende (baixo).

Moretools (DF)

Extreme Brutal Metal” é como o quinteto de Taguatinga se define. Com apenas um disco lançado, a fúria sonora destes caras ultrapassou a fronteira da região administrativa do DF e chegou ao palco de grandes festivais e eventos de metal pelo Brasil. O som deles é uma mescla de Death Metal, Hardcore e Grindcore.

Never Look Back (DF)

A banda Never Look Back foi formada em Taguatinga-DF no início de 2015 como projeto paralelo dos seus integrantes. A banda lançou dois eps gravados em estúdio com músicas com forte influência do hardcore nova iorquino, com ritmo rápido e pesado, arranjos de guitarra distorcidos sempre acompanhados do peso da bateria, e das fortes vozes que abordam diversos temas em suas músicas, sempre gritadas a todo pulmão. A música “Única Saída” foi lançada em 2019 e é uma crítica e resposta a situação governamental atual do Brasil, tão como a primeira música da banda em português. Em 2017 realizaram uma turnê que passou por nove países da Europa e, em 2018 fizeram shows em três países da América Central. A banda atualmente é formada por Kenji Matsunaga (vocal), Rique Martins (guitarra e vocal), Fabio Alexandre (baixo) e Marcelo Maia (bateria).

Project 46 (SP)

Os paulistanos do Project46 são a primeira banda desde o início dos anos 90 a ascender nacionalmente na cena pesada e o maior representante do metal moderno brasileiro. O quinteto atualmente formado pelos guitarristas Jean Patton e Vini Castellari, pelo vocalista Caio MacBeserra, pelo baixista Baffo Neto e o baterista Betto Cardoso desenvolveu ao longo dos anos uma música extremamente pesada e de estética exuberante. O álbum TR3S é sem dúvida a obra mais madura da banda, com linguagem moderna, sonoridade ímpar e assombrosa alta performance por parte da banda. O resultado é uma obra vigorosa e diversificada, rica e eficaz em sua essência, que entrega em suas letras mensagens de força e superação sem deixar de lado a personalidade forte e altamente incisiva que caracterizou a banda ao longo dos anos.

Raimundos (DF)

Em comemoração aos 25 anos de lançamento do primeiro disco da banda, Raimundos fazem turnê especial com participação de um dos fundadores da banda, o baterista da formação original Fred Raimundo – que não toca com a banda desde a gravação do Acústico em 2016 – e músicas que eles não tocam ao vivo desde que o real ainda era dinheiro! Com setlist composto por músicas como Palhas do Coqueiro, MM’s – uma das músicas que eles voltaram a tocar ao vivo especialmente pra esse show – , Minha Cunhada, Rapante e Carro Forte. E isso não é nem metade do show! Ainda tem pérolas como Bicharada que toda uma geração de fãs vai poder ouvir pela primeira vez ao vivo além de clássicos que nunca saíram do repertório como Marujo, Be a Bá, Selim e o hino canábico Nega Jurema! E é hora de comemorar os 25 anos da chapuletada que deu origem a tudo!

Ratos de Porão (SP)

Álbuns clássicos não envelhecem. Em alguns casos, se tornam mais poderosos do que quando lançados por tratarem de temas atemporais. Um dos maiores exemplos nacionais é o clássico Brasil, quarto disco do grupo Ratos de Porão, de 1989. Uma crítica política e social em forma de pedrada sonora que retrata a triste realidade do nosso país que insiste em não mudar. Empunhando essas poderosas músicas de protesto, de realidades nuas e cruas jogadas na cara da sociedade, o Ratos de Porão vai para a estrada apresentar o show “Brasil 30 anos”, onde homenageia e toca na íntegra esse álbum de três décadas de vida que insiste em não ficar velho. Isso somado à experiência de palco que João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Boka (bateria) e Juninho (contrabaixo) adquiriram em extensas turnês pelo mundo todo em quase 40 anos de carreira, se tornando uma das bandas mais poderosas que existe ao vivo.

Rincon Sapiência (SP)

O MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira. Em 2017, lançou Galanga Livre, seu álbum de estreia, que entrou para a lista dos 50 melhores álbuns da música brasileira do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano. A premiação também rendeu o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela APCA. Desde então, Sapiência tem trabalhado na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA. Recentemente, o artista lançou o seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena.

Rumbora (DF)

Com um hiato desde o final de 2005 quando encerrou as atividades, a banda brasiliense Rumbora  retorna não só  para uma celebração de sua história como para retomar a carreira e seguir em frente cheia de gás. Em 2019, a banda volta à estrada entoando hits de seu primeiro trabalho como “Chapirous”, “Skaô” e “O Ó do Borogodó”. Shows intensos, participações em festivais, clássicos da carreira e até novas músicas farão parte dessa retomada que celebra os 20 anos de lançamento do seu disco de estreia, “71”.

Supercombo (ES)

Formada por Leo Ramos (voz e guitarra), Pedro “Toledo” Ramos (guitarra e vozes), Carol Navarro (baixo e vozes), Paulo Vaz (Teclados) e André Dea (bateria) a banda Supercombo já conta com cinco álbuns lançados e um EP: Festa? (2007), Sal Grosso (2011), Supercombo (2012), Amianto (2014), Rogério (2016) e Adeus, Aurora (2019). Em 20019, a banda apresenta ao público seu novo álbum de estúdio “Adeus, Aurora”. O trabalho leva o mesmo nome da revista em quadrinhos lançada em dezembro de 2018. As músicas podem ser ouvidas como trilha sonora da HQ, e ao mesmo tempo funcionam de forma individual, com temas ligados à nossa sociedade atual. O novo álbum apresenta uma roupagem um pouco diferente dos anteriores, com músicas que passeiam por diversos estilos, sem perder a essência da Supercombo que os fãs já conhecem.

Surf Sessions (DF)

Criada em 2007, com disco de estreia nascido dentro de um quarto, Surf Sessions é uma banda brasiliense com influências do rock e do reggae.  O grupo tem como pontos fortes a variedade musical e a grande descontração que os músicos levam ao palco. Dos cinco integrantes, três são vocalistas e se dividem entre as canções, com ricas opções de misturas e encontros de ritmos. “Somos Sol”, mais recente álbum lançado, é considerado pelo conjunto como uma nova história. A partir dele, a  banda pôde experimentar, além do seu conhecido pop-reggae, músicas mais rockeadas e com um pouco mais de distorção.

Trampa (DF)

Formada em 2006 em Brasília, a banda Trampa é formada por André Noblat (vocal), Pedrinho Cardoso (baixo), Rafael Maranhão (guitarra), Arnoldo Ravizzini (bateria) e Rodrigo Vegetal (guitarra). Entre suas influências temos alguns subgêneros do Rock, como Grunge, Pós-Grunge, Indie, Punk e Stoner Rock. O grupo fez seu primeiro show ainda em 2006. Em 2007, apresentou ao público um EP auto-intitulado. No ano seguinte, lançou seu primeiro CD chamado “Te Presenteio com a Fúria” em show que lotou a sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília tocando junto com Orquestra Sinfônica. Desde então a banda lançou mais dois álbuns, um vinil e um ep mais recente inteiramente composto em inglês intitulado “Never Forget”.

Projeto abraça o Outubro Rosa com cabine de autoexame e arenas com talks, workshops, palestras e atendimentos gratuitos no Brasília Shopping

0

Projeto abraça o Outubro Rosa com cabine de autoexame e arenas com talks, workshops, palestras e atendimentos gratuitos no Brasília Shopping

O INCA estima que, em 2019, cerca de 1.020 mulheres receberão o diagnóstico do câncer de mama no Distrito Federal. No Brasil, serão quase 60.000 casos. A doença pode acometer qualquer mulher, sem distinção de etnia, de cor, de nível sociocultural. Basta ser mulher e avançar na linha do tempo, já que a incidência cresce progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. A informação e o conhecimento são armas poderosas contra o câncer que mais acomete as brasileiras*. É preciso falar sobre ele o Brasília Shopping abraça o universo feminino com o projeto COMO ESTÁ @MARIA? A proposta é apoiar a campanha Outubro Rosa e ecoar os alertas e orientações que tocam o câncer de mamaUma cabine de autoexame e uma série de talks e atendimentos com especialistas reforçam, de 15 a 19 de outubro, a luta contra a doença e reverberam os três pilares estratégicos no controle do câncer de mama: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. Os talks serão na Arena Quem é Ela, instalada na praça principal do Brasília Shopping, que também receberá palestras e workshops. No dia 19 a Arena Quem é ela se transforma em Arena Cuidando de Todas, um espaço com atendimento humanizado e nichos separados para conversas, cortes de cabelo, arrecadação de lenços, dicas de maquiagem e massagem.

Toque-se, empatize-se e lute como uma garota

COMO ESTÁ @MARIA? desembarca no Brasília trazendo o questionamento de quem é e como estão nossas mulheres. O projeto reunirá pacientes, especialistas, instituições ligadas ao tratamento e a luta contra o câncer de mama, além do público em geral. “Vamos falar sobre o autocuidado e trazer essa experiência na cabine que ficará no shopping durante a semana. Queremos incentivar e lembrar que o autoexame é o primeiro passo para se vencer uma batalha, que é das mulheres e pelas mulheres”, adianta Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.

Nos talks, serão abordados diversos aspectos relacionados à doença. O COMO ESTÁ @MARIA? quer deixar uma mensagem. Não basta alertar, é preciso agir, é urgente fazer da empatia um gatilho de mudança de atitude em relação si e ao outro. “Acreditamos que ser empático não é tudo. Precisamos ser força motriz para virar o jogo. Estar informado é fundamental. Compreender a importância desta informação é o que pode alavancar mudanças de postura com a nossa própria saúde e com a do outro”, completa Monnerat.

O cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente e os especialistas que estarão no COMO ESTÁ @MARIA? durante a semana vão empoderar as mulheres. O mote do Outubro Rosa em 2019 é Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela. Vale lembrar que, quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%. Já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.

A curadoria do projeto COMO ESTÁ @MARIA é da Agência MULTI, em apoio ao movimento mundial Outubro Rosa.

* É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata. (Informações do INCA)

  

PROGRAME-SE:

DATA E LOCAL: De 15 a 19 de outubro de 2019, no Brasília Shopping

DE 15 A 19  DE OUTUBRO 

10h as 22h – Cabine de autoexame de mama gratuito. O intuito é mostrar os cuidados básicos e orientar as mulheres a como se prevenirem anualmente contra o câncer.

17 DE OUTUBRO

ARENA – QUEM É ELA? 

13h as 14h Talk – Beleza de dentro para fora

Uma discussão sobre a busca do bem-estar emocional durante o processo de reabilitação do câncer de mama e a redescoberta da beleza feminina diante de drásticas mudanças físicas.

Participam: a médica mastologista Flávia Fernandes (CETTRO) e a psicóloga Caroline Mota (IESB)

15h as 16h Palestra – Minha história e meus direitos

Explora e elucida os direitos que cabem aos pacientes portadores do câncer de mama, como funcionam os processos e instituições de apoio.

Participam: Chica do Sol (Associação Amigas do Peito de Brasília), Valmira Costa

17h as 18h Palestra – Eu além do câncer

Conversa com sobreviventes que hoje são voluntárias e transformadoras sociais, atuando dentro de ONGs de apoio à pacientes portadores do câncer de mama.

Participam: Sheyla e Joana (ONG RECOMEÇAR)

19h as 20h Palestra – A descoberta e o tratamento humanizado

Como é o processo de descoberta do câncer de mama e a importância do tratamento humanizado para que a paciente entenda qual tipo de tumor ela tem, se é benigno ou maligno.

Participam: a médica mastologista Flávia Fernandes (CETTRO)

18 DE OUTUBRO

ARENA – QUEM É ELA?  

13h as 14h Workshop Meu corpo, minha beleza

Debate sobre como reaprender a cuidar da beleza estética e respeitar o processo de recuperação. Dicas e demonstração de maquiagem. Transformação com voluntárias da plateia.

Participam: a maquiadora Naiara Araújo (MAC Brasil), a influencer, consultora e produtora de moda Renata Andrade

15h as 16h Talk – Sua vida não é só sua

Conversa aberta sobre como as famílias, companheiros e filhos dos pacientes são afetados e como eles lidam com o processo de tratamento. Depoimentos e troca de ideias com parentes de pessoas que tiveram câncer.

Participam: a Médica Ginecologista e influencer Lauriene Pereira, a médica Psico-Oncologista Adriana Dornellas (CETTRO) e ex-pacientes que venceram o câncer de mama.

17h as 18h Talk – Especialidades no combate ao Câncer 

Conversa com especialistas para falarem como são feitos o diagnóstico e o cuidado em áreas complementares à Oncologia.

Participam: a Ginecologista/Radiologista Daniela Veja (SABIN), a Mastologista Regina de Oliveira (CETTRO)

19h as 20h Talk – Marcas e empatia, sonhos conquistas e cuidado

Três grandes empreendedoras falando sobre o cuidado e as conquistas da mulher. Nada pode parar essa conquista, nem mesmo o câncer de mama.

Participam: a fundadora do IESB, Eda Machado; a sócia fundadora do SABIN, Janete Vaz; Virgínia Dar’c, empresária.

19 DE OUTUBRO 

ARENA CUIDANDO DE TODAS

Espaço dedicado para o atendimento ao público relacionado ao câncer de mama.

11h as 19h Amor em cada fio 

Cabelereiros cortam e cuidam para que os cabelos sejam doados para confecção de perucas – cabelo a partir de 10 cm.

Profissionais também darão dicas de beleza, falam sobre o crescimento dos fios e sobre estilos de cabelo curto.

11h as 19h Bonita de dá nó

Arrecadação de lenços e oficina com personal stylist que ensina diferentes formas de amarrar o lenço na cabeça, de acordo com cada look e ocasião. Como descobrir o seu estilo enaltecendo o que você tem de melhor, trabalhando a autoestima e confiança.

11h as 19h Toda linda

Maquiagem e visagismo, dicas de maquiagem e cuidados com a pele.

11h as 19h Para relaxar

Pontos de massagem, troca de ideias com especialistas para conter a ansiedade e o stress.

RETIRADA DE INGRESSOS

Para cada atividade é necessária a retirada de um passaporte, gratuito, no Sympla.

http://bit.ly/SYMPLA_COMO_EST%C3%81_MARIA

Mais informações na página do evento.

ACOMPANHE NOSSAS REDES

As novidades, programação e conteúdos sobre o evento, você pode acompanhar nas redes.

FACEBOOK: facebook.com/comoestamaria

INSTAGRAM: instagram.com/comoestamaria

CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA EXPOSIÇÃO FERNANDO LOPES – 50 ANOS DE DESENHO

0

CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA EXPOSIÇÃO FERNANDO LOPES – 50 ANOS DE DESENHO

Mostra retrospectiva do artista conta com mais de 250 ilustrações

Aa Galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural Brasília recebem, de 15 de outubro a 15 de dezembro, a exposição Fernando Lopes – 50 anos de desenho. São mais de 250 ilustrações do artista, que fazem parte do cotidiano do brasiliense há pelo menos três décadas. Fernando Lopes tem traço inconfundível – que tem no surrealismo, no expressionismo e no cubismo suas principais inspirações – e circulou nas páginas dos principais jornais da cidade, o que faz das ilustrações de Fernando parte da memória visual e afetiva de Brasília.

Mais do que a frequência de publicação, é o poder de comunicação de suas ilustrações que causa impacto em quem as vê. De maneira sintética, elas abordam assuntos diversos, de temas prosaicos até questões complexas, sempre de forma sensível e intrigante. E tem sido assim desde a primeira exposição de Fernando Lopes, quando o artista carioca, hoje com 62 anos, ainda era adolescente. “Sua arte configura uma mistura de assombro e curiosidade” afirmou o chileno Rolando Toro, criador da biodança, em 1973, ao apresentar a primeira mostra individual do artista, na época vivendo com a família em Santiago do Chile, onde passou a juventude.

Na exposição, o percurso que acompanha a evolução de seu traço e um amplo panorama de sua obra pode ser conferido nas ilustrações originais do artista, coloridas e em preto e branco, feitas nas técnicas guache, nanquim, aquarela, aerógrafo e lápis de cor. Muitos desses trabalhos foram publicados – em versão finalizada, geralmente depois de tratamento digital – nos jornais Correio Braziliense, no qual Fernando trabalhou entre 1997 e 2016 (e que ainda republica suas criações), e Jornal de Brasília, onde atuou entre 1989 e 1992.

Quem visitar a exposição, que conta com curadoria de Oto Reifschneider, encontrará ilustrações feitas por Fernando desde a adolescência até os dias de hoje. São estudos, capas de livros, originais para selos dos Correios e bilhetes de loteria, desenhos anatômicos e técnicos elaborados para o Hospital Sarah Kubitschek, dentre muitas outras peças para diversas instituições e periódicos.

A programação conta ainda com oficinas gratuitas ministradas pelo artista e o lançamento do catálogo da exposição.

SERVIÇO

[EXPOSIÇÃO] Fernando Lopes – 50 anos de desenho

Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4
Data: 15 de outubro a 15 de dezembro de 2019

Horários: das 9h às 21h, de terça a domingo

Classificação indicativa livre para todos os públicos

Entrada Franca

19ª Edição da Semana da Língua Italiana no mundo chega em Brasília

0

19ª Edição da Semana da Língua Italiana no mundo chega em Brasília

Evento recheado de atrações desembarca na capital federal para disseminar e proporcionar um maior conhecimento da cultura italiana

Por Gabriel Torres com

supervisão de Raquel Paternostro

A Itália é um país bastante estudado por ser precursor e ter uma participação ativa na história da arte, da música, do cinema, da moda e do design. O italiano é a quarta língua mais estudada no mundo depois do inglês, do espanhol e do chinês, segundo o ranking feito em 2018 pela Ethnologue para a SIL International. Por essa e outras, o idioma de Dante é conhecido como a língua do entretenimento. Fazendo jus ao seu título, a Semana da Língua Italiana vem à Brasília trazendo diversas atrações culturais gratuitas para difundir sua arte.

Desde 2001, a terceira semana de outubro é reservada para promover a cultura italiana nas embaixadas, consulados e institutos culturais do país espalhadas mundo afora. A Semana da Língua Italiana ganhou uma proporção mundial pelo envolvimento das comunidades de compatriotas e falantes de italiano no exterior e de uma série de artistas das mais diversas áreas. Além de proporcionar o diálogo cultural e intercultural, essa ligação gerou um grande número de atividades realizadas ao mesmo tempo em todo mundo. Com isso, a programação se tornou um compromisso de promoção linguística do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália (MAECI).

O evento é guiado por seus temas, que se diferenciam a cada ano. Na 19ª edição sua vasta programação cultural, terá como fio condutor o “L’italiano sul palcoscenico – o italiano no palco”. Fora os eventos que aconteceram nesta semana, estará à mostra a exposição Leonardo Da Vinci Vive e o encontro com a escritora Donatella Di Pietrantonio. Segue o calendário das programações.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira

14 de outubro de 2019 16H15 – La vita in comune /18H30 – Cronofobia

Terça-feira

15 de outubro 16H30 – Ci vuole un fisico /18H30 – La felicità è un sistema complesso

Quarta-feira

16 de outubro 16H30 – La macchinazione/18H30 – Cronofobia

Quinta-feira

17 de outubro 16H00 – Gente di Roma

Sexta-feira

18 de outubro 16H30 – Brutti e Cattivi 18H30 – Leonardo e la sua cerchia

 

O ITALIANO NO PALCO: UMA VISÃO PANORÂMICA DESDE O SÉCULO XVI AOS DIAS ATUAIS

Aos cuidados da Prof. Andreina Di Vittori, Professora Leitora de italiano na Universidade de Brasília

Uma rápida visão geral das cenas e personagens mais significativos da história do teatro italiano, analisando a linguagem de autores como Niccolò Machiavelli, Carlo Goldoni, Luigi Pirandello, Eduardo De Filippo, Dario Fo, Marco Paolini e Ascanio Celestini, sem esquecer das máscaras da “commedia dell’arte” e dos personagens do melodrama, do teatro de revista e do cabaré. Conferência em italiano e português. Na sequência será exibida uma performance teatral dos estudantes de italianos da UnB.

PINOCCHIO (MAL)VISTO DAL GATTO E LA VOLPE

Uma livre adaptação da ópera de 2016 escrita e interpretada por Andrea Camilleri e Ugo Gregoretti na encenação de abril de 2016 no Teatro Massimo em Palermo. A seguir, se terá a performance teatral dos alunos dos professores de italiano de Brasília:

VARIETÀ ALL’ITALIANA Estudantes de diferentes níveis se apresentarão no palco compartilhando os sucessos obtidos estudando italiano com música, teatro, literatura, cultura geral e … com muita diversão!

Serviço

Data e hora: 17 de outubro, quinta feira. A partir das 17:00 horas

Local: Sala Nervi da Embaixada da Itália em Brasília – SES Quadra 807 Lote 30.

Reserva necessária através do e-mail: eventos.brasilia@esteri.it

Exposição Leonardo Da Vinci Vive

 

IL PIACERE DI LEGGERE IN ITALIANO

ENCONTRO COM A ESCRITORA DONATELLA DI PIETRANTONIO, AUTORA DO ROMANCE “L ‘ARMINUTA”

Há romances que tocam cordas tão profundas e originais que parecem nos chamar pelo nome. É o que acontece com “L’Arminuta” desde a primeira página, quando a protagonista, com uma mala na mão e uma bolsa de sapatos na outra, bate em uma porta desconhecida. Quem abre a porta é sua irmã Adriana, com os olhos inchados e as tranças desfeitas: as duas nunca tinham se encontrado antes daquele momento. Assim começa esta história perturbadora e encantadora: com uma jovem que perde tudo de um dia para o outro – um lar confortável, seus amigos mais queridos, o carinho incondicional de seus pais. Ou melhor, daqueles que acreditava serem seus pais. Para “L’Arminuta” (a devolvida), como a chamavam seus colegas, começa uma nova e diferente vida.

  • Comentários da autora Donatella Di Pietrantonio
  • Serão lidas músicas italianas baseadas no romance “L’Arminuta”
  • O livro “L’Arminuta” (“A devolvida” publicado pela Faro Editorial em língua portuguesa) estará à venda nas principais livrarias da capital

Serviço

Língua: Italiano

Data e hora: Quinta-feira, 24 de outubro, ás 18h30

Local: Sala Nervi da Embaixada da Itália em Brasília – SES Quadra 807 Lote 30

Entrada gratuita

Inscrições: eventos.brasilia@esteri.it