25.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 17, 2025

Brasil contra o fumo: Projeto de lei impede venda de cigarros e equivalentes para menores de 21 anos

Date:

Share post:

Brasil contra o fumo: Projeto de lei impede venda de cigarros e equivalentes para menores de 21 anos
O intuito da medida é reduzir ainda mais o número de fumantes no País.

Este ano não está sendo nada fácil para os usuários de cigarro. Em 2019, o Brasil se tornou o segundo país do mundo a alcançar o mais alto nível das seis medidas MPOWER* de controle do tabaco. Os políticos, tanto na Câmara como no Senado, estão demonstrando um grande empenho no combate ao fumo. Em julho, uma Comissão do Senado aprovou um projeto que proíbe qualquer propaganda de cigarros, inclusive a exposição deste produto nos locais de venda. Este projeto também altera o Código de Trânsito Brasileiro e impõe multa “gravíssima” para o motorista que dirigir carro com algum passageiro fumando se também estiver no veículo um menor de idade.

Na última segunda-feira (11), veio à tona mais uma medida desfavorável ao uso do produto: o Projeto de Lei 5253/19. Caso seja aprovado, serão proibidas a venda de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou outros produtos fumígenos a menores de 21 anos. Hoje a proibição ocorre somente para menores de 18 anos, mesma idade mínima permitida para a compra de bebidas alcóolicas. O texto que tramita na Câmara dos Deputados altera a Lei 9.294/96, também conhecida como Lei Murad, que regulamenta a publicidade de produtos sensíveis.

A deputada Edna Henrique (PSDB-PB), autora do projeto, alega que a ampliação da idade para 21 anos é apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a deputada também afirmou que a mudança pode reduzir ainda mais o número de consumo de cigarro e equivalentes no Brasil. “Temos a certeza de que os resultados de sua aprovação trarão para os jovens de hoje e suas famílias uma perspectiva extremamente favorável de envelhecimento saudável e expectativa de vida longa, plena e de qualidade”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

AFINAL, QUAL O INTUITO DE TAMANHA PROTEÇÃO?

RISCOS E IMPACTOS DO JULGAMENTO DO SUPREMO SOBRE PEJOTIZAÇÃO NO BRASIL Por: Luiz Antônio Calháo, advogado O Direito é, em...

SUPLEMENTO EM FORMATO DE GOMA: A TENDÊNCIA MUNDIAL É A APOSTA DE EMPRESA BRASILIENSE

Inovação farmacêutica une sabor, praticidade e eficácia em produtos que vão do cuidado com a pele ao desempenho...

Parto normal ou cesariana? Especialista explica que o melhor tipo de parto depende de cada mulher e cada gestação

Ginecologista e obstetra Dra. Angélia Iara ressalta que a decisão deve ser individualizada, respeitando as condições clínicas da...

Helder Barbalho e o Brasil da Amazônia na era da COP30

Em entrevista ao 61Brasília, o governador do Pará fala sobre legado, bioeconomia e o papel do Brasil na...