27.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 17, 2025

Câmara Legislativa recebe exposição feita por artistas deficientes visuais

Date:

Share post:

Câmara Legislativa recebe exposição feita por artistas deficientes visuais

Até sexta-feira desta semana (6), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebe a exposição de arte Colagens, com trabalhos de alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) do DF.

Sensibilidade tátil e percepção sensorial são palavras chave no processo de desenvolvimento desses “artistas”, de acordo com a professora Valdete Brandão, que leciona Artes Visuais no CEEDV.

Os 22 quadros que compõem a exposição – nomeada “Colagens” – dão um panorama das atividades do centro nesta área. Os autores são alunos cegos, surdos-cegos e com baixa visão, e os trabalhos expostos confeccionados com materiais variados – industrializados ou elementos da natureza – são como testemunhos dos esforços do CEEDV que o tornaram referência no atendimento a estudantes com algum tipo de deficiência visual.

Enquanto a exposição estiver em cartaz, uma equipe de massoterapeutas do projeto “Massagem sem Stress” atenderá aos visitantes de forma gratuita. O projeto já capacitou, desde 2008, 23 cegos, numa parceria entre a Associação de Amigos de Deficientes Visuais (AADV) e o Instituto de Promoção das Pessoas com Deficiência Visual (IPPDV), que atuam para profissionalizar pessoas com deficiência visual visando à inserção no mercado de trabalho.

Atualmente, eles atendem, mediante cobrança pelo serviço, no Centro Comercial Gilberto Salomão, de segunda a sexta, das 11h30 às 17h30, e, aos sábados e domingos, de 10h às 17h30. Há profissionais atendendo também no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no Ministério das Minas e Energia, além de empresas privadas, parceiras do projeto.

O grupo pretende expandir os espaços de atuação, bem como adquirir novas cadeiras de massagem, além das 14 já existentes. Um dos coordenadores do grupo, Fernando Rodrigues, professor do CEEDV, destaca o lema da equipe – “Doe para você 15 minutos” – e lembra que o retorno tem sido positivo, especialmente, por um motivo: “A massagem aplicada pela pessoa cega é mais profunda e, por isso, relaxa mais”.

Exposição Colagens

Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Visitação: até 6 de dezembro

Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Entrada franca

 

*Com informações da CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

AFINAL, QUAL O INTUITO DE TAMANHA PROTEÇÃO?

RISCOS E IMPACTOS DO JULGAMENTO DO SUPREMO SOBRE PEJOTIZAÇÃO NO BRASIL Por: Luiz Antônio Calháo, advogado O Direito é, em...

SUPLEMENTO EM FORMATO DE GOMA: A TENDÊNCIA MUNDIAL É A APOSTA DE EMPRESA BRASILIENSE

Inovação farmacêutica une sabor, praticidade e eficácia em produtos que vão do cuidado com a pele ao desempenho...

Parto normal ou cesariana? Especialista explica que o melhor tipo de parto depende de cada mulher e cada gestação

Ginecologista e obstetra Dra. Angélia Iara ressalta que a decisão deve ser individualizada, respeitando as condições clínicas da...

Helder Barbalho e o Brasil da Amazônia na era da COP30

Em entrevista ao 61Brasília, o governador do Pará fala sobre legado, bioeconomia e o papel do Brasil na...