22.5 C
Brasília
sábado, julho 13, 2024

Candidata Maninha enaltece a representatividade das mulheres na 4ª convenção eleitoral do PSOL DF

Date:

Share post:

Em convenção eleitoral do último sábado (28), Maninha enaltece mulheres e fala sobre suas propostas para a candidatura

No dia 28 de julho de 2018, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), realizou convenção eleitoral. A ocasião, que homologou as pré-candidaturas do partido, contou com a então candidata ao GDF, professora Fátima Sousa, a candidata a vice-governadora, Keka Bagno, a candidata a deputada federal, Maninha, o candidato a deputado distrital, Toninho do PSOL, dentre outros candidatos do partido.

Em um cenário de muitas bandeiras da democracia e igualdade, a candidata Maninha, enalteceu a representatividade das mulheres durante a nova campanha, destacando a força de união de todos para a realização da 4ª convenção eleitoral do PSOL DF. “Estamos realizando uma mudança efetiva, com uma nova missão e visão de trazer duas mulheres como candidatas ao GDF, uma jovem negra e uma companheira na luta pela saúde para nos representar”, afirma Maninha.

Conheça Maninha – Maria José Conceição, conhecida por Maninha (apelido dado carinhosamente pelo colega de militância durante a Ditadura Civil-Militar e Presidente da Federação dos Estudantes da Universidade de Brasília (FEUB), Honestino Monteiro Guimarães) é médica formada pela Universidade de Brasília (UnB) em 1974. Durante sua vida acadêmica, entrou para o movimento estudantil que fazia oposição à Ditadura Civil-Militar.

Em 1968, quando ocorreu a morte do estudante Edson Luís no restaurante Calabouço, da UFRJ, participou dos protestos e mobilizações estudantis na UnB. Esses protestos foram reprimidos pelos militares, que invadiram a universidade e prenderam mais de 500 estudantes. Maninha foi perseguida e tornou-se prisioneira política. Citada no livro ‘Tortura nunca mais’, no qual revela a crueldade do período, principalmente quando a escolha era por gênero, tornando as mulheres alvos da tortura.

Foi fundadora e presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal por 12 anos e entrou para o atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 1979. Presente no congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), participou da Associação Médica de Brasília e foi secretária geral da Federação Nacional dos Médicos.

Nas eleições de outubro de 1994, elegeu-se deputada pelo PT, mas afastou-se do mandato legislativo em 1996 para exercer, a convite do então governador Cristovam Buarque (1995-1998), a função de secretária de Saúde. Em sua gestão, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal criou o programa Saúde da Família, que mais tarde foi adotado por outros governos.

Nos anos seguintes, foi reeleita deputada distrital e também federal, cumprindo assim dois mandatos distritais. Desvinculou-se da agremiação do PT e ingressou no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). De março a junho de 2006 foi vice-líder do PSOL na Câmara dos Deputados, e a partir de agosto assumiu a liderança do partido. Exerceu a liderança do partido até outubro de 2006, e desde então vem colaborando para a construção do PSOL. É pré-candidata a deputada federal em 2018. 

*Com informações de sua assessoria e de sua página oficial na Wikipédia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Especialista indica os melhores tratamentos para rejuvenescer neste inverno.

O inverno é sem dúvidas a melhor época do ano para investir em tratamentos rejuvenescedores e se preparar...

Ceilândia celebra o forró Pé de Serra na Casa do Cantador

A cultura nordestina atrai forrozeiros de todas as idades com uma experiência imersiva no ritmo, patrimônio cultural do...

Projeto Mulheres Seguras estrela espetáculo de dança  “Identidade” no Sesi Taguatinga

A ação faz parte de projeto de acolhimento psicossocial à mulheres vítimas de violência de gênero O Instituto Candango...

Roteiro para aquecer o paladar neste inverno

Restaurantes do Polo Gastronômico do Venâncio Shopping possuem pratos suculentos e opções de vinhos e drinks que harmonizam...