15.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 26, 2024

CENTRO DE REFERÊNCIA DO QUEIJO ARTESANAL – ESPAÇO INÉDITO NO PAÍS É INAUGURADO EM BH

Date:

Share post:

Projeto arquitetônico do CRQA causa impacto e emoção nas pessoas reunindo histórias, ao mesmo tempo em que homenageia o queijo artesanal de Minas Gerais.

Belo Horizonte ganhou um espaço inédito no país, que traz a valorização de uma das principais iguarias da culinária mineira, o Centro de Referência do Queijo Artesanal – MG (CRQA). Com a proposta de ser uma vitrine para o mundo de um dos maiores patrimônios do Estado de Minas Gerais, o projeto arquitetônico, assinado pelo português José Lourenço, mistura modernidade e tradição, em uma área de quase 750m², tendo como inspiração estética as serras e riquezas de Minas. 

Localizado no novo shopping Espaço 356, e com direção executiva de Sarah Rocha, o Centro pode ser avistado de longe, uma vez que a arquitetura tirou bom proveito do pé direito de 5 metros do local. O elemento icônico que pode ser avistado à distância é a cúpula arredondada em vergalhão de aço corten, um aço patinável, que possui em sua composição elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. Segundo o arquiteto do projeto, nada nessa escolha é aleatório. “Enquanto o material recorda as riquezas minerais do Estado e a relevância das suas indústrias, a forma arredondada acolhe e abraça, como se faz numa boa casa mineira”, traduz ele. Outro fator que chama atenção, é sobre a questão prática para o design da cúpula, já que ela não possui uma frente principal, o que possibilita o aproveitamento de todos os seus ângulos. O auditório polivalente tem capacidade para até 200 pessoas sentadas e será usado para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia, com uma cozinha didática completa.

Já na loja, as referências à paisagem do Estado deram o tom. Com uma proposta que convida ao mesmo tempo que impressiona e entretêm o visitante, o espaço é delimitado por paredes que reverenciam a natureza montanhosa e, ao mesmo tempo, conduzem os que passam pelo seu interior. A loja, aliás, exerce um papel fundamental. Além de ser a principal vitrine do queijo, ela é multifuncional, servindo como bilheteria e hall de distribuição para quem vai ao Centro de Referência ou ao Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac), espaço que fica anexo ao CRQA. O instituto é uma escola de gastronomia de padrão internacional que irá formar jovens de instituições, vindos de situações de vulnerabilidade social, entre 15 e 18 anos e também conta com a assinatura arquitetônica de José Lourenço. 

Contemplando os projetos (CRQA e Inhac), uma charmosa cafeteria integra o Centro de Referência do Queijo Artesanal e, assim como em todos os outros ambientes, também exalta as riquezas do estado. Os revestimentos escolhidos são todos originários da região, com destaque para a pedra de nome Café do Cerrado. Além de funcionar como uma cafeteria regularmente, o ambiente também foi criado para fazer as vezes de foyer da cozinha industrial do INHAC, cujas atividades serão capitaneadas pelo chef Leonardo Paixão.

Para a diretora-executiva Sarah Rocha, esse projeto é uma homenagem aos mineiros e um presente para os turistas. “Sabíamos que era fundamental que o espaço físico fizesse a ponte entre o tradicional e o moderno, entre Minas e o mundo, entre a raiz e as asas. Essa é a mistura perfeita entre gastronomia, cultura e arquitetura”, comenta ela.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal conta com uma exposição permanente sobre os modos de fazer do Queijo Artesanal, loja colaborativa de produtos mineiros, sala de aula com cozinha didática, a primeira biblioteca especializada na cultura e gastronomia de Minas Gerais, além de um espaço multiuso para receber diversos eventos culturais e educativos.

SERVIÇO:

CENTRO DE REFERÊNCIA DO QUEIJO ARTESANAL E INHAC

Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água)

Instagram: @queijoecultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

Até 31 DE JULHO  SALA 1 14:00 O MAL NÃO EXISTE/ Japão/ 106 min (14 anos) ***estreia*** 16:10 DIVERTIMENTO/França/ 110 min...

Associação Artística Mapati e Instituto InveRso oferecem oficinas artísticas gratuitas

Com início em agosto, projeto tem foco em pessoas com transtornos mentais. As inscrições já estão abertas. A Associação...

Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e...

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir...