17.5 C
Brasília
quarta-feira, julho 22, 2026

Chega de inchaço! Nutricionista ensina como diminuir a retenção de líquidos

Date:

Share post:

Chega de inchaço! Nutricionista ensina como diminuir a retenção de líquidos

Especialista em nutrição, orienta sobre os hábitos alimentares mais indicados para desinchar e ainda mostra como fazer três bebidas para incluir na rotina, que também auxiliam nessa tarefa

 Sensação de pernas pesadas, abdômen inchado, pés marcados pelo sapato ao final do dia – esses, são alguns dos sintomas do edema, termo médico que se refere à retenção de líquidos do organismo e pode afetar o bem-estar de homens e mulheres. De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, quando não relacionado à alguma doença, a principal causa do inchaço corporal está no excesso de sódio, açúcar e bebidas alcóolicas.

“Quando há o abuso de sal e açúcar na rotina alimentar, nosso organismo precisa de mais líquidos para fazer a metabolização desses nutrientes e, consequentemente, reter uma maior quantidade de água. O mesmo acontece quando ingerimos muito álcool”, ressalta Renata.

A baixa ingestão de água também é uma vilã quando o assunto é inchaço. A nutricionista explica que, quando a hidratação não está em dia, o corpo aumenta a produção de um hormônio com ação antidiurética.

“Outro ponto, é que o calor também favorece que a retenção ocorra com mais facilidade, fazendo com que tenhamos que tomar mais cuidados em relação a isso nos dias mais quentes”, complementa a profissional.

Para evitar o problema, a especialista orienta ingerir água de maneira distribuída ao longo do dia, podendo intercalar – mas não substituir- com outras opções, como água de coco, smoothies e chás diuréticos. Os vegetais também são boas escolhas para incluir no cardápio para desinchar, pois estimulam que o líquido acumulado seja drenado com mais facilidade.

Para completar, Renata também sugere uma boa rotina de atividades físicas para estimular a circulação sanguínea e três opções de bebidas refrescantes e práticas para acrescentar à rotina!

SMOOTHIE DE ABACAXI COM HORTELÃ

200mL de água de coco

1 caneca de abacaxi picado congelado

2 col de sopa de hortelã picada

Preparo:

1) Bater tudo com ajuda de um mixer e sirva em seguida.

2) Se desejar, bata com algumas pedras de gelo.

SUCO DE PEPINO COM ÁGUA DE COCO

400mL de água de coco

¼ de pepino médio picado

Preparo:

1) Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

SUCHÁ CÍTRICO

1 col de sopa de folhas de alecrim

180mL de água quente

Preparo:

1) Faça infusão por 10 minutos.

2) Em seguida, bata com 1 laranja sem casca e suco de 1 limão.

3) Se desejar, pode bater com pedras de gelo.

4) Sirva gelado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

PDT confirma apoio à reeleição do presidente Lula durante Convenção Nacional

Legenda é a primeira a oficializar, em votação partidária, o apoio à candidatura de Lula em 2026. Lideranças do...

O MENINO DE PALMEIRAS

Como um filho do interior goiano construiu, tijolo por tijolo, um dos maiores legados da história política do...

Rogério e Romelita Tokarski celebraram 50 anos de casamento

Em uma emocionante cerimônia de renovação de votos, cercados por familiares e amigos. Fundadores da Farmacotécnica, referência em...

Cappelli propõe Fila Zero e critica desperdícios na saúde do DF

  Pré-candidato afirma que problema é de gestão, critica o modelo do IGES-DF e diz que reorganização dos gastos...