18.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 25, 2024

Começa nesta terça-feira (10) o 1º Encontro Distrital da Agroindústria do DF

Date:

Share post:

Começa nesta terça-feira (10) o 1º Encontro Distrital da Agroindústria do DF 

Impulsionar o brasiliense a comprar mais produtos locais é uma das primeiras metas  do 1º Encontro Distrital da Agroindústria que começa nesta terça-feira (10). O evento realizado pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) segue até dia 13 de abril e acontece na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen), no Parque Estação Biológica, na Asa Norte, das 13 horas às 18h30.

Durante a solenidade de abertura o secretário de agricultura do DF, Argileu Martins assina o regulamento da Lei de Inspeção do Distrito Federal nº5800/2017. Essa norma de inspeção melhora a atuação da fiscalização da Secretaria de Agricultura na cadeia de agroindústrias e a emissão de registro e acompanhamento do setor. “A lei vai acelerar o processo e desburocratizar a criação de novas agroindústrias, modernizar a inspeção, ampliar a possibilidade de acesso a mercados e o registro de novas categorias de produtos”, afirma Athaualpa Nazareth Costa, diretor de inspeção.

A proposta do Seminário é  debater políticas públicas para o setor agropecuário e estimular o empreendedorismo na área rural. Por isso, a programação inclui palestras e cursos destinados a produtores rurais, responsáveis técnicos e estudantes universitários. Para o subsecretário de defesa agropecuária da pasta, Vinicius Campos, o encontro foi pensado para impulsionar o mercado local e promover e fortalecer a cadeia agroindustrial. A região com 212 agroindústrias registradas na Seagri movimentou mais 40 mil toneladas de produtos processados em 2017.

O encontro é organizado pela pasta da Agricultura em parceria com Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) e o Sebrae-DF. “Queremos que todos os envolvidos no processo produtivo sejam incorporados às discussões”, resume Campos. As características do Distrito Federal, detentor da maior renda per capita do país, e com um bom nível de tecnificação do meio rural, são altamente favoráveis para a consolidação de uma cadeia agroindustrial forte, abrangendo todas as atividade do pequeno ao grande porte. Discutir a agroindustrialização do setor agropecuário é estratégico, visto que é uma forma importante de agregação de valor ao produto agropecuário, considerando que o mercado consumidor do Distrito Federal está em franca expansão, e que as agroindústrias locais ainda não conseguem suprir toda a demanda dos mais de 3 milhões de residentes destaca Campos.

Além disso, o Distrito Federal encontra-se em um importante momento de definição de políticas públicas e regulamentação do setor agroindustrial, no sentido de impulsionar todas as etapas de produção, formalização, operação e comercialização da atividade. Para isso, diversas ações estão sendo construídas, abrangendo o incentivo às boas práticas de produção, a Assistência Técnica e Extensão Rural especializada, o estabelecimento de linhas de crédito específicas para a agroindústria, a adequação da legislação ambiental, o acesso ao mercado, a desburocratização do processo de formalização da empresa e a regulamentação do tratamento simplificado à atividade das agroindústrias de pequeno porte.

O evento contribuirá para o avanço das políticas públicas para o setor, mostrará aos interessados como formalizar o seu negócio, buscará encontrar novos caminhos de comercialização  e possibilitará um espaço de diálogo e de construção coletiva de novos caminhos para o desenvolvimento da cadeia agroindustrial do DF.

Programação Completa

SERVIÇO

1º Encontro Distrital da Agroindústria
De 10 a 13 de abril
Das 13 horas às 18h30
Na Embrapa Cenargen (W5 Norte, Parque Estação Biológica, Asa Norte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anvisa lança Consulta Pública nº 1224/2023 sobre a manutenção das Bulas Impressas de Medicamentos

Consulta, lançada em 20 de dezembro, tem validade de 90 dias, sendo esperada a participação de todos os...

Personalidades se manifestam sobre Consulta Pública da Anvisa em relação à manutenção das Bulas Impressas de Medicamentos

Capitão Cafu, a jornalista Leo Áquila, a atriz Elizabeth Savala e o ator Thiago Picchi gravaram vídeos em...

Em evento do Lide Brasília, governador Ibaneis Rocha e secretário Ney Ferraz anunciam investimentos até R$ 6 bilhões*

Após fechar o ano de 2023 com superávit de R$ 2,6 bilhões nas contas públicas, o Governo do...

Ressaca de Carnaval com Adriana Samartini na Clube.Co

No dia 24 de fevereiro, sábado, o complexo esportivo localizado no Setor de Clubes Sul, promove um animado...