Previous
Next

Começa nesta terça-feira (10) o 1º Encontro Distrital da Agroindústria do DF

Começa nesta terça-feira (10) o 1º Encontro Distrital da Agroindústria do DF 

Impulsionar o brasiliense a comprar mais produtos locais é uma das primeiras metas  do 1º Encontro Distrital da Agroindústria que começa nesta terça-feira (10). O evento realizado pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) segue até dia 13 de abril e acontece na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen), no Parque Estação Biológica, na Asa Norte, das 13 horas às 18h30.

Durante a solenidade de abertura o secretário de agricultura do DF, Argileu Martins assina o regulamento da Lei de Inspeção do Distrito Federal nº5800/2017. Essa norma de inspeção melhora a atuação da fiscalização da Secretaria de Agricultura na cadeia de agroindústrias e a emissão de registro e acompanhamento do setor. “A lei vai acelerar o processo e desburocratizar a criação de novas agroindústrias, modernizar a inspeção, ampliar a possibilidade de acesso a mercados e o registro de novas categorias de produtos”, afirma Athaualpa Nazareth Costa, diretor de inspeção.

A proposta do Seminário é  debater políticas públicas para o setor agropecuário e estimular o empreendedorismo na área rural. Por isso, a programação inclui palestras e cursos destinados a produtores rurais, responsáveis técnicos e estudantes universitários. Para o subsecretário de defesa agropecuária da pasta, Vinicius Campos, o encontro foi pensado para impulsionar o mercado local e promover e fortalecer a cadeia agroindustrial. A região com 212 agroindústrias registradas na Seagri movimentou mais 40 mil toneladas de produtos processados em 2017.

O encontro é organizado pela pasta da Agricultura em parceria com Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) e o Sebrae-DF. “Queremos que todos os envolvidos no processo produtivo sejam incorporados às discussões”, resume Campos. As características do Distrito Federal, detentor da maior renda per capita do país, e com um bom nível de tecnificação do meio rural, são altamente favoráveis para a consolidação de uma cadeia agroindustrial forte, abrangendo todas as atividade do pequeno ao grande porte. Discutir a agroindustrialização do setor agropecuário é estratégico, visto que é uma forma importante de agregação de valor ao produto agropecuário, considerando que o mercado consumidor do Distrito Federal está em franca expansão, e que as agroindústrias locais ainda não conseguem suprir toda a demanda dos mais de 3 milhões de residentes destaca Campos.

Além disso, o Distrito Federal encontra-se em um importante momento de definição de políticas públicas e regulamentação do setor agroindustrial, no sentido de impulsionar todas as etapas de produção, formalização, operação e comercialização da atividade. Para isso, diversas ações estão sendo construídas, abrangendo o incentivo às boas práticas de produção, a Assistência Técnica e Extensão Rural especializada, o estabelecimento de linhas de crédito específicas para a agroindústria, a adequação da legislação ambiental, o acesso ao mercado, a desburocratização do processo de formalização da empresa e a regulamentação do tratamento simplificado à atividade das agroindústrias de pequeno porte.

O evento contribuirá para o avanço das políticas públicas para o setor, mostrará aos interessados como formalizar o seu negócio, buscará encontrar novos caminhos de comercialização  e possibilitará um espaço de diálogo e de construção coletiva de novos caminhos para o desenvolvimento da cadeia agroindustrial do DF.

Programação Completa

SERVIÇO

1º Encontro Distrital da Agroindústria
De 10 a 13 de abril
Das 13 horas às 18h30
Na Embrapa Cenargen (W5 Norte, Parque Estação Biológica, Asa Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Liste todas as categorias

Notícias Relacionadas