23.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 4, 2025

Cromoterapia na arquitetura, como investir nessa tendência?

Date:

Share post:

Cores pastel, suaves e calmas, estão em alta e são atemporais

Se há um assunto que não decepciona e sempre se confirma entre as tendências para decoração e arquitetura são as cores. Marcas de tinta nacionais e internacionais, como a Pantone, anunciam suas apostas no início do ano, a moda bate o martelo, por sua vez, e conseguimos entender o pensamento por trás das tonalidades eleitas.

Em 2024, a ideia é que as cores inspiradas na tendência Dopamine levem suavidade e leveza aos espaços. O direcionamento confirma que a busca por nuances macias e neutras trazem um frescor e uma conexão emocional com os ambientes. Afinal, as cores podem ser usadas para atrair transformações e trazer bem-estar.

Como a cor funciona no cérebro?

Nosso cérebro processa as cores em lugares diferentes: evoca emoções e memórias, trazendo à tona uma coleção de informações para classificar se uma cor nos faz bem ou mal, de acordo com a arquiteta Andréa de Paiva, especializada em Neurociências aplicadas à arquitetura.

Há tonalidades que suscitam, inconscientemente, algumas emoções. Tons pastel, claros e dessaturados, são capazes de trazer a sensação de paz, pois estão associados a menos informação, o que significa menos estresse ao nosso cérebro.

Depois que a Pantone anunciou Peach Fuzz – um tom de pêssego – como cor do ano de 2024, todo o mercado chancelou: o ano será marcado por nuances mais calmas, pois precisamos disso em meio aos mercados turbulentos que vivemos.

De fato, na escolha de um revestimento, é preciso levar em consideração os anos à frente, mas quando o tema é suavidade, é possível investir sem medo, já que leveza é um sentimento que a maioria dos moradores deseja viver em casa.

Kraft Moka Nat 90x90cm | Produção: Debbie Apsan | Foto: Taito Estudio

Aquarela poética

A série Aquarela, de Decortiles, é a que melhor expressa essa cartela com atemporalidade, sem que o ambiente fique datado. Entre as cores calmas, os tons de cinza, argila, lavanda, azul e malve ganham destaque, em paredes inteiras ou em meia-parede.

Tons escuros revelam confiança

Se você é adepto de tons escuros nas roupas, é hora de tentar algo mais ousado também em casa. Provavelmente você vive uma fase confiante e quer se firmar em um espaço que seja reflexo desse caminho sofisticado.

Nesse caso, Black Marmo pode ser sua próxima aposta, em porcelanatos escuros elegantes para compor cabeceiras, salas ou bancadas. Mas fique atento: é preciso que as escolhas ao redor reforcem essa escolha, claro.

Onix Azul Pol 60x120cm | Botânica Fendi MA 19,7x120cm

Os atemporais: não tem erro

Na busca por atemporalidade, estão sempre em alta azuis como o ônix azul polido – o visual nobre das pedras ultrapassa décadas. Para criar ambientes com estilo marroquino, o Marrakesh em tonalidades diversas de verde é a indicação.

Outra aposta sempre em alta são os cimentícios, e tons de terracota, que aliados ao branco resultam em uma soma luxuosa e refrescante.

Na busca pela melhor cor para os revestimentos de casa, vale olhar para as tonalidades que mais estão presentes na sua vida, levar em conta as emoções que você quer ter nos espaços, buscar referências e procurar um bom arquiteto, que saberá como inseri-las de forma que a cartela fique equilibrada.

Black Marmo Pol 120x240cm | Foto: Vinicius Figueiroa | Parceiro: @dellapiani

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Decisão do STF reconhece que tentativa de aumentar IOF extrapola limites constitucionais

CACB considera audiência pública como meio adequado para solução da questão, mas destaca que o ônus não pode...

Afie sua curiosidade…

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...

Brasil se torna maior exportador de animais vivos do mundo, apesar de rejeição da população

O Brasil se tornou, em 2024, o maior exportador de bovinos vivos por via marítima do mundo, ultrapassando...

Diamantina se abre para um novo produto musical

Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanaisPatrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, desde o...