Dermatologista dá dicas para enfrentar a baixa umidade em Brasília
Após dois dias consecutivos de umidade relativa do ar abaixo dos 12%, a Defesa Civil emitiu, pela primeira vez no ano, o alerta de estado de emergência. No último domingo (12/08), o dia mais seco do ano em Brasília até agora, o Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet) registrou a mínima de 10%. Nesta terça-feira (14/08), chegou a 20%. Apesar da seca se repetir todos os anos, os habitantes da capital sempre sofrem com a estiagem e a alta temperatura, que facilitam, por exemplo, o surgimento de problemas na pele.
“A pele é uma das principais barreiras de proteção do organismo. Se estiver ressecada, pode ficar mais suscetível a doenças de pele, manchas, feridas e entrada de agentes maléficos”, explica o dermatologista Erasmo Tokarski. A oleosidade natural é muito importante para manter a saúde desse órgão.

Uma das orientações é usar cremes hidratantes. “E não tem isso de quanto mais caro melhor. Em termos de hidratação, os mais eficazes são os cremes consistentes, grossos, com glicerina, óleos e outras substâncias que ajudem a fixar o efeito”, indica o especialista. Mas isso depende do local de aplicação.
“A pele do rosto é mais delicada, por isso é melhor usar produtos específicos para a face, principalmente se a pessoa tiver tendência à acne ou outros problemas.”, Erasmo Tokarski.
Segundo o especialista, os lábios também devem ser protegidos com hidratantes labiais. Outras dicas são evitar banhos quentes, uso de buchas e de exposição ao sol no horário das 10h às 16h.