25.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024

Curta apoiado pelo FAC é destaque em Berlim

Date:

Share post:

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Com equipe majoritariamente feminina, As Miçangas aborda o tema do aborto

Texto: Lúcio Flávio. Edição: Sâmea Andrade

O curta-metragem brasiliense As Miçangas, dos diretores Rafaela Camargo e Emanuel Lavor, é destaque na programação de uma das mostras de cinema mais prestigiadas da Europa, a Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.
A 73ª edição do evento acontece entre os dias 16 e 26 e o projeto do DF tem estreia internacional dia 21.
É a única produção da América Latina a participar do certame paralelo, Berlinale Shorts, dedicado apenas a filmes nesta categoria de narrativas enxutas. Com aporte de R$ 80 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o filme tem como tema assunto pertinente: o aborto.

“É muito maravilhoso estar representando o Brasil em um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos concorrendo ao Urso de Ouro, e a possibilidade de vencer essa competição nos deixa com borboletas no estômago”, diz, animada, a atriz Tícia Ferraz, uma das protagonistas da trama com quase 20 minutos. “Essa conquista representa muita coisa pra nós! Na verdade, independentemente do resultado da competição, estar nesse festival com um filme brasiliense, realizado por uma equipe majoritariamente feminina, com protagonistas mulheres e que fala sobre o aborto, já é uma vitória”, festeja.

Com trama abordando fortes questões femininas, As Miçangas traz, do elenco a boa parte da equipe técnica – que envolve câmera, assistente de câmera, montagem, figurinos, som, música e produção -, a figura onipresente da mulher em história que fala sobre respeito, cumplicidade e irmandade entre duas mulheres. 

Ambientado no cerrado, com cenas rodadas em Ceilândia e Núcleo Rural Taquari (Lago Norte), o projeto flerta com o surreal ao mostrar a trajetória de duas jovens que se recolhem para uma região remota, urdindo um pacto de vida e morte em silêncio. Uma delas é submetida a um aborto, enquanto cabe à outra cuidar da parceira de forma devota. Uma serpente viscosa, pesada e lenta é cúmplice desse parto prematuro às escondidas. 

As Miçangas é pra mim um filme ao mesmo tempo realista e fantasioso. Existe um encantamento e uma simplicidade que habita em todas as cenas nessa abordagem naturalista do aborto”, observa a atriz Tícia Ferraz. 

Para a diretora Rafaela Camargo, o apoio do FAC foi imprescindível para que o projeto alcançasse voo tão longe. “O FAC é o ente essencial, primordial e fundador deste projeto.
Foi a partir do FAC que essa equipe se montou, que a gente teve motivação para executar esse projeto”, agradece. 

O título do filme, segundo a cineasta, é uma referência à maneira com que o medicamento utilizado no procedimento do aborto chega até as mulheres, que é em um saco de miçangas. “O filme trata com muita sutileza e delicadeza essa pauta do aborto”, reforça a também diretora do premiado curta A Arte de Andar Pelas Ruas de Brasília. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 800 mil mulheres praticam abortos todos os anos no Brasil. Desse montante, pelo menos 200 mil recorrem ao SUS para tratar as sequelas de procedimentos mal feitos.

“É um tema que, por si só, levanta muitas questões. É uma temática que já está posicionada como problema de saúde pública, não só no Brasil, mas como em todo o mundo, é uma temática cotidiana, atual e atemporal”, destaca o codiretor Emanoel Lavor.

O curta-brasiliense vai concorrer com produções de países como França, Inglaterra, Áustria, Estados Unidos, Espanha, Ucrânia, Estônia, Alemanha, China, Ruanda, Suíça e Austrália.
O resultado da competição será divulgado em 25 de fevereiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...