20.5 C
Brasília
terça-feira, março 5, 2024

DF lidera índice de transparência internacional de casas legislativas do país

Date:

Share post:

Para o vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), o resultado é fruto de uma dobradinha que compreende o empenho dos servidores e o controle social

O índice de transparência dos atos da Câmara Legislativa do Distrito Federal é destaque no ranking nacional de um dos maiores organismos anticorrupção, a Transparência Internacional. A organização sem fins lucrativos divulgou a colocação das unidades da federação no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).

Com 75 pontos, o Distrito Federal tem o nível qualificado como bom, quando o assunto é o Poder Legislativo. O índice é uma ferramenta que avalia a transparência pública dos Poderes e permite acompanhar a evolução do quesito e ajuda na busca por melhorias.

Para o vice-presidente da CLDF, o deputado distrital Ricardo Vale (PT), o resultado é fruto de uma dobradinha que compreende o empenho dos servidores em garantir canais de comunicação e escuta ativa, e o engajamento da população registrando reclamações, denunciando e sugerindo.

“Passamos por tempos de muito ataque à atividade política. Uma verdadeira campanha difamatória que tinha como objetivo afastar o povo dos locais de decisão sobre o futuro do país, espaços que são políticos. A transparência vai no sentido inverso, é importante para aproximar o cidadão da atividade legislativa e seguiremos trabalhando para aprimorar os instrumentos de informação e inclusão popular”, disse.

De acordo com o parlamentar, o aumento do engajamento dos cidadãos é uma das metas da atual gestão da Casa. Para ele, os moradores da capital federal devem, cada vez mais, estar atentos à política e buscar fontes confiáveis de informação, além de acompanhar os trabalhos dos parlamentares, sugerir e criticar, principalmente, nos canais da CLDF, como site, redes sociais e ouvidoria.

“É assim que se constrói uma política consistente de transparência: participando, opinando e cobrando ativamente”, garante, informando que a atual mesa diretora trabalha para aperfeiçoar o índice.

Comunicação Ricardo Vale (PT)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Zé Torresmo: a junção dos prazeres da carne com a culinária caipira

A revista 61 Brasília participou do “soft opening” no sábado (2), do restaurante “Zé Torresmo”, localizado na CLN...

UDF oferece serviços jurídicos gratuitos para população

Docentes e alunos do curso de Direito fornecem atendimento das áreas cível, trabalhista e penal  O Centro Universitário do...

Ilustradoras negras lançam versão em quadrinhos de Quarto de Despejo

Lançamento marcará passagem dos 110 anos da escritora Escrito a partir das memórias da catadora de papel Carolina Maria...

Profissionais de saúde se mobilizam para atender casos de dengue no DF

Governador decretou emergência na saúde do Distrito Federal Em meio ao avanço da dengue no Distrito Federal – uma...