19 C
Brasília
segunda-feira, março 24, 2025

Do ópio à revolução: documentário inédito conta a história da China nos séculos XIX e XX

Date:

Share post:

A história e a cultura da China são milenares, mas os últimos 200 anos foram especialmente turbulentos e repletos de altos e baixos. O documentário “A Reinvenção da China”, dividido em duas partes, traz entrevistas com especialistas sobre os acontecimentos que marcaram o país desde a Guerra do Ópio, em meados do século XIX, até as consequências da Revolução Cultural do século XX.  A primeira parte do filme — uma produção de Arte France, Program33 e At-Prod dirigida por Pierre Singaravélou, Ilana Navaro e Karim Miské — começa situando o espectador sobre o papel que os chineses tinham na ordem vigente no século XIX: eram comerciantes. Exportavam, sobretudo, chá para a Europa e possuíam reservas de prata. No comando do império chinês, a dinastia Qing. 

Para submeter esse imenso país às suas próprias condições de comércio, a Inglaterra começa a introduzir o ópio a fim de viciar a população e provocar o caos social — o que, de fato, acontece. O imperador, então, manda destruir os carregamentos dos ingleses que, em represália, declaram guerra. Assim começa a chamada Guerra do Ópio e o declínio do império chinês. 

Ao perder a guerra, a China é obrigada a indenizar a Inglaterra e a ceder a cidade de Hong Kong. Com a moral do país em baixa, inicia-se um período de instabilidade econômica e social que culmina em mais conflitos sangrentos, como a guerra Sino-Japonesa e a Revolta dos Boxers. Em ambas, a China foi novamente derrotada. Em 1911, a Primeira Revolução Chinesa encerra milhares de anos de um sistema imperial feudal e marca um novo começo que visava à modernização. 

Porém, não foi o que aconteceu. O país entrou em guerra civil e, em seguida, se envolveu na Primeira Guerra Mundial sem conseguir obter vantagens nos acordos de paz após o fim do conflito. Uma revolta popular de proporções inéditas tomou conta do país em 1919, que clamava por reconstrução. Dos valores do Ocidente, os chineses só desejavam dois: a democracia e a ciência.

Desse contexto, surge o líder Sun Yat-sem, morto prematuramente aos 58 anos e tido como o “pai da nação”; e seu sucessor, Chiang Kai-shek, que entraria em conflito com um recém-formado Partido Comunista comandado por um jovem Mao Tsé-tung que, ao vencer, iniciaria uma nova página da história chinesa. A estreia é na Sexta da Sociedade, 29 de setembro, às 23h. 
Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 27/09

21h30 – “Nervo Óptico, Procura-se um Novo Olho” (Documentário)Este documentário resgata a história do grupo Nervo Óptico, que foi pioneiro nos movimentos da vanguarda artística dos anos 1970, em Porto Alegre (RS), nas áreas de arte postal, performance, fotografia e cinema-arte. Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos publicaram treze cartazetes e colocaram a cidade no cenário internacional da arte contemporânea. Direção: Karine Emerich e Hopi Chapman. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 28 de setembro, quinta-feira, às 01h30 e às 15h30; 29 de setembro, sexta-feira, às 09h30; 30 de setembro, sábado, às 20h30; 01 de outubro, domingo, às 15h.FOTOShttps://drive.google.com/drive/folders/1KdQeUIDYCtU9Au_Zs19bRg-ZHVTfpoR-?usp=sharing

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 28/09

23h – “Victor Hugo e Os Miseráveis” (Documentário)Em 1862, aos 60 anos de idade, Victor Hugo publicou o romance “Os Miseráveis”, sobre a vida de Jean Valjean, um homem condenado a cinco anos nas galés (que se transformam em 19 anos de prisão) por roubar um pão. O livro se tornou um escândalo e despertou no povo o clamor por justiça. Chegou-se a questionar o que levou um conservador como Victor Hugo a escrever algo tão subversivo. E são as origens e as heranças deste clássico da literatura mundial o tema do documentário “Victor Hugo e Os Miseráveis”. Através de entrevistas com escritores e pesquisadores, o documentário investiga a história por trás de “Os Miseráveis”, buscando compreender por que esse romance tem cativado as pessoas ao longo de 150 anos. Explora os temas universais presentes na obra e sua ressonância contínua com diversos públicos. Direção: Grégoire Polet. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 29 de setembro, sexta-feira, às 03h e às 17h; 30 de setembro, sábado, às 15h30; 01 de outubro, domingo, às 23h.PROMO: https://youtu.be/sd9Q0IaGUqsFOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1RCnM09zEE-qMJcRTViYwGK2iV7PPP2-s?usp=sharing 

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 29/09 –EXIBIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERÁRIO DE AILTON KRENAK (29/09)

20h30 – “Guerras do Brasil.doc” (Série) – Episódio: “As Guerras da Conquista” – A guerra da conquista ainda não acabou. Ela já tem mais de 500 anos e continua viva. O primeiro episódio da série conta a invasão e a colonização do Brasil. A chegada dos portugueses nas praias brasileiras em 1500 e sua relação com os índios que ocupavam este território há milhares de anos. Como os portugueses e, depois, os europeus chegaram, ocuparam e colonizaram o país do pau-brasil. A evangelização, a dominação, a exploração e a resistência indígena. Veja como, ao longo da história, a população indígena foi dizimada e segue sua luta, até os dias de hoje, pela demarcação de terras. Direção: Luiz Bolognesi. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 30 de setembro, sábado, às 00h30; 01 de outubro, domingo, às 17h15.
PROMO: https://youtu.be/yqMcFJlbiNAFOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1pP797GEENeKAE-P_SIF3FJRd8IlWaOC6?usp=sharing  

23h – “A Reinvenção da China” (Minissérie em duas partes) – Episódio 1: “A Queda” – INÉDITO

Durante o século XIX, o Ocidente, então em plena expansão colonial, enfrentou uma China que, até então, se julgava todo-poderosa. Este meio século foi de constantes convulsões de uma nação à beira do colapso, que buscava inventar uma forma de sobreviver, sem perder a alma e ao mesmo tempo se aprimorando. Direção: Karim Miské, Pierre Singaravélou e Ilana Navaro. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de setembro, sábado, às 03h e às 16h30; 01 de outubro, domingo, às 22h.PROMO: https://youtu.be/whPZmKmPN6o
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1NWgJmfps3L_4eF6e5HlYaucYk1vn-2G0?usp=sharing 

Sábado, 30/09 
21h – “Artistas Plásticos Brasileiros” (Série) – Episódio: “Tarsila do Amaral – As cores do Brasil”A vida e a obra da “caipirinha” Tarsila do Amaral é o tema deste episódio da série Artistas Plásticos Brasileiros. Estudando na Europa, ela não participou da Semana de Arte Moderna de 1922. Suas pinturas inspiraram os movimentos “Pau Brasil” e “Antropofágico”, com temas, formas e cores tiradas da memória de sua infância nas fazendas de café do interior de São Paulo. Direção: Rozane Braga e Adriana Miranda. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 01 de outubro, domingo, às 11h30.
PROMO: https://youtu.be/iiG618dub0A
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1stK-ozO7vsgEx27OOU9lv_WWENbQEgAK?usp=sharing

Domingo, 01/10 

23h – “O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels” (Documentário) – INÉDITOO sanitarista Noel Nutels percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos e filmou muitas de suas expedições. Em 1968, foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas. Direção: Tiago Carvalho. Duração: 57 min. Classificação: Livre.
PROMO: https://youtu.be/4I0IrkIRfAY
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1Y_lMVozOzD2UGQuC1tKyaLGrh7Tgs_Iu?usp=sharing 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mulheres 50 +

publicidade

Related articles

Mulheres 50 +

A vida após os 50 anos pode ser uma fase de transformação e renovação para as mulheres. A menopausa...

Livraria Leitura promove campanha “Compre e Ganhe” com brindes exclusivos até o final de março

Durante o mês de março, a Livraria Leitura, com suas 121 lojas espalhadas por todo o Brasil, está...

A importância da consultoria especializada em contratos públicos

Isadora França NevesA licitação é um processo administrativo utilizado pelo Poder Público para selecionar, de forma transparente e...

7naRoda: A magia do samba raiz conquista o Clube do Choro

Todas às terças- feiras no Clube do Choro, 7naRoda faz a tradicional roda de sambaDesde o dia 4...