20.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024

É fato: por nós, só nós

Date:

Share post:

Investir nos médicos e profissionais da saúde é investir na qualidade de vida de toda a população. Oferecer melhores condições de trabalho e garantir uma remuneração justa é, sem dúvida, o primeiro passo para reerguer a saúde pública do Distrito Federal. E é por isso que o SindMédico-DF lançou a campanha “Fato ou Fake”: para compartilhar com você, cidadão, a realidade, os reais motivos pelos quais você não está recebendo o atendimento a que tem direito e merece.

Ao contrário do que diz o governo, não faltam médicos no DF para serem contratados e recuperar a capacidade de atendimento do serviço público. O que falta é empenho do GDF para remunerar e valorizar esses profissionais, que enfrentam, diariamente, um sistema de saúde sucateado – no qual faltam desde leitos de UTI até salas adequadas para a assistência à população.

O DF tem uma média 6,3 médicos por 1.000 habitantes: é a melhor do país! Está à frente de todas as unidades da federação. Temos, aproximadamente, 18,5 mil médicos. Mas, segundo dados divulgados pelo portal Metrópoles, cerca de 88,85% — 16 mil — trabalham na rede privada de saúde da capital federal. Já na pública, são cerca de 4,2 mil. E o motivo pelo qual isso acontece está diretamente ligado à falta de um plano de cargos e salários, além do cenário de caos da saúde pública do Distrito Federal. Os riscos que os médicos correm diariamente, inclusive o de serem responsabilizados injustamente pelos problemas que são da gestão do GDF, desestimulam, adoecem e afastam os profissionais.

O governo não investe nem em salários e tampouco em condições de trabalho: segurança, abastecimento de insumos e estruturas adequadas. Os médicos, meus colegas de trabalho, querem estar no SUS. Amam o que fazem! Mas, o serviço público precisa ter capacidade de atração e retenção de novos profissionais. Anunciam-se concursos sem mudar a realidade. De que adianta? O fato é que hoje, na atual situação de abandono da saúde pública do DF, “quem está dentro quer sair e quem está fora não quer entrar”. E isso não ocorre apenas com médicos.

Se mantida a condução atual da política de gestão de pessoas do GDF, marcada pelo nítido desapreço pelo servidor público, o número de médicos nas unidades públicas de saúde do Distrito Federal tende a ser ainda menor no fim de 2024. Apenas neste ano, foram concedidas 46 aposentadorias de médicos. Isso sem contar os pedidos de demissão: que não são poucos.
Tudo isso, encoberto pela máquina de propaganda oficial, é o que nos levou a fazer a atual campanha do SindMédico-DF. Há, em diversas partes do DF, outdoors com a mensagem “Fato ou Fake?” desmentindo as versões do governo para justificar o caos na saúde.

É fake que faltam médicos no DF: o que falta é respeito, condições de trabalho e salários compatíveis. Você leu na semana passada a notícia de que um paciente perguntou em quem teria que atirar para conseguir atendimento? O caso aconteceu na UPA do Recanto das Emas. Não é razoável trabalhar em um ambiente assim.

Por isso, convido você, cidadão, usuário ou não do SUS-DF, a apoiar esta campanha. Eu sei que está difícil para todos. Mas tem como melhorar. Há solução! E são soluções viáveis e justas. Quem nos governa é atendido na rede privada de saúde. Não vê o caos de perto e jamais fica em filas de espera. Por nós, só nós. E os médicos, aqueles mesmos que salvaram vidas na pandemia, estão lá. E tanto eles quanto outros profissionais de saúde merecem, sim, valorização pelo trabalho que prestam.

Contamos com você!

Dr. Gutemberg Fialho

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Inverno: os benefícios da prática da atividade física para a saúde física e mental

Nesta época do ano, muitas pessoas perdem o ânimo para a prática de atividade física e acabam deixando...

Harmonização de vinho com pão de queijo? Entenda como isso é possível

O Sommelier Gill Baptista, juiz internacional de vinhos e parceiro da Fornalha Mineira, dá dicas de como aproveitar...

Brazil Wine Challenge confere 26 Gran Ouro para cinco países

  Único no Brasil com a chancela da OIV, concurso concedeu 322 Medalhas para 34 vinícolas de 11 países,...

Saiba o que checar antes de comprar produtos recomendados por influenciadores

Especialista alerta sobre os cuidados necessários antes de adquirir produtos eletrônicos Os criadores de conteúdo nas redes sociais têm...