19.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

É tempo de ressignificar

Date:

Share post:

É tempo de ressignificar

O que fazemos em tempos difíceis? O que consideramos como tempos difíceis? O que fazemos com nosso tempo? Será que o avaliamos como valioso o suficiente para sonhar, projetar, avaliar, autoconhecer-nos, relacionar-nos ou somente o valorizamos para produzir, produzir e produzir? Gerar resultados? Entregas? Para quê? Para quem?

No dia a dia, somos bombardeados de informações, de demandas, de prazos, de ordens e, de repente, a sociedade – que até então era movida pelo relógio, pelos resultados, pela correria exacerbada sem uma linha de chegada definida – teve de parar. Isso mesmo, PARAR!

E tudo devido a um vírus que, pela força e habilidade de proliferação e de adaptação a diferentes ambientes, está mostrando a todos que é preciso, sim, parar. Mas as pessoas, as famílias e as comunidades estão preparadas para essa pausa?

Nossos jovens, apesar de virem com download e preparados para o progresso, estão em uma fase de autodescoberta e de autoconhecimento para a qual a tecnologia, em si, não trará muitas respostas.

E as famílias, com os estilos de vida próprios, talvez também não saibam lidar com tantas mudanças, aparentemente temporárias. Dessa forma, acreditamos que o “caos” nos lares proporcionará novos significados e, aos poucos, as que estiverem abertas, adaptar-se-ão e fortalecerão os laços, o que favorecerá a tolerância, o respeito e a empatia.

Na nova rotina de casa, haverá tempo de acordar, de alimentar, de ajudar, de interagir, de estudar, de calar-se, de rezar em família, de autoconhecer-se e de relacionar-se… Não há receitas, mas intenções, desejos e buscas.

Neste momento, como pensar em um projeto de vida? Como ajudar com a autodisciplina? Como lidar com aqueles com quem convivemos e que, aparentemente, conhecemos, sem que alguém nos apresente respostas, faça os encaminhamentos e determine o nosso modo de viver?

Mudar a mentalidade, uma rotina, uma cultura exige desprendimento e a ressignificação dos valores impregnados em nós. É possível! O ser humano também tem o poder de se adaptar, de sobreviver e de transformar. E a comunicação é um dos meios que pode nos levar a sair do nosso mundo de preocupações em busca do fortalecimento das relações e dos significados.

Quantas oportunidades, quantas descobertas poderemos fazer neste período de recesso não planejado, de um tempo necessário para dar novo sentido às coisas, às pessoas e às relações… sejam elas em casa, no trabalho e até mesmo com aqueles a quem nem conhecemos, mas que, hoje, podemos julgar ou acolher, dar uma palavra que angustie ou que liberte!

Que comecemos, então, uma corrente do bem, dando dicas, sugestões, compartilhando experiências e sonhos. Que possamos partilhar o que está funcionando e o que pode ser positivo para fortalecermos nossa essência HUMANA, que nos diferencia dos outros seres vivos e que nos engrandece, ao sermos empáticos, respeitosos, resilientes e protagonistas em nossas escolhas.

Que tenhamos sabedoria diante dos desafios e que enxerguemos OPORTUNIDADES!

Este é o nosso desejo, como Colégio que pensa, sente e se importa, para tomarmos as melhores decisões, sempre com calma e com a intenção de acertar.

Neste tempo que muitos julgam difícil, e que também passará, ficam as perguntas: o que faremos com ele, então? Simplesmente deixar passar? Sigamos juntos!

Por Camila Salmazo

Orientadora Educacional do Ensino Médio do Colégio Marista João Paulo II

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Atividades de verão: conheça cuidados necessários para a saúde da musculatura e articulações

O corpo exige atenção na prática de atividades físicas e esportivas para evitar desconfortos e lesões O verão é...

Gaza: Médicos Sem Fronteiras condena ataque israelense que matou duas familiares de um profissional da organização

Ataque a abrigo de MSF em Al-Mawasi, Khan Younis, também deixou seis pessoas feridas Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena...

Descubra os benefícios da cúrcuma no desjejum e potencialize sua energia ao longo do dia

A nutricionista Priscila Gontijo apresenta os benefícios e contraindicações do alimento que é reconhecido pela ciência moderna e...

O que aconteceu com o preço do azeite?

Especialista explica quais fatores podem ter impulsionado a elevação considerável do óleo no Brasil Nas prateleiras dos supermercados, os...