Ecam e IEPA assinam termo de cooperação para aprimorar pesquisas em Arqueologia
Parceria consolida a união das instituições para o avanço das pesquisas do Núcleo de Arqueologia da IEPA
A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) firmaram com termo de cooperação técnica no Estado do Amapá. Com isso, a Ecam oferecerá capacitações em geoprocessamento e banco de dados, a partir de ferramentas do ODK, Google Earth e outros programas, uma forma de utilizar a tecnologia para melhorar ainda mais as metodologias de pesquisa.
A partir de agora, a equipe do Núcleo de Arqueologia do IEPA (NuPArq/IEPA contará com esse suporte, com formações específicas para o componente de Diagnóstico Socioeconômico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP), entre outras pesquisas arqueológicas. O contato dos técnicos e pesquisadores das 2 instituições possibilitará ainda construir uma proposta metodológica para o fluxo de dados dentro do NuPArq.
“Temos muito a comemorar com o convênio. Vínhamos obtento grandes resultados com o geoprocessamento de dados, tanto que fomos convidados este ano para apresentar em uma conferência do próprio Google, nos Estados Unidos. Agora estamos diante de um novo desafio e que nos deixa muito felizes em estar ao lado de pesquisadores brasileiros promovendo o avanço de tão importantes pesquisas”, destaca Vasco Van Roosmalen.