20.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 4, 2024

Ecam e IEPA assinam termo de cooperação para aprimorar pesquisas em Arqueologia

Date:

Share post:

Ecam e IEPA assinam termo de cooperação para aprimorar pesquisas em Arqueologia

Parceria consolida a união das instituições para o avanço das pesquisas do Núcleo de Arqueologia da IEPA

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) firmaram com termo de cooperação técnica no Estado do Amapá. Com isso, a Ecam oferecerá capacitações em geoprocessamento e banco de dados, a partir de ferramentas do ODK, Google Earth e outros programas, uma forma de utilizar a tecnologia para melhorar ainda mais as metodologias de pesquisa.

A partir de agora, a equipe do Núcleo de Arqueologia do IEPA (NuPArq/IEPA contará com esse suporte, com formações específicas para o componente de Diagnóstico Socioeconômico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP), entre outras pesquisas arqueológicas. O contato dos técnicos e pesquisadores das 2 instituições possibilitará ainda construir uma proposta metodológica para o fluxo de dados dentro do NuPArq.

“Temos muito a comemorar com o convênio. Vínhamos obtento grandes resultados com o geoprocessamento de dados, tanto que fomos convidados este ano para apresentar em uma conferência do próprio Google, nos Estados Unidos. Agora estamos diante de um novo desafio e que nos deixa muito felizes em estar ao lado de pesquisadores brasileiros promovendo o avanço de tão importantes pesquisas”, destaca Vasco Van Roosmalen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROFISSIONALIZAÇÃO DA EMPRESA FAMILIAR

Segundo matérias e estudos divulgados recentemente, cerca de 80% das empresas familiares não se sustentam no controle após...

Você já ouviu falar em sistema de som High-End?

High-End, no segmento de áudio, é uma classificação que diferencia equipamentos de som de altíssima fidelidade e qualidade...

A chefe do Presidente

Aos 70 anos, 50 deles passados em Brasília, tia Zélia serve comida, histórias, afeto e respeito na Vila...