17.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024

Educação fora da caixa: WOW transforma museus em salas de aula

Date:

Share post:

Os museus desempenham um papel essencial no panorama educacional contemporâneo, proporcionando espaços dinâmicos onde a cultura se entrelaça com o aprendizado. Eles não são apenas depósitos de artefatos históricos, mas ambientes interativos que incentivam a exploração e o questionamento. A importância para a educação é inegável, pois oferecem experiências únicas que complementam o currículo das escolas, estimulando a curiosidade e promovendo a aprendizagem ativa para todas as idades.

O World of Wine (WOW), complexo cultural e gastronômico, com 6 museus (além de restaurantes e escola de vinho), em Vila Nova de Gaia, Portugal, exemplifica o papel crucial das instituições culturais na educação, com programas inovadores que ampliam o acesso ao conhecimento. Os museus do complexo proporcionam experiências de aprendizado imersivas e divertidas, indo além do ambiente escolar tradicional, explorando temas como história local, cortiça e produção de vinho, com mais de 15 experiências adaptadas para alunos de todas as idades.

No museu Porto Across The Ages, a “Visita ao Porto” leva os alunos a uma viagem pela história e costumes da cidade desde os tempos antigos. Esta experiência permite que os estudantes compreendam melhor o desenvolvimento e a cultura do Porto ao longo dos séculos. Já no Planet Cork, dedicado ao mundo da cortiça, os alunos exploram a versatilidade deste material e, durante a visita, são desafiados a criar um porta-chaves a partir de uma rolha de cortiça, unindo teoria e prática.

Outra visita, intitulada “Contos de uma Viagem ao Passado”, também no Porto Across The Ages, exige que os alunos prestem atenção aos detalhes históricos da cidade do Porto, pois, ao final, participam de um jogo de perguntas, que combina estudo e diversão, estimulando a retenção de informações de maneira interativa.

Em “As Quatro Estações da Uva”, no The Wine Experience, os alunos aprendem sobre as fases pelas quais passam as videiras. A atividade culmina na criação de uma colagem que representa as diferentes etapas da vida de uma videira, utilizando folhas e ramos.

Essas experiências educativas oferecem aos alunos a oportunidade única de aprender sobre história, cultura e ciência de uma forma prática e envolvente. Ao sair da sala de aula, o serviço educativo do WOW abre novos horizontes de aprendizado, inspirando uma paixão duradoura pelo conhecimento. Para saber mais e conhecer todos os programas entre no site: https://www.wow.pt/pt/servico-educativo/home

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Inverno: os benefícios da prática da atividade física para a saúde física e mental

Nesta época do ano, muitas pessoas perdem o ânimo para a prática de atividade física e acabam deixando...

Harmonização de vinho com pão de queijo? Entenda como isso é possível

O Sommelier Gill Baptista, juiz internacional de vinhos e parceiro da Fornalha Mineira, dá dicas de como aproveitar...

Brazil Wine Challenge confere 26 Gran Ouro para cinco países

  Único no Brasil com a chancela da OIV, concurso concedeu 322 Medalhas para 34 vinícolas de 11 países,...

Saiba o que checar antes de comprar produtos recomendados por influenciadores

Especialista alerta sobre os cuidados necessários antes de adquirir produtos eletrônicos Os criadores de conteúdo nas redes sociais têm...