17.6 C
Brasília
sexta-feira, julho 11, 2025

Especialista do IBRADIF alerta sobre a votação da nova Lei nº6204/2019.

Date:

Share post:

Projeto, que está em tramitação no Congresso Nacional, prevê a “desjudicialização” das cobranças de devedores a instituições financeiras e deve prejudicar milhares de brasileiros que devem aos bancos

Recentemente, foi levada ao Senado para votação a proposta, que trata do trâmite do processo de cobrança de dívidas entre os bancos e os devedores, que se transformado em lei, será muito prejudicial para toda a sociedade, em especial para os que, por motivos de força maior, passaram a dever a bancos e congêneres.

O PL nº 6204/2019 prevê a desjudicialização da execução de dívidas com instituições financeiras. Segundo o Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos dos Devedores de Instituições Financeiras (IBRADIF) Cleverson Eloy, essa medida pode trazer malefícios significativos para a população.

Isso porque, com a proposta, uma das atribuições típicas de Estado, a sua função Jurisdicional (o Poder do Estado é dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário), seria privatizada, ou seja, os processos de execução seriam transferidos para os Cartórios de Protestos de Títulos.

No entanto, na visão do IBRADIF, a solução para as execuções não pode se limitar à recuperação do dinheiro do credor a qualquer custo. “Há que se considerar que do outro lado há empresas e/ou pessoas que por razões diversas enfrentam dificuldades financeiras e a cobrança de suas dívidas não deve representar a sua
falência ou a sua insolvência civil”.

IBRADIF: www.ibradif.org.br
Crédito das imagens: Alberto Ruy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Disciplina invisível: a vigilância interna de quem deseja crescer

A maioria das pessoas acredita que disciplina é seguir regras, acordar cedo ou manter a agenda em ordem....

Disney Brasil promove contação de histórias na Livraria Leitura Terraço

A Disney Brasil, em parceria com a Livraria Leitura, promove durante o mês de julho uma experiência encantadora...

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

A experiência começa ao avistar pelo horizonte a despedida do sol, que ao mesmo tempo anuncia a chegada...

O palco e os bastidores: a coragem de ser inteiro

Vivemos em um mundo onde a aparência reina soberana, onde os aplausos valem mais que o silêncio interior,...