Com publicação pela editora Urutau, A Nudez Extinta traz contos que abordam o trauma a partir de temas que vão do luto à destruição da natureza “Algo desmorona silenciosamente. A escrita de Isabela Sancho desafia as forças de esmagamento, se fazendo guiar pela pulsação invisível, cravando as unhas na superfície densa até perfurá-la com estados de paixão e fúria.”Trecho da quarta capa, assinada por Karina Tengan “A narrativa é inundada por uma poética apurada, demarcando o momento em que o retorno ao estado anterior não é mais possível. A casca rachada da jaca revela a carne exposta, o desarranjo próprio do trauma”Trecho da apresentação do livro, em orelha assinada por Drielle Alarcon Primeira publicação em prosa da escritora, ilustradora e psicanalista Isabela Sancho (@isabela.sancho), conhecida por seus títulos em poesia A depressão tem sete andares e um elevador (Editora Penalux), que recebeu menção honrosa no Prémio Literário Glória de Sant’Anna, Portugal, e Monstera (Editora Urutau), que foi finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura, o livro de contos A Nudez Extinta (Editora Urutau, 113 pág.), lançado no início deste ano, revela um novo processo criativo da escritora, que também perpassa sua relação com a psicanálise. Ao trazer as diferentes nuances do trauma, A Nudez Extinta explora uma diversidade de temas como o luto e o isolamento familiar, a repressão estrutural contra grupos dissidentes, o esvaziamento psíquico, a ideação suicida e, até mesmo, a destruição do meio-ambiente. Deste modo, o livro também apresenta uma pluralidade de personagens (que variam em faixa etária, gênero, sexualidade, e incluem, até mesmo, figuras não-humanas, como animais e plantas), mas que se vêem em um eixo comum. “Todas são marcadas por alguma perda irreversível”, afirma Isabela. A autora também comenta que os temas trabalhados estão muito presentes em seu trabalho como psicanalista, o que impactou a escrita de A Nudez Extinta. “Lido diariamente com o traumático em suas mais diferentes formas, precisando alargar em mim o espaço para a alteridade. Esses temas me permitiram um deslocamento para além de mim mesma”, explica. Escritora, ilustradora e psicanalista: as várias nuances de Isabela Sancho Isabela Sancho é escritora, ilustradora e psicanalista. Com uma extensa trajetória na poesia, que acumula sete obras, além de um livro infantils, Sancho também alcançou certa notoriedade ao longo dos anos, tendo sido vencedora do Prêmio Literatura e Fechadura com Olho d’água, espelho d’alma, finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura por Monstera (Editora Urutau) e recebido Menção Honrosa por duas vezes no Prémio Literário Glória de Sant’Anna, de Portugal, com os livros As flores se recusam (Editora Patuá) e A depressão tem sete andares e um elevador (Editora Penalux). Como ilustradora, Sancho é mais conhecida por seus trabalhos no livro de poemas As Mulheres de Hopper (Editora Patuá), obra da poeta Kátia Marchese — vencedora do ProAC/SP na categoria de poesia —, e no livro de contos Tantas que aqui passaram, da escritora e editora Maria Luiza Machado, idealizadora da Mormaço Editorial. Sancho também ilustrou as próprias obras, incluindo seu mais recente lançamento, A Nudez Extinta. Com traços muito sutis, as ilustrações de Sancho trazem imagens aparentemente simples — como um bule de café, por exemplo — que incitam certo estranhamento, abrindo para uma gama de interpretações, num processo semelhante ao da poesia. Ela afirma que a ilustração e a escrita partilham de um aspecto comum: a percepção a partir do campo do imagético. “Costumo partir de cenas que me impactam, que deixam uma forte marca na memória”, conta. Na prosa e na poesia, porém, a maneira como esses recursos são trabalhados por Isabela é distinta. O processo de escrita de poemas envolve um trabalho com a sonoridade do texto, ao passo que, na escrita de contos, a preocupação da autora é com o estabelecimento de temporalidade, espaço, detalhes e sutilezas entre os seres que habitam a narrativa. Para Isabela, o processo da prosa adquire uma forma distinta, com seus desafios particulares, exigindo “um tatear às cegas”. “Boa parte do tempo, escrevo à revelia do sentido contido na história, desconhecendo-o, mas querendo crer que está à espreita e que, em algum momento, se revelará. Quando isso acontece – se acontece -, retorno ao início, e passo a trabalhar suas entrelinhas de acordo.” Alçando vôos: os novos projetos de Isabela Sancho Além do recente lançamento de A Nudez Extinta, Isabela não encerra as publicações para este ano. A autora também está lançando duas plaquetes de poesia: Encavalave, via editora Primata, que conta com ilustrações da autora, e Urna de pólen, via Mormaço Editorial, que traz um diálogo com a artista Flora Nakazone, contando também com uma versão audiovisual dos poemas. Para o futuro, Isabela continua a se dedicar à escrita da prosa, com um novo projeto literário. Confira um trecho do conto A nudez extinta, título que também dá nome ao livro: “[…]Tudo reluz na sala de análises e charutos, até mesmo as sombras. Uma penumbra encorpada, essa das cúpulas sobre os longos sofás de couro. E as estantes de mogno envernizado, e as garrafas de whisky conformando a fluidez. As camurças que forram as paredes, acolchoam os olhos, os ombros. Ao alcance, um globo sépia que faço correr sob a palma da mão.Meu kimono fica bem sem mim, sobre o divã: semidesmaiado, o dragão prateado se enrola entre as flores de cerejeira, murchando a seu bel prazer. No espelho recostado, a dama de espadas pisca, me sorri de volta, e minhas tatuagens ganham vida para depois sumir, destituídas: Alê, meu nome sorvido queixo acima — escuto a faca se afundar na coxa, a bigorna ser martelada; vejo a caveira emergir no antebraço, o crânio do apache ser escapelado, a cabeça de lobo suspender-se no ombro; embaralham-se os alfabetos nas canelas, desbotam-se os ideogramas dos pés, apagam-se os hieróglifos dos punhos; engolfa-me a onda japonesa às costas; pressinto a fuga das carpas pelas coxas, o mergulho da sereia, deglutida; sinto as rosas entrelaçadas nas escápulas se desamarrarem e o coração anatômico se arrancar da flecha no ventre.Se agora houvesse um homem, conheceria minha nudez completa, longínqua, extinta. A nudez da qual me despedi aos treze anos.[…]” |
Estreia na prosa da poeta, ilustradora e psicanalista Isabela Sancho investiga as nuances do trauma em contextos diversos
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