17.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 26, 2024

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA 5ª EDIÇÃO DO “ENCONTRO DE BAMBAS”

Date:

Share post:

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA 5ª EDIÇÃO DO “ENCONTRO DE BAMBAS”

Evento de capoeira movimenta a cidade entre os dias 8 a 10 de julho

A ginga e a beleza da capoeira estarão presentes na quinta edição do “Encontro de Bambas”, que acontece nos dias 8,9 e 10 de julho, no Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade). Entre as atrações do encontro está a exposição fotográfica “Pelo Olhar de Um Capoeira”, do fotógrafo paulista Fabio Augusto Gonçalves Valério. Especialista em registrar capoeira pela sua agência noclickdoFAF, a mostra é composta por mais de 30 cliques sobre essa representação cultural que, em 2014, foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), como patrimônio imaterial da humanidade.

A mostra é composta por registros feitos pelo fotógrafo, ao longo 15 anos, clicando golpes e apresentações teatrais de capoeira por todo o Brasil (São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e Santa Catarina) e também no exterior (Estados Unidos, Finlândia, Espanha e Rússia). “A exposição traz registros de movimentos típicos da capoeira, como rasteiras, tesouras, saltos e floreios, comuns no jogo entre capoeiristas”, antecipa Fábio, que está ansioso em vir, pela primeira vez, fotografar o “Encontro de Bambas” em Brasília.

À frente do Encontro de Bambas está a Mestra Michelinha- Michelle Aruanda- criadora do projeto, que conta com convidadas mulheres, que darão palestras e workshops durante os três dias do evento, como forma de fortalecer o papel da mulher dentro do universo da capoeira, que ao longo dos anos contou com uma predominância masculina. Mas Michelinha faz questão de frisar que o encontro é aberto para todo tipo de público como crianças, jovens e adultos e pessoas de todas as idades, estudantes e/ou profissionais de áreas diversas. “A ideia é usar a prática da capoeira como forma de inclusão social agregando participantes mulheres, negros, homossexuais e quem mais se interessar em conhecer um pouco mais sobre esse movimento, que é tão a cara do Brasil”, acrescenta Michelinha, que convidou o fotógrafo Fábio para expor em Brasília. “O Fábio conhece o mundo da capoeira e sabe bem como registrar os belos movimentos e gingados que estarão agora disponíveis para quem for ao evento”, acrescenta a mestra, que convidou o profissional para ser o responsável pelos registros fotográficos dessa quinta edição do encontro.

Um dos objetivos nesses três dias do “Encontro de Bambas” é buscar o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências de profissionais de diferentes regiões do Brasil, com a participação de capoeiristas, e palestrantes de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Brasília, entre outros.

Exposição: “Pelo Olhar de Um Capoeira”

Dias: 8,9 e 10 de junho

Local: Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade)- Setor de Clubes Esportivos Sul- Trecho 2, conj 10, lote 18, Asa Sul

Horário: Sexta (8/07)- Das 18h às 22h

Sábado (9/07)- Das 9h às 20h

Domingo (10/07)- Das 9h às 13h

Entrada franca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...