17.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024

Fátima Sousa aceitou convite do PSOL para concorrer ao GDF por causa da situação da saúde pública

Date:

Share post:

Em entrevista à TV Comunitária, a enfermeira e professora apresentou o programa de governo para o DF

Adriana de Araújo

A candidata ao Governo do Distrito Federal pelo PSOL, Fátima Sousa, diz que aceitou convite do partido para concorrer ao cargo em razão da situação que o Distrito Federal vive, principalmente, na área da saúde. “Estou conversando com os profissionais de vários hospitais. Ontem estive no Gama e a pediatria estava fechada. Falta leito. Falta remédios. As pessoas esperam um ano, dois para uma cirurgia” disse a candidata em entrevista, a TV Comunitária, nesta segunda-feira (06),

“O caos que essa cidade enfrenta na saúde, na educação, criança desmaiando de fome nas escolas, o trânsito insuportável, esse conjunto de problemas fizeram com que eu me colocasse á disposição dessa cidade que me acolheu” justificou Fátima Sousa.

Fátima Sousa é enfermeira e professora da Faculdade de Saúde da UnB. É paraibana e mora em Brasília há 25 anos. Doutora em Saúde Coletiva é responsável pela implantação do serviço de agente de saúde comunitária no DF, que deu origem ao Saúde da Família. “É em casa que tem que começar o cuidado com a saúde” explicou.

Durante a entrevista, a candidata apresentou seu programa de governo dividido em cindo eixos: Bem viver que engloba saúde, educação e segurança pública; o segundo eixo nomeado cuidar das pessoas, inclui ações desde o nascimento (pré-natal garantido) ao envelhecimento saudável e ativo; a terceira parte do programa se chama economia a serviço da sociedade que trata do investimento público e incentivo para movimentar a economia. “Na hora que você assume uma tarefa, que infelizmente Brasília não teve coragem de assumir ainda, que é a questão do saneamento básico”, você gera empregos e qualidade de vida para a população.

Direito á Cidade que traz itens como regularização de terras, direito á moradia e infraestrutura de transportes, saneamento. A candidata lembrou que Brasília tem uma grande potencial para o turismo em razão de sua arquitetura.

O quinto eixo do programa da candidata pelo PSOL é Povo Governa que prevê uma gestão participativa. “As negociações com a Câmara Legislativa será de portas abertas e a luz do dia”. Fátima prometeu criar conselhos comunitários nas 31 regiões administrativas do DF, como previstos na Lei Orgânica.

A frente do GDF, se eleita, Fátima contou que sua prioridade, para os primeiros dias de governo, será retomar o programa de mutirão de agente de saúde comunitário e zerar as filas dos hospitais. Segundo, a professora “85% das demandas podem ser resolvidas com atenção básica, assim, a gente controla as doenças e evita complicações”. Outra pauta central do programa, de acordo com Fátima, é a ampliação do saneamento básico. “Não fazer tem um preço caríssimo. Expõe a população á doença que você pensa que teriam ficado no século XX”, disse.

Questionada sobre os investimentos para educação, Fátima destacou a necessidade de fazer um plano integrado desde a creche à universidade pública. “O governo do DF vai devolver dinheiro porque não conseguiu aprovar os projetos para construir creches”, criticou. A professora lembrou que a creche é um direito da criança e fundamental, pois é de 0 a 5 anos que se forma a base da educação intelectual infantil.

Fátima ressaltou ainda a necessidade de promover melhor infraestrutura para as escolas públicas. “Na educação não cabe gambiarra é preciso profissionalismo”. A candidata prometeu ainda criar uma universidade distrital com foco em tecnologia e outros cursos de acordo com a necessidade local.

 

Assista entrevista completa

Com base em entrevista realizada pelo Programa Painel da Cidadania e a TV Comunitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Inverno: os benefícios da prática da atividade física para a saúde física e mental

Nesta época do ano, muitas pessoas perdem o ânimo para a prática de atividade física e acabam deixando...

Harmonização de vinho com pão de queijo? Entenda como isso é possível

O Sommelier Gill Baptista, juiz internacional de vinhos e parceiro da Fornalha Mineira, dá dicas de como aproveitar...

Brazil Wine Challenge confere 26 Gran Ouro para cinco países

  Único no Brasil com a chancela da OIV, concurso concedeu 322 Medalhas para 34 vinícolas de 11 países,...

Saiba o que checar antes de comprar produtos recomendados por influenciadores

Especialista alerta sobre os cuidados necessários antes de adquirir produtos eletrônicos Os criadores de conteúdo nas redes sociais têm...