28.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024

Governador e bancada do DF arrancam declaração de Omar Aziz em favor do fundo constitucional

Date:

Share post:

Por Paulo Santos

Nesta terça-feira (30), parte da bancada de senadores e de deputados federais do Distrito Federal e o governador Ibaneis Rocha (MDB), procuraram o senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do arcabouço fiscal (PLP 93/23), que tramita no Senado após a provação na Câmara dos Deputados. A reunião foi na casa do senador em Brasília.

Além do governador, participaram do encontro os senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PDT), o deputado Alberto Fraga (PL) e o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz Júnior.

FCDF é essencial

A comitiva do DF foi mostrar a Omar Aziz os impactos na base de cálculo do fundo constitucional após a inclusão no novo regime fiscal. Segundo dados do GDF, o prejuízo chegará a R$ 87,8 bilhões até 2033, se a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados entrar em vigor.

“Expliquei ao senador Omar que o FCDF é essencial para mantermos a segurança pública dos três poderes e garantirmos a qualidade de vida dos brasilienses. O senador Omar se comprometeu a ouvir a bancada do DF e os governos federal e local”, contou a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Medida injusta

O relator do arcabouço fiscal classificou como “injustiça” a inclusão Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) no teto de crescimento do novo regime aprovado pela Câmara dos Deputados. Aziz se mostrou preocupado com o risco que a medida representa para a manutenção de serviços essenciais de Brasília, custeados pela União por meio do FCDF.

Articulações intensas

Apesar da visível sensibilização do senador Omar Aziz, o governador Ibaneis Rocha reconhece a dificuldade em retirar o fundo constitucional do DF da proposta do arcabouço fiscal. Por conta disso, o chefe do Executivo prometeu intensificar as conversas e negociações os demais senadores, assim como buscar uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PDS-MG).

“Vai ter muita negociação com o governo federal e senadores. Temos que trabalhar muito. Estou conversando com o Rodrigo Pacheco para marcar horário e irmos lá com a bancada fazer essa conversa com ele. Temos falado com vários outros senadores também”, disse Ibaneis ao Metrópoles.

Estratégias

O projeto de lei complementar vai tramitar na Comissão de Assuntos Econômicos antes de ir ao plenário.

De acordo com o senador Izalci Lucas, a bancada do DF tem duas linhas de ação para retirar o FCDF do arcabouço fiscal que está no Senado: por meio de um destaque e, em acordo com a Câmara dos Deputados, aprovar essa modificação.

A segunda saída, em caso de aprovação do projeto como veio da Câmara, é negociar com a liderança do governo para que o presidente Lula vete o item quando a matéria sair do Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eixo Monumental

publicidade

Related articles

Saideira Studiozin

Após quatro anos promovendo um espaço criativo e acolhedor para todas as idades, o Studiozin se despede do...

Fogo de Chão e Label Rouge

Parceria garante ovos caipiras de qualidade e compromisso com sustentabilidadeCom o auxílio e consultoria da ONG Fórum Animal,...

Qual a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

A saúde mental e a qualidade de vida estão intimamente conectadas e se influenciam mutuamente. O que fazemos...