23.5 C
Brasília
domingo, julho 6, 2025

Inclusão da pessoa com deficiência.

Date:

Share post:

A Inclusão está como uma das palavras mais recorrentes, nesta semana.

A busca pelo aperfeiçoamento dos direitos de cidadania provocará reflexões especiais no próximo dia 21 (terça-feira) com o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.  A mesma data também é dia mundial da pessoa com mal de Alzheimer.

No dia seguinte, é de homenagem aos atletas paralímpicos. E, no dia 23 (quinta-feira), é a data internacional da língua de sinais, que promove a inclusão de pessoas surdas.

Em 2018, que tratou de temas como os desafios da mobilidade em grandes cidades e a necessidade de ampliação do mercado de trabalho. Os desafios pelos quais passam as pessoas com deficiência que precisaram readaptar suas vidas, fala das pessoas que, de uma hora para outra, encararam limitações de toda ordem e precisaram reorganizar tudo que estava em volta. Como a história de um jovem casal que superou o trauma de um grave acidente de carro e reinventou o próprio casamento ou do homem que ficou cego aos 44 anos de idade e agora está reaprendendo a viver,  sobre o assunto tratou da histórias de mães com algum tipo de deficiência: de mobilidade, surdez ou deficiência intelectual.

Alzheimer

O dia 21 também é de chamar a atenção para os cuidados e da evolução de tratamento de pessoas com o mal de Alzheimer, sobre a importância da música nos cuidados desses pacientes.

Em junho, agências reguladoras nos Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento para combater uma causa provável da doença de Alzheimer, apesar de uma polêmica questionar os indícios clínicos de que o remédio funciona.

Em 2011, cerca de um milhão de idosos foram diagnosticados com a doença no Brasil. vamos tratar dos primeiros sinais até as fases mais agudas da enfermidade. Explicar o papel da família na atenção, carinho e cuidados. Especialistas já apontavam as necessidades de prevenção.

Atleta paralímpico

O dia seguinte (22), Dia Nacional do Atleta Paralímpico é para homenagear os atletas brasileiros e até chamar a atenção de pessoas com deficiência para a prática de esportes. São vitórias independentemente dos resultados. Neste ano de 2021,  nos jogos de Tóquio, o Brasil foi recordista de medalhas.

Sinais

No dia 23, é a data que celebra uma das ferramentas mais importantes de inclusão de pessoas surdas: a língua de sinais. Cada país tem o seu próprio idioma. Essa realidade dos surdos gera uma confiança e parceria entre pessoas com deficiência auditiva e tradutores.

Dia do Rádio

Por falar em inclusão, no sábado (dia 25) é Dia do Rádio. As emissoras da EBC realizam essa missão de integrar todo o país pelas ondas sonoras com prestação de serviço até as fronteiras, lugares em que o rádio é ainda hoje a principal forma de se informar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Decisão do STF reconhece que tentativa de aumentar IOF extrapola limites constitucionais

CACB considera audiência pública como meio adequado para solução da questão, mas destaca que o ônus não pode...

Afie sua curiosidade…

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...

Brasil se torna maior exportador de animais vivos do mundo, apesar de rejeição da população

O Brasil se tornou, em 2024, o maior exportador de bovinos vivos por via marítima do mundo, ultrapassando...

Diamantina se abre para um novo produto musical

Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanaisPatrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, desde o...