19.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 23, 2025

Internacionalização de franquias brasileiras: oportunidades e desafios em destaqueEstudos mostram o crescimento do setor. 

Date:

Share post:

Um estudo da Associação Brasileira de Franquias (ABF) agitou o cenário empresarial do Brasil e do mundo. O relatório apontou um notável aumento de 16% no número de empreendedores estabelecendo suas franquias em mercados estrangeiros.    
As empresas brasileiras vêm fazendo muito sucesso no exterior e, segundo relatório da ABF que mostra o Desempenho do Franchising Brasileiro, quando se trata de operações internacionais as nossas franquias contabilizam 163 marcas em 106 países. Esse fator tem feito os franqueadores brasileiros considerarem cada vez mais a internacionalização de suas marcas.

Além do crescimento no exterior, é importante destacar o impulso que o setor de franquias tem experimentado nos últimos meses aqui mesmo no Brasil. O último balanço registrou um crescimento nominal de 12,9% no 2º trimestre comparado ao mesmo período do ano passado, com o faturamento saltando de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões. 

Minas Gerais lideram essa estatística com resultados expressivos. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o crescimento foi de 25%. Já em relação ao mesmo intervalo de 2021, houve um aumento de 49,4%, e com o segundo trimestre de 2020, um incrível salto de 118,7%. 

Muitos empresários estão motivados a expandir e, inclusive, investir internacionalmente devido às incertezas políticas, econômicas e jurídicas no Brasil. E para isso, especialistas enfatizam a necessidade de precauções rigorosas ao embarcar nessa jornada.
De acordo com Renato Oliveira, Consultor de Negócios Internacionais na Bicalho Consultoria, “Com um planejamento cuidadoso, conhecimento do mercado local e assistência de consultores especializados, os empreendedores podem expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais, alcançando novas experiências e conquistas”. 
A Bicalho Consultoria, desde 2014, auxilia a internacionalização de empresas brasileiras para os EUA, além de oferecer suporte jurídico na elaboração de contratos e documentos necessários para a abertura de unidades franqueadas.
Franquias brasileiras pelo mundo: 
De acordo com a ABF, os países com marcas brasileiras são:•
Estados Unidos: 61•
Portugal: 41 •
Paraguai: 36 •
Bolívia: 24 •
Angola: 16 •
Colômbia: 16 •
Argentina: 15 •
Chile: 15 •
Peru: 12 •
Equador: 11  

Os EUA continuam no topo da lista de destinos das marcas brasileiras no exterior. Das 163 marcas brasileiras internacionalizadas, 61 estão localizadas no país.

“Temos notado um crescente interesse de empresários brasileiros de franquearem ou levarem suas empresas para o exterior, principalmente nos pós-pandemia, quando o empreendedorismo se mostrou mais evidente. Só aqui no nosso escritório de Belo Horizonte, todos os meses atendemos pelo menos 5 empresas com interesse nessa modalidade, ressalta o consultor.  

A Bicalho é associada na Associação Brasileira de Franchising, e tem longa experiência em formatação e expansão de franquias, no Brasil e no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Fogo de Chão e ONErpm celebram o Dia Mundial do Churrasco com ação especial reunindo grandes nomes da música brasileira

Ação une gastronomia, música e experiência de marca em playlists exclusivas com curadoria de artistas brasileiros.Quando o churrasco...

Dia do Livro: quando a moda e a literatura se encontram

O que seria da história dos heróis, das guerras, das invenções e dos grandes momentos da humanidade sem...

Pascal e os óculos da razão: entre a clareza matemática e os mistérios do coração

Se perguntássemos a Blaise Pascal sobre a ideia de que "saber matemática é como usar óculos de raios-X...

Mais uma surpresa no PT do Distrito Federal.

Surge um novo nome para a disputa da presidência que se aproxima, o nome de uma mulher negra:...