25.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024

IV Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília movimenta cinema do CCBB de 8 a 18 de março

Date:

Share post:

A quarta edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico homenageia o cineasta francês Georges Franju;

Abertura do Festival será no Dia Internacional da Mulher(8), com filmes de 5 cineastas mulheres de diferentes países; Show do Duo Vermelho Wonder (SP), dia 10, na obra Magic Square #3, de Hélio Oiticica

O Festival Internacional do Cinema Fantástico preparou uma seleção de 55 curtas e longas metragens, promovendo um passeio pelos subgêneros: fantasia, ficção científica, horror e outras variações que coloquem o foco em temas intrigantes tratados por esse segmento do cinema. A IV edição do evento, que acontece no CCBB Brasília entre 8 a 18 de março, homenageia o cineasta e roteirista Georges Franju, que fez parte do cinema moderno francês e ganhou reconhecimento por filmes como o terror “Os olhos sem rosto”, que será exibido no Festival. O diretor uruguaio Gustavo Hernández é o convidado especial do FIC Fantástico 2023 e participa de um bate-papo nos dias 17/03, após a exibição de Vírus-32, e no dia 18 realiza pré-estreia do seu mais novo filme, Lobo Feroz e conversa com o público após a sessão.


O cinema fantástico fascina plateias desde os primórdios do cinema e atualmente, mais ainda com as redes sociais, onde realidade e fantasia se confundem.  Na programação, produções nacionais e um recorte internacional, com participação de 25 países sendo eles: África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Bélgica, Brasil, Chéquia, Chile, China, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Palestina, Portugal, Suíça e Uruguai. Além dos filmes, o evento também contará com atividades infantis como a “Oficina de Monstros do Desconhecido-Stop Motion com Massinha” para crianças de 6 a 12 anos, mostras infanto-juvenis na parte da manhã e tarde e mostras noturnas para o público jovem. A programação, que tem entrada franca,      

contará ainda com atividades paralelas como lançamento de livros e bate-papos sobre o cinema e a literatura Fantástica. A classificação indicativa dos filmes pode ser conferida na programação no site bb.com.br/cultura e os ingressos podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

Para a sessão de abertura do IV FIC Fantástico, na quarta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o evento escolheu 5 curtas dirigidos por mulheres de 5 países diferentes para marcar a ocasião.

Na sexta-feira (10) um show musical com o Duo “Vermelho Wonder” (SP) vai acontecer, às 20 horas, na obra “Magic Square #3”, do artista Hélio Oiticica. A dupla é resultado de encontros entre o DJ/produtor Márcio Vermelho e o performer Victor Ivanon/Ivana Wonder, dando origem a uma experimentação que une música e imagens em vídeo.

O IV Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília é uma realização da Tábata Filmes Entretenimento e conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do DF- LIC DF, e parceria com as embaixadas da França e do Uruguai e OEI- Organização dos Estados Íbero-Americanos e do BRA.DA- Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil. Para a curadora e idealizadora do Festival  Josiane Osório, o evento combina com a capital federal. “Brasília é uma cidade visionária e com seus próprios encantos e espaços, que nos proporcionam reflexão ou apenas o puro entretenimento. E o FIC Fantástico já é aguardado pelo público do CCBB e também pelos fãs desse gênero cinematográfico, que atrai tanto público as salas de cinema”, justifica Josi. Entre os destaques desta edição estão os filmes brasileiros “Fogaréu”, “Capitão Astúcia” e “A Lasanha Assassina: O ataque das massas”. “Fogaréu”, com direção de Flávia Neves conta a histórias de crianças que trabalham em situação análoga à escravidão, em uma cidade no interior de Goiás. O longa-metragem ficou em terceiro lugar na mostra Panorama na 72ª edição do Festival de Berlim. “Capitão Astúcia”, de Filipe Gontijo é uma história de aventura, camaradagem e drama. Uma versão brasileira que faz a junção de Dom Quixote e Capitão América. “A Lasanha Assassina: O ataque das massas”, de Ale MacHaddo conta com as vozes de Monique Alfradique, Leandro Hassum e o ícone do terror brasileiro, Zé do Caixão, em um dos seus últimos trabalhos. Entre os internacionais, a curadoria destaca o documentário alemão “A Fada Elétrica”. 

Um momento especial do IV FIC FANTÁSTICO é a mostra em homenagem ao cineasta francês Georges Franju, com exibição de três filmes do diretor. Entre eles, o clássico “Lex Yeux Sans Visage”, que será exibido no dia 15/03, e que em 1960 causou desmaio de expectadores em uma sessão do Festival de Cinema de Edimburgo 1960.  “O surrealismo me ensinou que a razão vem depois da criação, e a criação é uma verdadeira deflagração quando confrontada, não com uma solução, mas com um obstáculo”, costumava dizer Georges Franju.

ATRAÇÃO MUSICAL IV FIC FANTÁSTICO

Uma das novidades desta edição é uma atração musical, que vai acontecer na noite de sexta-feira (10), às 20 horas na obra “Magic Square #3, de Hélio Oiticica. Vermelho Wonder é formado pelo DJ/produtor Márcio Vermelho e Ivana Wonder, alter ego performer de Victor Ivanon. Criativas sessões de estúdio resultaram em pulsantes produções com referências 

de synthpop, italo disco e house music. Em perfeita sinergia artística, a dupla produz uma série de músicas, experimentações em vídeo e performances ao vivo.

Com apresentações memoráveis, o duo alia música, moda e performance. Nada mais dialógico do que unir o show com a obra de Hélio Oiticica como cenário. “Magic Square #3”
sintetiza o pensamento de Oiticica, rompe os limites do quadro, transpõe a tela para o espaço ambiental e propõe uma integração com o espectador como participante ativo da obra de arte. A apresentação do Vermelho Wonder enaltece a instalação e amplia a sinergia por onde se atravessam cores, sons e corpos dançantes para celebrar a potência da arte como exercício da liberdade a céu aberto.

PROGRAMAÇÃO CCBB IV FIC FANTÁSTICO
8 a 18 de Março
INFORMAÇÕES GERAIS:
55 filmes
sendo 11 longas e 44 curtas

A programação do IV Festival de Cinema Fantástico de Brasília conta com filmes de 25 países sendo eles:
África do Sul (1), Alemanha (3), Argélia (1), Argentina (1), Bélgica (3), Brasil (15), Chéquia (1) Chile (1), China (1), Colômbia (1), Cuba (1), Espanha (2), Estados Unidos (2), França (8), Grécia (1) Hungria (2), Israel (1), Itália (2), Japão (1), Malásia (1), México (3), Palestina (1), Portugal (3), Suíça (1) e Uruguai (2).
08/03 – QUARTA-FEIRA
19H00- ABERTURA
Food trucks, coquetel, playlist

20H- MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
TUDO QUE É SÓLIDO DESMANCHA NO AR

HOT ROD, de Juliette Gilot, FRANÇA, 2022, 17m 02
Saadia cursa na escola de mecânica, embora a indústria automobilística esteja em crise. Seus amigos, Charly e Titi, fazem uma brincadeira para animá-la: e se o carro do futuro fosse um cavalo? Contra todas as probabilidades, Saadia troca sua scooter por um enorme burro de carga que ela traz de volta ao coração de seu projeto habitacional.

BETTY’S BURNING, de Camille Vigny, BÉLGICA, 2022, 15m
Para terminar um relacionamento tóxico e violento, Betty ateou fogo em si mesma. Durante as semanas que se seguiram à tragédia, na unidade de queimados do hospital, oscilando entre a fantasia e a realidade, ela reconstruirá seu corpo e curará o terror que seu companheiro havia criado nela.

WE CAME FOR THE WINGS, WE STAYED BECAUSE WE COULDN’T FLY, de Neta Miriam Perez, ISRAEL, 2021, 5m
Uma história sobre cinco lobos solitários que não encontram seu lugar na floresta, unidos por um motivo – o desejo de voar. Uma poética e alegórica história sobre a despedida.

O HOMEM DO LIXO, de Laura Gonçalves, PORTUGAL, 2022, 11m 50
Numa tarde quente de Agosto, a família se junta à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.

LOÏE FULLER: A FADA ELÉCTRICA (LOÏE FULLER – DIE PP
ELEKTRISCHE FEE), de Betina Kuntzsch, ALEMANHA, 2022, 16m
Este documentário de animação conta a história da dançarina serpentina Loïe Fuller (1862 – 1928). Numerosos documentos fotográficos e cinematográficos, desenhos e animações reconstroem sua vida e mostram o entusiasmo do público por suas performances teatrais mal documentadas.
09/03 – QUINTA-FEIRA
15h MOSTRA COMPETITIVA INFANTIL- CLASSIFICAÇÃO LIVRE
JARDIM SECRETO (INFANTO-JUVENIL)

HELLSCAPE, de Alixe Devaux, Camille Leroux, Félicia Poggi, Clémence Lacoume, Lara Brière e Valentine Wilke, FRANÇA, 2022, 6m15
Enyo é uma guerreira corajosa e ousada determinada a trazer de volta seu mentor morto do Inferno. Em sua busca, Enyo conhece Cerberus e torna-se amiga dele.

ESTÁTICA, de Gabriela Queiroz, BRASIL, 2022, 12m27
Acessibilidade: filme nacional com legenda em português
Uma solitária recepcionista acorda do seu cochilo pós-almoço com o corpo absurdamente carregado de estática. Ela precisa se livrar de toda essa energia antes que frite de vez os eletrônicos do escritório e, para isso, apela para o medroso cara da limpeza.

APOCALYPSE DOG, de Aziliz Le Clainche, Camille Nasarre, Jing Qian, Juliette Barraux, Emma Plumey, Lucile Arnaud e Solène Cauchie, FRANÇA, 2022, 7m25
Em um universo pós-apocalíptico, Bob e seu cachorro Pasha sobrevivem em um terreno baldio. Eles estão com fome, com sede e cansados. Quando de repente, eles avistam uma cidade ao longe!

O VOO DAS MANTAS, de Bruno Carnide, PORTUGAL e ESPANHA, 2021, 7m
Tudo começou como todas as histórias começam, no começo. Quando eu era mais nova, minha mãe me sentava no colo, e me dizia que, todos os dias, as arraias saíam voando do mar, às centenas!

THE SEINE’S TEARS, de Yanis Belaid, Eliott Benard, Nicolas Mayeur, Etienne Moulin, Hadrien Pinot, Lisa Vicente, Philippine Singer e Alice Letailleur, FRANÇA, 2021, 8m49
LEGENDADO
17 de outubro de 1961, trabalhadores argelinos saem às ruas para se manifestar contra o toque de recolher obrigatório imposto pela polícia da prefeitura.

COLARES, TALVEZ, de Sandro Vilanova, BRASIL, 2021, 25m
Acessibilidade: filme nacional com legenda em português
Um visitante misterioso começa a perambular pela Ilha de Colares depois que um objeto luminoso é visto caindo do céu. Após ser atacado por uma força invisível, o visitante é acolhido por um grupo de pescadores que lhe contarão histórias sobre a região.

16H30- Bate-papo sobre direção de arte com Maíra Carvalho do coletivo BRA.DA.

19H MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
OS ICEBERGS ME LEVARAM PRA PERTO DE TI(TANIC)

OS OSSOS (LOS HUESOS), de Cristóbal León e Joaquín Cociña, CHILE, 2021, 14m22
Los Huesos é um relato fictício do primeiro filme de animação stop-motion do mundo. Datado de 1901 e escavado em 2021, quando o Chile redigiu uma nova Constituição, a filmagem documenta um ritual realizado por uma menina que parece usar cadáveres humanos.

A PRAIA DO FIM DO MUNDO, de Petrus Cariry, BRASIL, 2021, 88m
Em Ciarema, o avanço do mar desabriga famílias. Alice mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, mas Helena deseja permanecer em frente ao mar.
10/03 – SEXTA-FEIRA

15H MOSTRA COMPETITIVA INFANTIL-LIVRE
JARDIM SECRETO 1 (REPRISE)
HELLSCAPE 6’15”
APOCALIPSE DOG 7:25´
ESTÁTICA – 12:27
O VOO DAS MANTAS 7´
THE SEINE’S TEARS – 8:49′
COLARES, TALVEZ 25´

17H MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
LABIRINTO DE PAIXÕES CATABÁTICAS

THE RAVEN (LE CORBEAU), de Olivier Dubucq, Julien Parmentier, Edouard Fizaine, Lisa Fortrie, Léa Legueulle, Elisa Garcia Romeu e Lisa Fortrie, FRANÇA – 2022, 6m30

Incapaz de superar a morte de sua esposa, um dramaturgo anteriormente bem-sucedido e agora isolado presencia seu mundo quebrar mais uma vez quando uma criatura misteriosa o joga em visões metafóricas de sua antiga relação.

ASTERIÓN, de Francesco Montagner, CHÉQUIA, 2022, 15m
Sob o sol escaldante, um touro solitário espera incansavelmente, enquanto um homem mergulha nas águas mais escuras de sua persona, em sua tentativa comum de derrotar a morte.

SEEING WHAT YOU SEE, de Mátyás Szabó, HUNGRIA, 2023, 103 m
Ábel trabalha para uma companhia que resgata crianças. Ele tem uma habilidade especial: sempre que fecha seus olhos ele pode ver pelos olhos de uma criança perdida e assim ajuda a salvá-la. Entretanto, tudo muda quando ele comete um erro e se conecta aos olhos de uma mulher adulta.

20H OCUPAÇÃO DA OBRA “MAGIG SQUARE #3”, DE HÉLIO OITICICA
21H SHOW DO VERMELHO WONDER
*Classificação indicativa 16 anos
11/03 – SÁBADO

9H30 OFICINA DE MONSTROS DO DESCONHECIDO
STOP MOTINON COM MASSINHA-BRIDA
Inscrição prévia, mais informações pelo instagram @ficfantastico
Idade: 7 a 12 anos

10H30 MOSTRA COMPETITIVA-CLASSIFICAÇÃO LIVRE
JARDIM SECRETO 2 (INFANTIL)

THE PILLAR OF STRENGTH, de Ayie Ibrahim, MALÁSIA, 2021, 7M32
Quando o ser humano valoriza a vida da natureza, a respeitando e aprendendo com ela, então a relação amorosa entre a natureza e o ser humano é fortalecida.
“The Pillar of Strength” é uma história sobre as pessoas no arquipélago de Bornéu e suas crenças ancestrais dos deuses na natureza.

TROLL GIRL, de Kay Carmichael, ÁFRICA DO SUL, 2021, 8M36
Uma criança troll, criada por uma freira em uma aldeia humana, desafia suas próprias inseguranças e os medos dos aldeões para salvar sua mãe do perigo.

COMEDORES DE SONHOS, de Mike da Silva Wanderroscky, BRASIL, 2022, 7m44
Acessibilidade: filme nacional com legenda em português

O curta conta a história de duas criaturas da raça comedores de sonhos que precisam se alimentar de sonhos de crianças humanas. A trama se desenvolve com um pai comedor de
sonhos ensinando ao filho como caçar pela primeira vez. Eles entram em quartos de crianças para tentar fazer um lanchinho e algo misterioso muda o futuro de todos.

SUPER-HERÓIS, de Rafael de Andrade, BRASIL, 2022, 12m30
Acessibilidade: filme nacional com legenda em português

Os super-heróis famosos se ocupam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Heróis anônimos podem estar mais perto do que imaginamos e, neste divertido filme, eles serão relevados.

A BRUXA DO TERCEIRO ANDAR, de Gabriel Smithy e Mateus Dias, BRASIL, 2019, 15m19
Pedro precisa recuperar sua bolinha preferida, mas para isso ele deve enfrentar seu maior medo. A Bruxa que mora no terceiro andar.

14H OFICINA DE MONSTROS DO DESCONHECIDO
STOP MOTION COM MASSINHA COM BRIDA ABAJUR
Inscrição prévia, mais informações pelo instagram @ficfantastico
Idade: 7 a 12 anos

15H- MOSTRA COMPETITIVA-CLASSIFICAÇÃO LIVRE
O LIVRO DE TODAS AS COISAS
Sessão adaptada para o espectro autista

WITCHFAIRY, de Cedric Igodt e David Van de Weyer, BÉLGICA, 2022, 15m
Uma jovem fada vive em um castelo com torres douradas no alto do céu. Ela está cansada de ser uma fada. Ela sempre tem que ser doce, usar vestidos rosa e acenar com varinhas mágicas. Ela quer se tornar uma bruxa. Depois de discutir com a mãe, ela faz as malas e sai do castelo para explorar a floresta das bruxas.

APOCALYPSE DOG, de Aziliz Le Clainche, Camille Nasarre, Jing Qian, Juliette Barraux, Emma Plumey, Lucile Arnaud e Solène Cauchie, FRANÇA, 2022, 7M25
Em um universo pós-apocalíptico, Bob e seu cachorro Pasha sobrevivem em um terreno baldio. Eles estão com fome, com sede e cansados. Quando de repente, eles avistam uma cidade ao longe!

WHITE NIGHT, de Issam Taachit, ARGÉLIA, 2021, 7m12
No topo das montanhas de Aurés, de cima de um dos altos cedros do Atlântico, a neve acumulada no inverno cai em frente a uma casa quentinha e se divide em três bolas formando um boneco de neve. A partir daí o boneco de neve e menina, que vive naquela casa, vivem belos momentos.

BOY BY THE WINDOW, de Ks Zhang, CHINA, 2022, 4m

Toda vez que o garoto abre a cortina do seu quarto, sua janela se conecta com uma janela diferente. Todos temos uma janela assim? Talvez nós estejamos repetindo histórias parecidas.

O MENINO E O ELEFANTE, de Sonia Gerbeaud, FRANÇA, 2022, 7 m
A chegada de um novo aluno com cabeça de elefante na sala de aula provoca zombaria e sarcasmo. Um dos alunos parece cativado e perturbado por esta estranha criança.

15H- LANÇAMENTOS DE LIVROS
Livros: Imaginários Vol. 5 e Delirium Tremens de Tiago Palma
Hope Killers, de Thiago Moysés.
Bate-papo com o crítico Rodrigo Fonseca (RJ)
Local: CCBB em frente à loja Mão Brasileira

17H-MOSTRA COMPETITIVA-16 ANOS
SUSTOS ABAIXO DE 80º NUMA ESTAÇÃO QUALQUER

CONTO DOS LOBOS, de Matheus Amorim, BRASIL, 2022, 19m 23
Em uma pequena cidade interiorana, uma adolescente com deficiência visual almeja chegar a casa de sua avó, mas os encontros pelos caminhos nem sempre são seguros.

MAX AND THE FREAKS, de Nathan Clement, SUÍÇA, 2021, 17m 37
Max mergulha em uma noite nebulosa para descobrir sua verdadeira identidade. Ele se depara com os habitantes de um submundo onírico pelo qual alguns o fazem se perder e outros o guiam, ensinando-lhe o valor do amor.

ABJETAS 288, de Júlia Da Costa e Renata Mourão, BRASIL, 2020, 20m
Acessibilidade: filme nacional com legenda em português
Em um futuro distópico, Joana e Valenza fazem uma viagem por uma cidade do nordeste brasileiro. Por meio de música eletrônica e uma trilha barulhenta, as personagens caminham pelas ruas interpretando o que sentem ao viver nesta sociedade e tentam compreendê-la.

19H- MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
A HORA DO ARREPIO, VOCÊ ME DÁ CALAFRIOS

SLOUCH, de Michael Bohnenstingl, ALEMANHA, 2022, 18m
O aspirante a lenda musical Slouch é pressionado por seu demônio compositor Nuffti a mergulhar fundo em suas emoções mais sombrias, enquanto sua namorada Lisa está grávida e quer que ele faça a transição para uma vida familiar harmoniosa…

WALD, de Christian Groen, EUA – 2022, 8m 47Wald, um monge que vive em um futuro distante, enquanto vasculha as terras desoladas, ganha e perde seu primeiro amigo. Enfrentando o ciclo interminável de renascimento e destruição.

A LASANHA ASSASSINA – O ATAQUE DAS MASSAS, de Ale McHaddo, BRASIL, 2022, 90m
Rebeca e sua família mudam-se para uma casa abandonada que tem um passado sinistro. Seu pai quer reformar a casa e transformá-la em uma rotisseria. Com ajuda de seu vizinho Lucas, Rebeca descobre que os ex-moradores foram atacados por uma estranha criatura: A Lasanha Assassina. O monstro ganha força e cresce conforme se alimenta pelos restos de comida jogados pelos canos e, na inauguração da cantina, a Lasanha ataca novamente.
12/03 – DOMINGO
9H30 OFICINA DE MOSTROS DO DESCONHECIDO
STOP MOTINON COM MASSINHA COM BRIDA ABAJUR

Inscrição prévia, mais informações pelo instagram @ficfantastico
Idade: 7 a 12 anos

10H30- MOSTRA COMPETITIVA- CLASSIFICAÇÃO LIVRE
O LIVRO DE TODAS AS COISAS (REPRISE)

Sessão adaptada para o espectro autista
WITCHFAIRY 15´
APOCALIPSE DOG 7’25”
WHITE NIGHT 7’12”
BOY BY THE WINDOW 3:55´
O MENINO E O ELEFANTE, 7 m

14H OFICINA DE MOSTROS DO DESCONHECIDO
STOP MOTION COM MASSINHA COM BRIDA ABAJUR
Inscrição prévia, mais informações pelo instagram @ficfantastico
Idade: 7 a 12 anos

15H- MOSTRA COMPETITIVA- CLASSIFICAÇÃO LIVRE
JARDIM SECRETO 2 (INFANTIL) (reprise)

THE PILLAR OF STRENGTH 7:32′
TROLL GIRL 8′
COMEDORES DE SONHOS 8′
SUPER HERÓIS 12’30”
A BRUXA DO TERCEIRO ANDAR 15’19”

17H- MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS

NÃO DUVIDE DESSA HISTÓRIA, TUDO VAI DERRETER

NIGHT, de Ahmad Saleh, PALESTINA, 2021, 16m

A poeira da guerra mantém os olhos insones. A noite traz paz e sono para todas as pessoas na cidade quebrada. Apenas os olhos da mãe da criança desaparecida permanecem resistentes. A noite deve induzi-la a dormir para salvar sua alma.

LONG PIG, de Riccardo Suriano, ITÁLIA, 2020, 8m30
Uma grande cidade metropolitana luta para se manter unida após uma série de sequestros na área. Poderia o possível sequestrador estar escondido à vista de todos? O mal não tem que seguir um conjunto específico e regras e certamente não leva em conta a existência de outros. Está à espreita em todos os cantos..

SQUISH, de Xavier Seron, BÉLGICA, 2020, 20m
FLO tem que ir para Marrakech para trabalhar. Então, é TOM quem cuida de SAM. Flo deixou-lhe uma lista de tarefas a cumprir. Apesar disso, Tom esqueceu o curso de violão de Sam. Flo liga para culpá-lo. Tom odeia ser pego. Ele pega Sam. O carro sai da garagem a toda velocidade. SQUISH. Tom acabou de esmagar alguma coisa..

PUZZLE (LA ÚLTIMA PIEZA), de Ricardo Muñoz Senior, MÉXICO, 2021, 14m25
Em uma sociedade distópica, Albertini deve enfrentar uma administração abusiva e indiferente apenas para completar um simples quebra-cabeça.

19H MOSTRA COMPETITIVA- 18 ANOS
A TUA PRESENÇA

KING,de Emily Ufken, ALEMANHA, 2021, 5m
Enquanto estava em reabilitação, um jovem relata sua queda no vício em jogos. O documentário animado “King” oferece um entendimento íntimo sobre uma enfermidade psicológica que geralmente é deixada de lado.
KUNG FU ALLEF – A lenda do tigre vermelho, de Gabriel Pinheiro, BRASIL, 2022, 10m
Kung Fu Allef é um lutador que mistura break dance e kung fu. Ele tem que aprender a superar seus medos com os ensinamentos de sua Sensei, Lady Azumi, para enfrentar o sanguinário Karatê Jones, em uma luta brutal onde apenas um sairá vivo.

O MESTRE DA FUMAÇA, de Andre Sigwalt e Augusto Soares, 2022, 104 m, 18 anos
Os irmãos Gabriel e Daniel se veem amaldiçoados pela máfia chinesa com a temida Vingança das 3 Gerações, que já ceifou a vida do avô e do pai de ambos. Para sobreviver, um dos irmãos precisa aprender os segredos do Estilo da Fumaça, uma arte marcial cannábica ancestral, pouco conhecida e controversa, ensinada por um mestre único.
14/03 – TERÇA – FEIRA
19H MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
VADE-RETRO MAS VOLTE PARA O SOL DA MEIA-NOITE

TUNDRA, de José Luis Aparício, CUBA, 2021, 30 m

Walfrido Larduet, um eletricista solitário, sonha com a Mulher Vermelha, cuja imagem persiste e se torna uma obsessão. Algo lhe diz que ela está perto.

MAR INFINITO, de Carlos Amaral, PORTUGAL, 2021, 79m
Numa existência paralela, Pedro batalha para se juntar ao êxodo humano rumo a outro planeta. Ele vive assolado por sonhos e frustrações de ser deixado para trás até que conhece Eva, que desafia os seus objetivos. Mas é num planeta inundado que ele acaba sozinho, a procurá-la, ao mesmo que é confrontado com o propósito da sua viagem.
15/03 – QUARTA –FEIRA
15H MOSTRA COMPETITIVA- CLASSIFICAÇÃO LIVRE
JARDIM SECRETO 2 (INFANTIL)

THE PILLAR OF STRENGTH 7:32′
TROLL GIRL 8′
COMEDORES DE SONHOS 8′
SUPER HERÓIS 12’30”

A BRUXA DO TERCEIRO ANDAR 15’19”

17H – HOMENAGEM A GEORGES FRANJU – 16 ANOS

OS OLHOS SEM ROSTO (LES YEUX SANS VISAGE) – França, 1959, 88 minutos
Um cirurgião causa um acidente que deixa sua filha desfigurada e faz de tudo para dar a ela um novo rosto.

18H30 – BATE-PAPO SOBRE O FILME “OS OLHOS SEM ROSTO” DE GEORGES FRANJU COM CIRO MARCONDES
Com tradução em libras
19H30 MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
ESQUEÇA QUE ME CONHECEU, ESTOU DERRETIDO

NO TRONO DE XERXES (ON XERXES’ THRONE), de Evi Kalogiropoulou, GRÉCIA, 2022, 15 m
Um local de trabalho distópico no estaleiro Perama. A proibição do toque alienou a comunicação transformando o estaleiro em uma paisagem carregada de sensualidade reprimida para além dos desejos heteronormativos estereotipados.

CARNÍVORO (MEAT), de Lander Castro, ESPANHA, 2021, 6m26
Uma mãe acorda no meio da noite por causa dos barulhos vindos do quarto de sua filha, Ângela. Ao chegar lá, ela percebe que a filha não está se comportando normalmente.

AN EVENING WITH FATHER, de Zachary Margolis, EUA, 2022, 6m30

No banheiro, a magia pode acontecer.

DEODATO HOLOCAUST, de Felipe M. Guerra, BRASIL, 2019, 76m
Acessibilidade: filme nacional com legenda em português
Dos criadores de “FantastiCozzi”, um novo documentário sobre a vida e a carreira do controverso diretor italiano Ruggero Deodato.
16/03 – QUINTA-FEIRA
15H- MOSTRA COMPETITIVA-LIVRE
AQUI VAI TER PINGUIM
Sessão especial dedicada ao público dos mais vividos
CAPITÃO ASTÚCIA, de Filipe Gontijo, BRASIL, 2021, 90m
Ex-astro mirim frustrado, Santiago se refugia com o avô para escapar de um revival da carreira televisiva. Mas, ele não imaginava que encontraria o velho determinado a se transformar literalmente num super-herói.

19H-MOSTRA COMPETITIVA- 16 ANOS
MEU MUNDO DERRETEU

INVISÍVEL, de Esteban Garcia Garzon, COLÔMBIA, 2022, 19 m
Azen, menino de 9 anos, começa a ver estranhos seres na selva. Ele deve decidir se aceita entrar em seu mundo mágico ou se permite que a selva continue se enchendo de cadáveres do conflito armado.

FOGARÉU, de Flávia Neves, BRASIL / FRANÇA, 2022, 100m
Fernanda volta para a fazenda de seu tio em Goiás após viver distante por muitos anos, trazendo as cinzas de sua falecida mãe adotiva de volta para casa. A sua aparência e a busca pela verdade sobre suas raízes abalam a fachada da família de classe média.
17/03 – SEXTA-FEIRA
15H- MOSTRA COMPETITIVA-16 ANOS
FOCAS CARNÍVORAS DA ANTÁRTIDA

TIO, de Juan J. Medina, MÉXICO, 2021, 12m
Em seu primeiro dia de trabalho como mineiro, Martin, um adolescente arrogante, aprenderá a importância dos rituais e do respeito aos ancestrais.

INNER VOICES, de Koki SAITO, JAPÃO, 2022, 3m13
?Episódio 1: Eles eram um e meio
Um gato alcoólatra encara um farol. Carregando a presença de seu dono que se foi.
?Episódio 2: Eles Eram Zero e Meio
Um cavalo à procura de um gato.

VÍRUS-32, de Gustavo Hernández, URUGUAI, ARGENTINA, 2022, 90M
Exibição do filme com a presença do diretor.

Um vírus de rápida propagação transforma as pessoas em zumbis caçadores inteligentes, ultra-violentos e extremamente rápidos. Após cada onda de ataque dos monstros, eles ficam incapacitados por 32 segundos enquanto recuperam suas forças.
*Após a sessão acontece um bate-papo com o diretor Gustavo Hernández

16H30- LANÇAMENTO DE LIVROS

Livros: Zip! Quadrinhos & Cultura Pop de Ciro Inácio Marcondes
Poderes das Trevas – A enigmática versão estendida de Drácula de Bram Stoker (Editoras: Ex Machina | Sagarana förlag | Clepsidra)
Local: CCBB em frente à loja Mão Brasileira
18/03 – SÁBADO
10H30-MOSTRA COMPETITIVA- CLASSIFICAÇÃO LIVRE
TEM POLVO AZUL NA ANTÁRTIDA

CLAIR DE LUNE, de Fabio Bozzetto e Diego Zucchi, ITÁLIA, 2022, 7 m
As almas invisíveis da natureza se escondem em uma floresta cada vez mais ameaçada pelas atividades humanas. Durante uma noite de lua cheia, eles tentam uma saída desesperada para sobreviver.

MINHA AVÓ MATILDE (MI ABUELA MATILDE), de Miguel Anaya Borja, MÉXICO, 2021, 11m
A pequena Maria foi deixada aos cuidados de sua avó, que tem o desejo de ensinar seus pequenos ofícios. A relação entre eles fica tensa, até que sua avó se lembra de um segredo que guarda desde a infância…

BRUCE SPIKE E A BATALHA DA BERINGELA, de Caru Roelis, BRASIL, 2022, 7m
Aurélio Sousa é uma criança de 6 anos que não gosta de vegetais, muito menos berinjela, o legume do dia na mesa da família Sousa. A mãe, Denise, fará de tudo para que seu filho reconsidere essa decisão e experimente o legume, até mesmo embarcar na imaginação do filho. Aurélio resistirá ao legume estranho?

A BRUXA DO TERCEIRO ANDAR – 15m19

15H-SESSÃO ESPECIAL COM A PRESENÇA DO DIRETOR GUSTAVO HERNÁNDEZ- 16 ANOS

Pré-estreia do longa LOBO FEROZ seguida de bate-papo com o diretor.
LOBO FEROZ, de Gustavo Hernández, URUGUAI / ESPANHA, 2023, 105 m
Thriller policial hispano-uruguaio.

Um policial a margem da lei e uma mulher em busca de vingança se cruzam obcecados em descobrir o assassino por trás dos crimes brutais.

SERVIÇO

CCBB BRASÍLIA
De: 8 a 18 de março
Ingressos: Entrada franca com retirada de ingresso na bilheteria com uma 1 hora de antecedência
Ingressos para a ocupação do Magic Square #3 com show do Vermelho Wonder: Entrada franca com retirada de ingresso no site do CCBB (www.bb.com.br/cultura) ou na bilheteria do CCBB a partir do dia 3 de março
Horário de funcionamento CCBB: De terça-feira a domingo das 9h às 21 h
Centro Cultural Banco do Brasil
SCES Trecho 2, Brasília DF, De Terça a Domingo das 9 h às 21 h, (61) 31087600
Informações:
Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...