24.5 C
Brasília
domingo, março 16, 2025

Livro do educador ambiental Marcelo Bizerril detalha a vida e as características do cerrado brasileiro sob a perspectiva ecológica, cultural, social e política

Date:

Share post:

De maneira acessível, autor brasiliense mostra a beleza do bioma, apontando problemas e saídas para as situações vividas na região.

Maior bioma do Brasil depois da Amazônia, o Cerrado tem importância social e ambiental inegáveis e ocupa 2 milhões de quilômetros, em estados como Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Pantanal, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Sua formação vegetal carrega uma grande biodiversidade e, assim como outros biomas, tem sofrido com o desmatamento e demais problemas sociais e ambientais. Para mostrar a história e a relação da conhecida savana brasileira com o nosso país e com o planeta, o biólogo e educador ambiental Marcelo Bizerril escreveu o livro Cerrado – o que o Brasil pode aprender com ele(Editora Saraiva, selo da SOMOS Educação).

Lançado no ultimo dia 14 de dezembro em Brasília, na Livraria Sortir – Asa Norte, a obra faz uma visão crítica sobre os aspectos ambiental, cultural, político e social, destacando um panorama da ecologia do Cerrado.

“Neste livro, quis abordar a questão regional em paralelo com a global, e contribuir para pensarmos este bioma em todos os seus âmbitos, para debater como podemos seguir preservando-o”, diz o autor.

Voltado para jovens e curiosos sobre o tema – além de contribuir com informações também para a formação de professores –, o livro conta com cinco capítulos distribuídos de forma a contemplar desde o cenário macro do Cerrado até o micro, passando pelas soluções possíveis em relação ao desmatamento, por exemplo. O projeto gráfico arejado e repleto de imagens contribui para dar um caráter fluído e acessível para a leitura, com diversos boxes de curiosidades sobre esse bioma.

O autor detalha logo de início o modo como vemos o mundo e o Cerrado, apresentando pessoas e descobertas fundamentais para mudar nossa forma de ver a natureza, a vida e as sociedades humanas, pontuando, inclusive, que o Cerrado ficou também conhecido como a “caixa d´água” do Brasil. Em seguida, Bizerril explica como se desenvolveram a fauna e flora da região, ressaltando a importância de animais como o lobo-guará (símbolo da região), o tamanduá-bandeira e a anta (em perigo de extinção), além das plantas típicas como o Jatobá e o fruto da lobeira (que pode ser utilizado para tratar doenças e para a alimentação). O autor destaca ainda a relação humana com esse ecossistema e a vida cultural existente na região, apresentando manifestações características do local, como a folia de reis e a sussa, não esquecendo de abordar a importância de sua ocupação e economia locais, além de discutir o futuro do Cerrado e apontar caminhos para problemas como a diminuição do volume de água do rio Araguaia (o mais importante da região) e o desmatamento de suas margens.

Ao final de cada capítulo, o educador ambiental esmiuça 1 ou mais pontos dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU (os chamados ODS), de acordo com o que foi debatido em cada unidade, fazendo com que o leitor reflita sobre a necessidade de pensar globalmente e agir localmente. “Minha ideia é que todos possam pensar em caminhos que possam fortalecer esses objetivos que se popularizaram e que precisam urgentemente serem alcançados. Queria que as pessoas compreendessem nossa relação com o ambiente, nossa história evolutiva para então considerar e avaliar para onde queremos andar e quais alternativas temos”, conclui Bizerril.

Sobre o autor:

Marcelo Bizerril é professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em ecologia, atua há mais de 20 anos na formação de professores e em projetos relacionados à educação ambiental. É autor de livros paradidáticos e literários, entre eles, Vivendo no Cerrado e aprendendo com ele, Outros Quinhentos eSavanas, todos publicados pela Editora Saraiva. Escreveu ainda vários textos científicos publicados em diversos países.

Serviço:

Título: Cerrado – o que o Brasil pode aprender com ele

Autor: Marcelo Bizerril

Editora: Saraiva

Número de Páginas: 68

Preço:  R$ 92,00

Onde encontrar: www.coletivoleitor.com.br

Local: livraria Sortir – CLN, 403, bloco C, loja 7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O fascínio pela aparência: reflexões sobre o valor da virtude

A sociedade, desde tempos imemoriais, tem demonstrado uma inclinação natural por aquilo que os olhos podem ver, especialmente...

A injustiça em um lugar é a semente do caos em todo lugar

A frase de Martin Luther King Jr., “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em...

Higino França: Uma Jornada de Dedicação e Empreendedorismo

Higino França chegou a Brasília em 1974, vindo de uma família de Fortaleza, com o objetivo de construir...

Quão feliz é o brasiliense?  

Pesquisa inédita baseada na Ciência da Felicidade quer medir o índice de felicidade bruta da Capital Federal; saiba...