18.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 25, 2024

MAB quase pronto para ser entregue ainda neste semestre

Date:

Share post:

MAB quase pronto para ser entregue ainda neste semestre

Cronograma de restauração do Museu de Arte segue inalterado e em breve Brasília irá ganhar um polo de cultura

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, e o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, realizaram nesta quinta-feira (02) uma visita técnica ao canteiro de obras do Museu de Arte de Brasília (MAB), cujos trabalhos já estão na fase final, permitindo que seja resgatado ainda este semestre um dos mais emblemáticos equipamentos culturais do DF.

“Estamos dando um passo importante em direção a um projeto ainda mais arrojado, transformando toda essa área no entorno do Museu, até a Concha Acústica, em polo cultural”, afirmou o titular da pasta, acompanhado do subsecretário de Patrimônio Cultural (Supac), Demétrio Carneiro, e da Novacap, Virgínia Cussi Sanchez.

“Este será um espaço para novos experimentos da arte de Brasília, um lugar de invenções”, acrescentou.

A dinamização da área, localizada às margens do Lago Paranoá, segundo o secretário Bartolomeu, integra os planos do governador Ibaneis Rocha de oferecer à população novas alternativas de lazer, ao mesmo tempo em que atrai investimentos da economia criativa.

Para o presidente da Novacap, a obra do que já se pode chamar de novo MAB mudou completamente a paisagem e vai se tornar uma referência numa cidade que se caracteriza como patrimônio cultural da humanidade.

“Estou impressionado com a qualidade da estrutura do museu, que praticamente renasceu como um equipamento novo em folha”, disse.

As instalações visitadas atendem todas as necessidades de segurança, acessibilidade e contemplam espaços adequados para abrigar reserva técnica, laboratório de restauro e conservação, sala de triagem para recebimento e avaliação de obras, colocação de placas fotovoltaicas na cobertura para geração de energia e climatização dos locais de exposição de acervos.

O MAB possui uma história de 35 anos, desde que foi criado por iniciativa da então Secretaria de Educação e Cultura. O museu detém um acervo de centenas de obras significativas da produção de artes visuais, moderna e contemporânea, provenientes de doações e prêmios aquisitivos de salões locais e nacionais. Este acervo se caracteriza pela diversidade de técnicas e materiais das obras, como pintura, gravura, desenho, fotografia, escultura, objetos e instalações, que vão da década de 50 ao ano de 2001.

O MAB ocupa área construída de 4.800 m² e está situado às margens do Lago Paranoá, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anvisa lança Consulta Pública nº 1224/2023 sobre a manutenção das Bulas Impressas de Medicamentos

Consulta, lançada em 20 de dezembro, tem validade de 90 dias, sendo esperada a participação de todos os...

Personalidades se manifestam sobre Consulta Pública da Anvisa em relação à manutenção das Bulas Impressas de Medicamentos

Capitão Cafu, a jornalista Leo Áquila, a atriz Elizabeth Savala e o ator Thiago Picchi gravaram vídeos em...

Em evento do Lide Brasília, governador Ibaneis Rocha e secretário Ney Ferraz anunciam investimentos até R$ 6 bilhões*

Após fechar o ano de 2023 com superávit de R$ 2,6 bilhões nas contas públicas, o Governo do...

Ressaca de Carnaval com Adriana Samartini na Clube.Co

No dia 24 de fevereiro, sábado, o complexo esportivo localizado no Setor de Clubes Sul, promove um animado...