18.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 4, 2025

Maninha na construção feminista do DF

Date:

Share post:

A candidata a deputada federal foi uma das primeiras mulheres a ocupar os espaços de poder e decisão em Brasília

Por Gabriela Lobato

No dia 01 de setembro de 2018, aconteceu em Brasília o lançamento da Plataforma Feminista do Distrito Federal para as eleições de 2018. O evento foi uma reunião para compilar propostas de políticas públicas em defesa da vida feminina. Mais de 150 mulheres, entre representantes de partidos políticos, movimento social, sindicatos e mulheres independentes, se reuniram ao longo de nove meses para a construção da plataforma.

Na ocasião, a candidata a deputada federal pelo PSOL, Maninha, definiu a plataforma como um registro histórico, o qual trata de todos os direitos das mulheres, como os direitos sexuais e reprodutivos, de enfrentamento à violência, de saúde etc. “Esta plataforma não terá efeito se nós mulheres não nos juntarmos para que na política possamos ter uma representação real, para que nós não sejamos 30 ou 40 no Congresso Nacional no meio de 500, sem ter a nossa voz ouvida”, defende.

A candidata enalteceu o engajamento das companheiras de esquerda, que assim como ela têm representado e ajudado a construir as pautas feministas na política. Maninha relembrou sua própria trajetória. Desde 1967, na Universidade de Brasília (UnB), onde cursou Medicina, despertou-se para a militância durante a Ditadura Militar. São cerca de 50 anos de ativismo político, entre a Secretaria de Saúde do DF, dois mandatos para deputada distrital e um mandato para deputada federal.

Maninha foi uma das primeiras mulheres a ocupar os espaços de poder e decisão em Brasília, tornando-se autora de 94 leis: entre elas está a Lei nº 2276 de 1998, que impõe sanções a práticas de ato vexatório, discriminatório ou atentatório contra a mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Afie sua curiosidade…

publicidade

Related articles

Afie sua curiosidade…

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...

Brasil se torna maior exportador de animais vivos do mundo, apesar de rejeição da população

O Brasil se tornou, em 2024, o maior exportador de bovinos vivos por via marítima do mundo, ultrapassando...

Diamantina se abre para um novo produto musical

Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanaisPatrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, desde o...

Compromisso com qualidade e inovação leva empresa brasiliense ao Congresso Consulfarma

Presente em um dos principais eventos de cosmetologia e farmácia do país, Farmacotécnica destaca avanços em tecnologia de...