21.5 C
Brasília
terça-feira, maio 7, 2024

Na pandemia, cuide também do seu pet

Date:

Share post:

Na pandemia, cuide também do seu pet

Apesar de não ter estudos que comprovem a transmissão da covid-19 entre animais, é recomendável cuidados especiais

O distanciamento social também vale para os bichinhos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Com a morte de uma gata infectada pela covid-19 em Caxias do Sul, na serra gaúcha, tutores ficaram preocupados com a possibilidade de contaminação de seus animais domésticos. Apesar de não terem estudos que comprovem a transmissão da doença dos bichinhos de estimação para os humanos, é recomendável um distanciamento quando seus tutores estiverem diagnosticados com o novo coronavírus.

“Segundo pesquisas, cães e gatos estão mais suscetíveis a contrair a covid-19, mas geralmente são assintomáticos ou apresentam sintomas leves”, explica a infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, Ana Helena Germoglio. “Caso os tutores testem positivo para a doença, é aconselhável manter distância do animal porque não sabemos o potencial de transmissão do novo coronavírus”, alerta.

Veterinária do Hospital Veterinário Público (Hvep), Liandra Dall comenta que o cão ou gato pode ser um vetor de transmissão da covid-19 por causa da carga viral passada por seus tutores.

“Se os donos estiverem infectados, não devem levar ao pet shop, pois o vírus pode estar no pelo e nas patas. Isso não quer dizer que o bichinho vai se infectar, mas pode passar ou adquirir as cargas virais”Liandra Dall, veterinária do Hvep

“Os tutores devem continuar tomando todos os cuidados. Isso vai garantir a segurança de todos”, reforça Ana Helena Germoglio. “Assim como não há uma fórmula mágica com relação a covid-19 para os seres humanos, também não há para os animais. Temos os protocolos de segurança, que devem ser seguidos à risca, e a vacina para as pessoas”, ressalta.

Na hora do lazer, é importante que o tutor siga os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e álcool gel e mantenha o distanciamento social, tanto ele quanto do seu pet e de outros animais. “Ao chegar em casa, é preciso higienizar as patas do animal com água e sabão. Também existem lenços umedecidos próprios, mas também pode usar aqueles que não têm álcool na composição”, esclarece a veterinária.

É preciso higienizar as patas do animal com água e sabão

Hospital veterinário

Localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte, o Hospital Veterinário Público (Hvep) oferece serviços gratuitos e de excelência no tratamento de animais de pequeno porte. O horário de funcionamento é de 7h30 às 17h, exceto em feriados. A triagem ocorre até as 15h. A unidade se prepara para atender um público duas vezes maior. O local ganhou novas estruturas e já está preparado para realizar uma média de 100 atendimentos por dia.

Serão cinco módulos pré-fabricados, tipo contêineres, que serão adaptados ao lado da sede. Quatro deles vão abrigar novos consultórios e o outro, o almoxarifado do Hvep. Além disso, dentro do hospital, o centro cirúrgico será ampliado. Este, inclusive, vai passar a realizar também cirurgias ortopédicas. Já as senhas distribuídas para o atendimento, vão passar de 50 para 100 por dia. O número de funcionários, entre veterinários, assistentes e apoio, será aumentado em 25 %, passando de 34 para 55 funcionários (contando com veterinários, auxiliar veterinário, recepcionista, apoio, técnico de radiologia, etc.).

O investimento feito pelo GDF no hospital é de R$ 235 mil a mais por mês no termo de colaboração de gestão do hospital, firmado com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). No total, cerca de R$ 2,8 milhões por ano serão destinados às melhorias na unidade. Os gestores, no entanto, já vislumbram o aumento da estrutura para atender a mais animais da capital.

Quer dicas de como cuidar dos seus pets? Acesse a página no Instagram do Hvep @hvepbrasiliadf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...