22.5 C
Brasília
sábado, dezembro 2, 2023

Nutróloga aborda a obesidade infantil 

Date:

Share post:

Os casos de obesidade infantil têm avançado nos últimos ano e merecem atenção! 

Por Hellen Lopes | Fotos: Danilo Mota

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o aumento foi de 75% na última década, isso equivale a 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos. Mas, é a obesidade infantil que tem ocupado o centro das preocupações. De acordo com os últimos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças brasileiras, com idade entre 5 e 9 anos, são obesas.

Durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, que aconteceu em março em Brasília, o Brasil assumiu metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país. Entre as medidas estão a redução do consumo de sucos artificiais e refrigerantes em, pelo menos, 30% e incentivar o consumo frutas e hortaliças regularmente. Para falar sobre o assunto, a Revista Plano Brasília entrevistou a nutróloga Patrícia Costa Bezerra.

Como definir obesidade? Ela pode ser considerada uma doença?

Patrícia Costa: A obesidade se caracteriza pelo excesso de gordura no corpo. A forma mais comum de diagnosticar a obesidade é a partir da relação entre o peso e altura, expressos pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Mas tão importante quanto definir a presença de sobrepeso ou da obesidade é avaliar como e onde se distribui a gordura no corpo.

Quais as causas da obesidade infantil?

PC: A obesidade é uma doença causada pela interação entre diversos fatores que resultam em um desiquilíbrio entre a quantidade de energia consumida e a quantidade de energia gasta. O excesso de energia é então acumulado na forma de gordura. Dentre os fatores de risco para a obesidade infantil podemos destacar a presença de obesidade dos pais, a inatividade física, o padrão alimentar da família.

Por que a obesidade infantil o preocupa?

PC: Os estudos realizados sobre a população brasileira indicam um crescimento importante da obesidade e do sobrepeso, desde a infância até a vida adulta. As complicações do sobrepeso e da obesidade infantil vão desde questões emocionais, afetivas, de interação social, bullyng até alterações as metabólicas. Em geral, este grupo apresenta autoestima comprometida e têm maior risco de desenvolver distúrbios de comportamento alimentar na adolescência e no início da vida adulta. Em relação às consequências metabólicas, as crianças apresentam comportamento semelhante ao que se observa nos adultos, ou seja, a quantidade de gordura em excesso e a distribuição de gordura interferem no desenvolvimento de doenças. O risco de síndrome metabólica na vida adulta é maior nos indivíduos que apresentaram obesidade na infância. Infelizmente, identificamos com certa frequência a presença de pressão alta, elevação de colesterol e triglicerídeos, resistência à insulina e diabetes em crianças e adolescentes obesos.

Quais são os erros comuns na alimentação infantil?

PC: As famílias apresentam diferentes padrões de comportamento e em função da necessidade de ajustes da rotina, muitas vezes as soluções encontradas culminam em um consumo excessivo, rico em gorduras e em carboidratos. São erros comuns não só o excesso de alimentos calóricos, guloseimas, sanduíches, mas também o baixo consumo de frutas, de vegetais, de carboidratos complexos, de carnes magras. Ou seja, há carência de nutrientes que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento infantil. É comum encontrar crianças e adolescentes obesos, porém com inúmeras deficiências nutricionais.

As crianças estão mais sedentárias. O que fazer para estimular a atividade física?

PC: A presença de obesidade ou de sobrepeso pode ocorrer não só por erro alimentar, mas pode ser fruto do baixo gasto de energia e estilo de vida sedentário. É importante promover não só a prática regular de atividade física, mas estimular algo fundamental para o desenvolvimento infantil, a brincadeira. Deve-se incorporar atividades lúdicas, que envolvam gasto energia e preferencialmente, que integrem a família.

Como evitar ou tratar o excesso de peso infantil?

PC: O tratamento do sobrepeso e obesidade na criança e no adolescente deve ser recomendado tão logo seja feito o diagnóstico. Deve-se estabelecer um tratamento em longo prazo, com diminuição do consumo calórico, inclusão de alimentos adequados e necessários ao desenvolvimento daquela faixa etária, aumento do gasto de energia, modificação comportamental e envolvimento familiar. Todas estas recomendações, parecem, à princípio, já muito conhecidas. Entretanto, a sua implementação na rotina diária é um grande desafio para as famílias. Na maior parte das vezes não é fácil, mas não é impossível. É importante que o tratamento estabeleça pequenas metas, e que elas tenham como alvo a modificação e eliminação dos fatores que comprometem a saúde e qualidade de vida da criança e não só a redução de peso corporal.

Quando o assunto é alimentação infantil, quais devem ser os principais cuidados?

PC: Oferta de alimentos frescos, em boas condições de higiene e especialmente, uma alimentação diversificada. Dentro do possível e respeitando a idade, é importante incluir a criança na rotina alimentar, no planejamento do cardápio, preparo, na lista de compras, na organização do lanche escolar. Enfim, incorporar práticas que valorizem a alimentação dentro da rotina. Caso a rotina não incorpore boas práticas de alimentação e saúde, precisamos modificar a rotina e não incorporar práticas inadequadas para se ajustar a rotina.

SERVIÇO

Patrícia Costa Bezerra (Nutricionista PhD)

SEPS 710/910 Sul, sala 237 (Ed. Via Brasil)

Telefone: (61) 3442-8237

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Estilista Martha Medeiros lança biografia em Brasília

Sessão de autógrafos acontece no dia 7 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila do...

Quatro princípios práticos para quem busca a felicidade

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes, Pamela Gail Johnson publica livro que estimula leitor a perceber a alegria...

COP28: em vez de unir forças, o mundo trava guerras, diz Lula

Presidente defendeu o desmatamento da Amazônia até 2030 Ao discursar para chefes de Estado e de governo na Conferência...

A Administradora de empresas e empresária de salão de beleza: conheça a história de Eliane Moreira

Empreendedora realizou capacitação com profissionais gabaritados.  No mês de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, foi...