21.5 C
Brasília
sábado, abril 20, 2024

PACHECO GANHOU. E DAÍ?

Date:

Share post:

“Perdeu, Mané, não amola.”


A vontade era dizer isso para o primeiro direitista, o primeiro bolsonarista que surgisse pela frente.
Mas não há como negar. Essa vontade expressa no fundo a sensação de alívio que esse resultado provocou na esmagadora maioria da base política de Lula.
Tinha-se a expectativa de que Rodrigo Pacheco não apenas ganhasse, mas aplicasse um “chocolate” no bolsonarista Rogério Marinho.

Se não como o resultado de Artur Lira na Câmara, no alto de seus 464 votos, mas também uma vitória acachapante.
Mas, mesmo nas sombras, o foragido ex-presidente resolveu partir para o corpo-a-corpo e, logo, parte da mídia passou a sinalizar com um forte crescimento de Marinho.
Na manhã de hoje, os bolsonaristas chegaram a anunciar uma provável virada.
Há, portanto, sim, o que comemorar no placar de 49 a 32. Afinal, significa 60,5% para Pacheco e 39,5% para Marinho, uma vantagem considerável, capaz de deixar claro que o presidente Lula é majoritário no Senado.
Mas (alto lá!) dá pra dizer que o foragido conseguiu o que talvez lhe bastasse. Número suficiente para que não se duvidasse que ele ainda existe e para encher o saco do governo Lula.
Uma emenda constitucional exige justamente 49 votos. Ou seja, cada senador que votou em Pacheco tende a cobrar caro pelo apoio nesse tipo de votação.

E ficou claro que a extrema-direita, sob controle do ex-presidente tem número bem acima dos 27 (um terço) exigidos para convocar uma CPI.

Fica claro o relacionamento confortável que Lula terá com a Câmara dos Deputados, bastando ajustar as contas com o presidente Artur Lira.
Mas o Senado vai exigir cuidados especiais, dele e do presidente Pacheco. Além do que essa relação com os senadores será naturalmente ditada também por sua interação com a opinião pública.


Boa sorte, Lula!


Por: Fernando Tolentino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...