19.5 C
Brasília
quinta-feira, março 28, 2024

Painéis de grafite em pontos das asas Sul e Norte, Samambaia e Planaltina

Date:

Share post:

Painéis de grafite em pontos das asas Sul e Norte, Samambaia e Planaltina

Os temas escolhidos pelos artistas vão desde símbolos das cidades retratadas a uma homenagem à bandeira LGBT

Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Apreciadores de grafite podem aproveitar os momentos de folga para conhecer painéis espalhados por diversos pontos do Distrito Federal. As obras estão nas asas Sul e Norte – marcando presença  na Galeria dos Estados e no lugar conhecido como Beco do Rato, no Setor Comercial Sul – e nos complexos culturais de Samambaia e Planaltina.

Na W3 Norte, foram grafitados neste ano 28 pontos de ônibus, sendo que cada um ficou a cargo de um artista | Foto: Hugo Lira/Secec

A pintura das paradas de ônibus da W3 Sul ocorreu entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Durante dois finais de semana, 27 grafiteiros escolheram os temas e espalharam arte por 27 pontos ao longo da avenida mais antiga e famosa de Brasília.

Na W3 Norte, foram grafitados neste ano 28 pontos de ônibus, sendo que cada um ficou a cargo de um artista. Os temas usados, de livre escolha por parte dos grafiteiros, tratam desde a retratação de animais e plantas típicas do cerrado até pinturas abstratas.

O viaduto sobre a Galeria dos Estados transformou-se em uma tela de 230 m², onde foi pintado o arco-íris, símbolo da bandeira LGBT. São cerca de 120 faixas de um colorido intenso, dando a mensagem de respeito à diversidade. O local também pode ser um excelente cenário para se fazer uma bela imagem da capital.

Já no Beco do Rato, que fica no Setor Comercial Sul, o tema era livre, e o coletivo de grafiteiros teve um final de semana para transformar as paredes do espaço.

Complexos culturais

Em Samambaia, a arte transformou um muro de 150 m² no complexo cultural da cidade. A ideia dos artistas é que o painel aproxime o complexo da região administrativa. O projeto, executado por cinco grafiteiros, homenageia a cultura e a diversidade existentes na cidade, destacando os trabalhos de Samambaia nas áreas de cinema, artes visuais e música. A obra também vai homenagear as crianças, em uma referência ao futuro e às próximas gerações. Por último, como não poderia faltar, faz parte do painel uma bela samambaia, planta de que deu nome à cidade.

No Complexo Cultural de Planaltina, o grafite foi feito por 15 artistas. O tema escolhido foi “Planaltina: Patrimônio, Cultura e Identidade de uma Cidade Centenária”. Cada grafiteiro ficou responsável pela pintura de 18,4 m², com painéis de 8 metros de altura x 2,3 de largura. A ação teve por objetivo homenagear os 161 anos da região administrativa mais antiga do DF.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Visita do presidente francês, Emmanuel Macron, movimenta a capital

Esplanada dos Ministério será fechada nesta quinta-feira (28/3) A capital federal receberá o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quinta-...

Ex-presidente Jair Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria em meio a investigações

O Ex-presidente Jair Bolsonaro tem 48 horas para explicar estadia na embaixada da Hungria, entre os dias 12...

Campanha de vacinação contra a gripe começou oficialmente ontem (25)

A campanha de vacinação contra a gripe começou oficialmente ontem (25), com a entrega de doses, anteriormente o...

Contribuintes do DF são os que mais estão utilizando a Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda

Desde o início da declaração do Imposto de Renda, no dia 15 de março, os moradores do Distrito...