19.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Pré-treinos para ganhar mais energia

Date:

Share post:

Pré-treinos para ganhar mais energia

Entenda os riscos e benefícios de alimentos e suplementos que dão mais disposição para a prática de atividades físicas

            A meta é mudar de hábitos, praticar atividades físicas e se alimentar melhor. Mas cadê a disposição? Para vencer a preguiça, muitas pessoas recorrem aos pré-treinos, que prometem dar um gás extra na hora de suar a camisa. Mas é preciso ter alguns cuidados para evitar efeitos adversos. Principalmente no caso dos pré-treinos naturais, como os chás, é comum as pessoas negligenciarem os riscos.

            “Os pré-treinos podem provocar taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros problemas. Por isso, eles não são recomendados para pessoas com cardiopatias, pressão alta e doenças crônicas de modo geral”, avisa o nutricionista Daniel Novais. “E o ideal é que cada pessoa utilize uma dose personalizada, de acordo com o seu peso, altura, idade, massa muscular…”, ressalta. “Tomar uma quantidade menor do que a necessária também é ruim, porque os efeitos positivos não vão ser alcançados”, acrescenta. Por isso, é importante buscar a orientação de um profissional.

            Quando bem utilizados, os pré-treinos podem trazer muitos benefícios. “Eles têm a função de dar mais energia, acelerar o metabolismo e, consequentemente, intensificar a queima de gordura. Muitos também têm propriedades antioxidantes, ou seja, combatem a ação dos radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, entre outros efeitos benéficos”, explica o nutricionista Daniel Novais. Alguns pré-treinos recomendados pelo profissional são:

– Cafeína  um dos estimulantes mais conhecidos e utilizados, pode ser encontrado no bom e velho cafezinho e também de forma mais concentrada, em suplementos.

– Chá verde e chá branco – têm efeito termogênico e antioxidante.

– Citrus Aurantium – uma variedade de laranja, mais conhecida como laranja-amarga. Ela tem ação termogênica e ajuda a controlar o apetite. A casca contém sinefrina, um composto estimulante.

– Hibisco – estimula a queima de gordura e facilita a digestão.

– Amora vermelha – tem propriedades antioxidantes e auxilia no funcionamento do sistema digestivo, por ser rica em fibras.

– Óleo de coco – fornece energia e acelera o metabolismo.

– L-carnitina – também chamada de vitamina B11, a substância é naturalmente encontrada em carnes vermelhas, peixes, leite e derivados. Como suplemento, é utilizada na forma líquida ou em cápsulas. Ela atua no processo de transformação da gordura em energia.

– Taurina – ingrediente comum em bebidas energéticas, essa substância diminui a fadiga e tem propriedades desintoxicantes, pois auxilia no funcionamento do fígado. É um aminoácido produzido naturalmente pelo nosso organismo.

– Teacrina ou Teacrine – aumenta a disposição e tem efeito semelhante à cafeína. Geralmente é encontrada em forma de pó ou cápsulas.

Além de todas essas opções, o nutricionista Daniel Novais lembra que os pré-treinos podem ser qualquer alimento utilizado antes da prática de atividades físicas, por exemplo, frutas, torradas, ovos etc. “A indicação do pré-treino depende do objetivo principal da pessoa, se é emagrecimento, ganho de massa muscular, controle do colesterol e outras taxas.”, destaca o profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POR QUÊ OS BEATLES?

publicidade

Related articles

POR QUÊ OS BEATLES?

Primeiro, porque são os Beatles, ora! E não outra banda qualquer, contemporâneos deles ou mais recente. Nunca, em...

A ética como guia para a paz interior e decisões sábias

A ética, enquanto conjunto de valores e princípios que norteiam nossas ações, é a bússola que utilizamos para...

Queda na cobertura vacinal: ameaça à saúde pública

 A vacinação é, sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas para garantir o bem-estar coletivo.Em 2025, o Brasil...