12.5 C
Brasília
quarta-feira, junho 18, 2025

Projeto “Memórias Brincantes” resgata a magia do universo infantil

Date:

Share post:

Projeto “Memórias Brincantes” resgata a magia do universo infantil

Além das brincadeiras de criança, ação promove oficinas gratuitas com professores e estudantes da rede pública do Distrito Federal.

“Quem quer brincar põe o dedo aqui, que já vai fechar e não adianta chorar.” Era assim que, muitas vezes, a diversão começava na infância de quem nasceu antes da Web 3.0. Sem celulares, tablets ou computadores, a solução da garotada era dar asas à imaginação. Com o objetivo de trazer de volta esse lado lúdico das brincadeiras infantis, o projeto Memórias Brincantes percorre quatro escolas públicas e um ponto de cultura até 19 de dezembro.

Mais de 600 estudantes com idade até 12 anos irão prestigiar o espetáculo de circo, que convida a uma viagem no tempo. Após a apresentação, serão realizadas oficinas de musicalização para professores e de construção de brinquedos com materiais recicláveis para os estudantes.

À frente do projeto, está o maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília, Dudu Oliveira, e o palhaço e acrobata Tapioca, do grupo Circo Teatro Artetude. “A ideia é fazer um resgate das brincadeiras da cultura popular e das tradições do circo. Também abordamos temáticas que vão desde sustentabilidade, como reciclagem do lixo, até aspectos sociais como respeito aos mais velhos, aos professores, às mulheres”, explica Tapioca.

“A música é um poderoso instrumento de educação, que permeia esse universo da criança. Na peça, vamos resgatar também as cantigas populares que embalaram muitas brincadeiras”, completa Dudu Oliveira.

Na sexta-feira (14), a Creche do Núcleo Bandeirante vai receber os artistas, a partir das 17h. Já no domingo (16), o projeto desembarca na Vila Telebrasília, no Projeto Waldir Azevedo, às 15h.

O Memórias Brincantes já passou pelo Jardim de Infância Lúcio Costa, pelo Centro de Ensino Fundamental 1 da Candangolândia  e pela Creche Pioneira da Vila Planalto. A ação foi idealizada pelo músico Vladimir Almeida e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Serviço:

Memórias Brincantes
Quando: até 16 de dezembro.
Onde: 14/12 – creche do Núcleo Bandeirante. | 16/12 – Projeto Waldir Azevedo – Vila Telebrasília – Rua 20, Casa 02 – em frente à praça da Resistência, às 15h
No domingo, o espetáculo é aberto ao público e tem entrada franca.

Bárbara de Alencar

(61) 98343-7369

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Prepare-se para entrar em histórias cheias de suspense, onde o inesperado espreita a cada página!

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...

Inauguração da nova sede nacional do Progressistas reúne lideranças e marca novas filiações

A diretoria do Movimento Justiça e Cidadania do Partido Progressistas do Distrito Federal participou, nesta quarta-feira, da inauguração...

O sol atrai, mas o poder se esconde nas sombras

Essa frase, carregada de poesia sombria, toca um ponto sensível da dinâmica do poder: sua verdadeira natureza raramente...

Mércia Crema: Uma Jornada de Paixão e Persistência no Turismo e Hotelaria

Por Natasha Dal Molin Em um mundo repleto de desafios e oportunidades, Mércia Crema se destacou ao longo dos...