20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024

PROJETO “VAMOS AO CINEMA” FINALIZA COM VOTAÇÃO ONLINE PARA MELHORES CURTAS CRIADOS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DF

Date:

Share post:

PROJETO “VAMOS AO CINEMA” FINALIZA COM VOTAÇÃO ONLINE PARA MELHORES CURTAS CRIADOS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DF

A votação pública acontece de 11 a 17 de dezembro, pelo site www.vamosaocinema.org.br/concursocultural

O ano de 2022 foi de grande importância para o “Vamos ao Cinema”, que conta com patrocínio da Oi e apoio do Instituto Oi Futuro. Desde 2009 levando a sétima arte para alunos do ensino médio das escolas públicas do DF, o projeto ganhou corpo e notoriedade e passou a integrar a grade de disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio em escolas públicas do DF. Um passo e tanto para essa ideia que a princípio, só queria possibilitar o contato desses alunos com a magia de uma sessão de cinema.

Desde então os alunos e professores foram além e se interessaram pelos bastidores e as tantas funções que são necessárias para produção de um vídeo ou um filme. O celular ganhou status de câmeras e os roteiros foram sendo criados por esses meninos e meninas que passaram a ter um contato maior com o mundo da sétima arte. Ao todo foram 4 sessões, uma exceção na vida desse público que não tem tanta oportunidade de frequentar salas de cinema. E isso só foi possível por conta da parceria com a Sessão Solidária do Itaú Cinemas, que além do filme também proporciona o combo perfeito de pipoca e refrigerante, para o programa ficar completo.

Além das sessões de cinema, os alunos envolvidos no projeto, criaram roteiros, filmaram e finalizaram 11 curtas metragens, que podem ser vistos e votados através do site do projeto, www.vamosaocinema.org.br/concursocultural. A votação é aberta ao público. Basta acessar o site, assistir aos filmes e votar! As equipes de produção dos três filmes mais votados receberão bolsas da Brainstorm Academy para cursos online por um período de um ano. “A ida ao cinema contribuiu com a formação do senso crítico dos alunos, mas também com formação de plateia para esses jovens que futuramente se tornarão consumidores desse mercado de entretenimento. Agora é a hora de conferir o trabalho desses estudantes que se empenharam em finalizar filmes feitos por eles e sobre a realidade que eles vivem.”, afirma Valéria Marcondes.

Os cerca de 300 estudantes que participam do VAMOS AO CINEMA, são provenientes de escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social do Distrito Federal, como o Centro Educacional –CED 310 de Santa Maria, onde o projeto integra as disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio “365 Dias de Consciência Negra” e “Corpo e Arte”, do Centro Educacional- CED Darcy Ribeiro, do Paranoá, onde o projeto foi a própria disciplina eletiva, do CED 01 do Itapoã, onde o projeto fez parte da disciplina eletiva “Literacine”. Do CEMI do Gama, integrando a disciplina eletiva “Trilha de Ciências Humanas”. O Vamos ao Cinema também promoveu oficinas de Audiovisual e Agenda 2030 para adolescentes em regime socioeducativo aberto e adolescentes atendidos pelo CECON da Estrutural.

Todas as atividades de formação audiovisual foram permeadas pelas oficinas da Agenda 2030 – o plano global lançado pela ONU em 2015, compromisso entre nações para preservar o planeta. Para as oficinas da Agenda 2030 o projeto firmou um acordo de colaboração com o Programa Estratégico UnB 2030, Coordenado pelo Prof. Dr. Thiago Gehre e com a Escola 2030, coordenada pelo Embaixador da Juventude pelo UNODC, Maurício Peixoto.

O “Vamos ao Cinema” 2022 foi criado pela VêCultura, tem o patrocínio da Oi, pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do DF, e oapoio do Instituto Oi Futuro. É um projeto profissionalizante que ofereceu formação em toda a rede produtiva do audiovisual, para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. São oficinas de produção audiovisual, introdução à Agenda 2030, elaboração de projetos, introdução ao design para redes sociais e jornalismo cultural.

SOBRE O PROJETO

A iniciativa nasceu em 2009 com o objetivo de propiciar acesso ao cinema aos jovens do Ensino Médio, com debates após as sessões. Diante do interesse dos alunos sobre o assunto, em 2019, ganhou novo formato se transformando em escola de audiovisual tratando sobre a gama de profissões que envolvem a produção de um filme.

O projeto “Vamos ao Cinema” 2022 traduz o compromisso da Oi com questões sociais e integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia. Com 20 anos de atuação em todas as regiões do Brasil, o Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Serviço:

VAMOS AO CINEMA

Votação pública para escolha do melhor filme pelo site www.vamosaocinema.org.br/concursocultural.

A votação é aberta ao público. Basta acessar o site, assistir aos filmes e votar!

De 11 a 17 de dezembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...