29.8 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024

Quarentena: como conciliar maternidade, trabalho e autocuidado

Date:

Share post:

Quarentena: como conciliar maternidade, trabalho e autocuidado
Como mulheres com inúmeras funções podem organizar a rotina e otimizar o tempo
No momento em que as famílias estão convivendo mais, para muitas mulheres, a maternidade tem se tornado ainda mais árdua. Estar em casa, ter que dar atenção aos filhos que estão ociosos e ainda conseguir ter um bom desempenho no trabalho não é uma tarefa fácil. O maior desafio é como desempenhar esses papéis sem anular a si mesma.
Pensando nisso, Ninna Lourenço, mãe, avó, e dona da casa de festas infantil Galpão Kids, conta sobre como conciliar a maternidade, os deveres com a empresa e ainda ter um tempo para si, cuidando da própria saúde e autoestima.

O segredo da empresária é estabelecer uma rotina. “Eu sempre gosto de ter uma rotina, tanto pra mim quanto para os meninos. Eu sempre atribuo tarefas a eles, desde arrumar a própria cama, como ter obrigações de fazer as tarefas da escola. Além disso, considero importante manter os horários de alimentação e dormir”, conta Ninna.

Além disso, ter um tempo de autocuidado é primordial. “Eu gosto de ter um tempo para me exercitar, ler e escutar boas palestras na internet. Vejo isso como prioridade e não abro mão. Gosto de fazer exercício no início do dia, assim me sinto muito mais disposta para realizar as demais obrigações. Leio antes de dormir e vejo as palestras logo quando acordo”, revela a empresária.

Para auxiliar àquelas que estão tendo dificuldades nesse período de quarentena, Ninna Lourenço listou dez dicas de como organizar as tarefas durante o isolamento social e desempenhar todas as obrigações com maestria.

1 – Organizar a rotina é importante tanto para as mães como para os filhos, pois não se pode confundir com férias. Deve haver horário pra levantar, comer, tomar banho, fazer tarefas de escola e de brincadeiras, tudo bem explicado para os filhos.

2 – Pela manhã ofereça um tempo de qualidade para os seus filhos, para que eles já se sintam “amados” e respeitem os outros afazeres das mães durante o dia. Ele precisa entender que há hora para tudo, mas o carinho e o afeto devem estar sempre presentes para suprir a carência da falta de amiguinhos, escola etc.

3- Mantenha a alimentação saudável e os horários de dormir para todos na casa. Os filhos que estudam, quando voltarem pra escola, não sentirão tanto a diferença. Isso é importante para uma boa qualidade de sono deles também.

4 – Separe atividades lúdicas para entreter os pequenos. Priorize momentos que possam ser compartilhados por toda a família durante um horário determinado. Menos eletrônicos e mais brincadeiras dinâmicas nesse período. Aproveite para se divertir também.

5- Não se martirize se não for perfeita sempre. Em períodos de isolamento social, é comum que às vezes falte paciência para realizar alguma tarefa, a angústia apareça, mas calma. Respire fundo. Mãe também erra, mãe também precisa de colo. Os filhos precisam entender isso para o próprio desenvolvimento pessoal.

6- Aproveite esse tempo em casa e converse mais com os filhos. Entenda as expectativas que eles têm com a escola, com as amizades ou simplesmente os ouça por um tempo. Deixe claro que você também é uma amiga que ele pode confiar em contar as vitórias e os fracassos também, sem perder a autoridade de mãe, claro.

7- Mostre a importância da simplicidade nas coisas. Em período de quarentena, explique para o seu filho o quão importante é um abraço, um beijo, estar perto das pessoas que ama. Os bens materiais e as conquistas profissionais são muito importantes, mas o carinho, o afeto, a união são indispensáveis sempre.

8- Ensine a independência desde cedo. Sendo mãe, sabemos que isso é bem difícil, sempre estamos dispostas e queremos ajudar em todas tarefas. Ainda mais em tempos de pandemia é importante mostrar para eles que determinadas tarefas ou até momentos do dia devem ser feitos sozinhos.

9- Apresente o lado bom do confinamento. No tempo que estão convivendo juntos, conversando mais, brincando, se divertindo. Esse tempo é único, na correria do dia a dia de todos nós, muitas vezes realmente queríamos estar mais perto de quem amamos e não conseguimos. É tempo de reflexão para todos.

10 – Incentive seus filhos a fazerem uma boa ação. Seja na doação de um alimento a um recadinho virtual para os amigos, avós, mostre para ele a alegria de ajudar ou mostrar que se preocupa com o próximo em tempos de pandemia e isolamento social. Detalhes fazem toda a diferença e ele precisa entender isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...