22.5 C
Brasília
sábado, julho 13, 2024

Restaurante de Pirenópolis é referência em gastronomia na região

Date:

Share post:

Restaurante de Pirenópolis é referência em gastronomia na região

O proprietário do Dona Cida faz questão de participar de todo o processo de funcionamento do local

Lorena Braga

Um restaurante famoso é aquele que você chega e já encontra em alguma parede uma galeria de fotos de personalidades, atores globais, modelos, apresentadores e músicos que já passaram por lá. Esse é o caso de um restaurante tradicional da cidade de Pirenópolis-Go. O restaurante Dona Cida.

Ao chegar fomos recebidos pelo proprietário do lugar o senhor Odair Pavelkonski. Bisneto de Polonês ele fala orgulhoso sobre o lugar que tem capacidade para receber 300 pessoas. “Minha mãe sempre cozinhava para festas e casamentos e foi então que surgiu a ideia de montar o restaurante, na Semana Santa do ano de 1994. Antes era só uma cozinha pequena e um salão. Com o tempo nos fomos aumentando”, conta Odair.

O nome, claro, é em homenagem a mãe de Odair, Cida Pavelkonski. Ele conta feliz sobre quando sua mãe foi ao Programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga. “Ela foi convidada em 2007 para preparar o nosso prato: Paçoca de Pilão, pois tínhamos ganhado o 2º festival de gastronomia aqui da região. O Estado pagou tudo”.

Odair e Cida Pavelkonski

Com 24 anos de existência o restaurante é um ponto gastronômico àqueles que visitam a cidade. “Tenho clientes que veem aqui há mais de 20 anos e que se tornaram meus amigos”, relata emocionado Pavelkonski.

Os pratos mais pedidos pelos clientes é a Galinha Capidela e os pratos goianos, com 16 pratos na mesa que servem mais de duas pessoas. Todos feitos pelo renomado chef Germano Pedrosa. Ele é do estado do Ceará e veio de São Paulo direto do restaurante Emiliano para trabalhar no Dona Cida. E o curioso é que antes ele só trabalhava com comida japonesa, mas a experiência em outros restaurantes o ajudou no cardápio atual.

“Quando eu cheguei a maioria dos pratos já estavam no cardápio, eu mesmo apenas incrementei o cardápio de sobremesa, que ainda não tinha. Todas as sobremesas nos fazemos na hora”, conta o chef Germano.

Prato Picanha. Prato para duas pessoas.

Para o Chef a questão é não trabalhar pratos muito diferentes, pois os clientes não gostam. Além disso, o restaurante é o único que possui no cardápio a Moqueca.

Questionado sobre onde ainda quer chegar, Sr. Odair é bem claro, “só quero aumentar mais um pouco, não muito, só mais oito mesas para não perder a qualidade do serviço e ai chega!”.

Toda terça-feira é o próprio Sr. Odair que vai a cidade de Anápolis fazer as compras de alimentos para o restaurante. Ele mesmo, junto com um auxiliar, escolhe a carne, os produtos de melhor qualidade. Sobre férias ele rir: “Só na marra (risos), mas geralmente é no período de agosto, que tiro uma semana e vou para o nordeste, não gosto de ficar longe”.

Clipe

O restaurante já possui até mesmo um clipe musical. Isso mesmo. Titulado “Restaurante Dona Cida em Pirenópolis Goiás” o vídeo foi feito para comemorar os 20 anos do local. Foi produzido pelo produtor Itamar Gonçalves, dirigido pelo cineasta Carlos Del Pino, com depoimentos dos donos da casa e participação de músicos da cidade, amigos e clientes do restaurante.

Para quem desejar assistir o clipe está disponível no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ugvd395uxx0

Fotos de Lorena Braga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Especialista indica os melhores tratamentos para rejuvenescer neste inverno.

O inverno é sem dúvidas a melhor época do ano para investir em tratamentos rejuvenescedores e se preparar...

Ceilândia celebra o forró Pé de Serra na Casa do Cantador

A cultura nordestina atrai forrozeiros de todas as idades com uma experiência imersiva no ritmo, patrimônio cultural do...

Projeto Mulheres Seguras estrela espetáculo de dança  “Identidade” no Sesi Taguatinga

A ação faz parte de projeto de acolhimento psicossocial à mulheres vítimas de violência de gênero O Instituto Candango...

Roteiro para aquecer o paladar neste inverno

Restaurantes do Polo Gastronômico do Venâncio Shopping possuem pratos suculentos e opções de vinhos e drinks que harmonizam...