22.5 C
Brasília
quarta-feira, setembro 18, 2024

Sabores e riquezas do Cerrado em favor da Confeitaria Inclusiva 

Date:

Share post:

Chef Inaiá Sant’Ana lança Quinta do Cerrado durante os meses de agosto e setembro. A ideia é explorar a versatilidade desse bioma em suas receitas livres de glúten, leite animal e soja  

Chef Inaiá Sant’Ana

A gastronomia, a cada dia, ganha mais importância como eficaz ferramenta na conservação e conscientização sobre o valor dos biomas brasileiros. Um deles tem se destacado nos últimos anos: o Cerrado brasileiro, com sua verdadeira riqueza em frutos, castanhas e polpas, que  já conquistaram os principais mercados do país.

Além de comprovadamente eficientes para a saúde, esse produtos rendem belas criações gastronômicas em mãos de habilidosos chefs. Não, por acaso, a chef Inaiá Sant’Ana resolveu usá-los em benefício da confeitaria inclusiva em sua cozinha exclusiva para preparo de receitas sem glúten, sem leite animal e sem soja, a Quitutices, na 216 Sul.

Pão com baru

“A ideia é valorizar os produtos do Cerrado, agregar sabores diferenciados às nossas elaborações e explorar a versatilidade e a utilização desses ingredientes em receitas inéditas, na busca de novas alternativas para substituição do glúten, do leite animal e da soja”, explica a chef, que se propôs uma rotina de pesquisa e criação de, pelo menos, um preparo novo a cada semana com esses frutos in natura ou nas suas mais diferentes formas processadas.

Momento este que coincidiu com a proximidade do Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro. Por essa razão, ela lançou a Quinta do Cerrado, na qual, durante os meses de agosto e setembro, oferecerá, a cada semana, receita inédita da casa elaborada com produtos desse bioma.

Torta de cajá Quitutices

Dia Nacional do Cerrado – Oficializado em 2003 para nos lembrar da riqueza e da necessidade de preservar o nosso bioma, 11 de setembro é dito o Dia Nacional do Cerrado. O segundo maior bioma da América do Sul, conhecido por extensos chapadões cobertos de pequenas árvores retorcidas, é uma área zonal e possui alta biodiversidade, predominando o clima quente com períodos de chuva e de secas.

O Cerrado carrega grande peso social, oferece sobrevivência para populações, como etnias indígenas, quilombolas, e ribeirinhos que vivem de seus recursos naturais. Possui mais de 220 espécies de uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados. Mesmo assim, de todos os hotspots mundiais, segundo Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral.

Serviço:
Quitutices: CLS 216, Bloco A, Loja 12, Asa Sul – Brasília-DF
(61) 3543-5057/ (61) 98303-5396 (WhatsApp)
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 9h30 às 18h.
Instagram: @quitutices

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Academia Brasileira de Cinema anuncia os seis filmes pré-selecionados para concorrer à indicação ao Oscar®️ 2025

A Academia Brasileira de Cinema anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, a lista com os...

Lendas da dublagem brasileira estão no Anime Summit

Nova edição do evento terá dubladores do icônico seriado Chaves O Anime Summit ocupa pela primeira vez o shopping...

Boulevard Shopping Brasília promove ações socioambientais

Programação gratuita inclui campanha de multivacinação para todas as idades, empreendedorismo, feira gastronômica, oficina sustentável, aula de dança...

Preparatório oferece semana gratuita de preparação para o concurso da PCDF

Aulas acontecerão de 16 a 19 de setembroNa corrida pela qualificação para o concurso da Polícia Civil do...