15.5 C
Brasília
domingo, junho 4, 2023

Simone Tebet diz que, se eleita, educação e cultura serão prioridades 

Date:

Share post:

Simone Tebet diz que, se eleita, educação e cultura serão prioridades

Em meio a nomes da cultura, ela promete recriar Ministério da Cultura

A candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, escolheu a capital paulista para dar a largada oficial de sua corrida ao Palácio do Planalto. Na manhã desta terça-feira (16) ela se reuniu com cerca de 40 representantes do setor da cultura – como o executivo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Marcelo Lopes, o presidente da Fundação Bienal, José Olímpio da Veiga Pereira, o diretor de relações institucionais da Pinacoteca de São Paulo, Paulo Vicelli, e o pianista e maestro Marcelo Bratke – na residência de Teresa Bracher, fundadora do Documenta Pantanal e do Instituto Taquari Vivo.

“No nosso governo a cultura vai ter o status, o carinho, a importância que ela merece. Nós vamos recriar o Ministério da Cultura que não pode continuar como um puxadinho do Ministério do Turismo. Ela precisa ter autonomia administrativa e financeira para fazer o dever de casa, que é ter voz da cultura brasileira e dar voz à cultura dos rincões mais distantes”, disse.

Simone defende regras claras e objetivas, além de uma parceria com os estados e com os municípios para executar a Lei Aldir Blanc. Segundo a presidenciável, hoje R$3 bilhões deixam de ser executados por falta de um ministério que ligue esse dinheiro às ações que estados e municípios querem para fazer a cultura ser mais democrática, e que chegue às periferias.

De acordo com a candidata, a Lei Rouanet só precisa ser implementada e coibir abusos que existem. “É preciso democratizar a cultura no Brasil, o que não pode são municípios tendo, por exemplo, salas de cinema, museus que são visitados pelos nossos turistas internacionais e não terem o cidadão mais humilde dos municípios menores, não tem uma única sala de cinema pra ver a cultura do cinema brasileiro, por exemplo”, ressaltou.

Questionada sobre o motivo de ter como primeiro compromisso de campanha uma reunião com representantes do setor cultural do país, Tebet disse que a agenda tem a ver com o fato de ser professora. Segundo a candidata, cultura e educação serão prioridade absoluta caso seja eleita.

Com o início da campanha, Simone disse ainda estar confiante em relação a melhora de seu nome na preferência do eleitorado. “Sei que temos condições de chegar ao segundo turno. A campanha começa hoje”, avaliou. Ainda nesta terça-feira, Tebet participa, em Brasília, da posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 19h.

Edição: Aline Leal

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Gisele e Colcci renovam parceria para campanha de jeanswear

Depois de oito anos, modelo volta como rosto da nova coleção da marca, que tem lançamento previsto 6...

Governo Lula sofre derrotas no Congresso por não cumprir acordos; PT também atrapalha

Em outras palavras, ou o presidente e seus ministros melhoram a articulação política, liberando emendas e cargos, ou...

Conheça as melhores experiências gastronômicas do mundo

Saiba como e onde desfrutar do melhor da gastronomia em viagens internacionaisUma das melhores formas de se conhecer...

Evasivo, general Heleno nega à CPI tentativa de golpe e participação nos atos de 8 de janeiro

Por Paulo SantosO depoimento do general Augusto Heleno, foi assunto dia no meio político. Ao comparecer nesta quinta-feira...