19.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Date:

Share post:

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e equilíbrio.

No ano de 1974, Brasília tornou-se o novo lar do Grão Mestre Moo Shong Woo. Todos os dias, ao nascer do sol, ele era visto no gramado da Entrequadra Norte 104/105, na SQN 105, onde dedicava uma hora à prática de Tai Chi Chuan e Chikung. Esses momentos não eram apenas exercícios físicos, mas um mergulho nas filosofias de vida que o mestre prezava.

Acompanhado inicialmente por figuras como o padre Mira e outros amigos e vizinhos, Woo não se limitava a praticar: ele compartilhava e ensinava. A despeito do frio matinal, que poucos ousavam enfrentar, sua persistência lentamente atraiu mais pessoas. O que começou com poucos curiosos, gradualmente se transformou em uma congregação significativa, ganhando força e visibilidade.

A prática, que combinava movimentos de Tai Chi com exercícios respiratórios e outros ensinamentos orientais, foi batizada pelo Mestre Woo de Tai Chi Being Tao. Esta não era apenas uma rotina de exercícios, mas um caminho para o equilíbrio do corpo, mente e espírito, que eventualmente levou à formação da Associação Being Tao.

O impacto dessa prática foi tão profundo que, em 2007, o governo distrital reconheceu-a como Patrimônio Cultural de Brasília, nomeando o local das práticas como Praça da Harmonia Universal. O reconhecimento continuou a crescer, e em 2010, a praça teve a honra de receber Bill Douglas e Angela Wong, fundadores do Dia Mundial do Tai Chi e Chikung, celebrado no último sábado de abril.

Mestre Woo, com um currículo repleto de títulos e honrarias tanto nacionais quanto internacionais, reflete a essência da humildade e da simplicidade, apesar de sua vasta erudição em medicina tanto ocidental quanto chinesa. Suas contribuições vão além do ensino das técnicas, alcançando o coração de sua comunidade através de um sorriso sincero e um abraço acolhedor.

A influência do mestre e sua prática transcenderam gerações, cada uma com suas próprias histórias de transformação e bem-estar derivados do Tai Chi Being Tao. Agora, ao celebrar o cinquentenário da prática e o Jubileu de Prata do Dia Mundial do Tai Chi e Chikung, a Associação Being Tao convida todos em Brasília a se juntarem nas celebrações, reforçando o legado de saúde, paz e fraternidade que Mestre Woo promoveu durante sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eixo Monumental

publicidade

Related articles

Saideira Studiozin

Após quatro anos promovendo um espaço criativo e acolhedor para todas as idades, o Studiozin se despede do...

Fogo de Chão e Label Rouge

Parceria garante ovos caipiras de qualidade e compromisso com sustentabilidadeCom o auxílio e consultoria da ONG Fórum Animal,...

Qual a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

A saúde mental e a qualidade de vida estão intimamente conectadas e se influenciam mutuamente. O que fazemos...