24.5 C
Brasília
sábado, junho 22, 2024

Temporada Junina 2023 aquece nas escolas públicas do Distrito Federal

Date:

Share post:

“A Arte do São João nas Escolas” realiza apresentações itinerantes sobre o movimento junino do DF
Com o objetivo de fomentar o valor da cultura popular e formar novos públicos, o projeto cultural “A Arte do São João nas Escolas” começa neste mês de abril, aquecendo a temporada de festas juninas em 2023. Com início no mês de abril, a ação envolve apresentações de Quadrilhas Juninas em escolas públicas do Lago Norte, Itapuã, Paranoá, São Sebastião e Varjão. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

A partir do estímulo e da valorização da cultura popular brasileira, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e socialização para os alunos, professores e colaboradores das escolas, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes nos alunos, como a criatividade, a coordenação motora, o trabalho em equipe e a expressão artística.

A primeira etapa do projeto foi realizada na segunda-feira (03), no Centro Educacional Lago Norte, com a presença da Quadrilha Junina Coisas da Roça. A atração artística foi feita durante o intervalo, envolvendo os estudantes das turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Diante de um momento de tamanho encanto com as roupas coloridas e animação, o público pôde interagir e dançar junto com os artistas. “Foi um momento maravilhoso, a nossa escola recebeu este espetáculo de portas abertas e deu um ar de animação para a nossa comunidade”, celebrou Ana Rita, supervisora pedagógica da escola.

À frente da iniciativa, o produtor cultural e gestor de Recursos Humanos, Lucas Silva conta que a cultura junina está presente desde cedo em sua vida, e que a importância do projeto é conquistar mais e mais pessoas e promover o pertencimento cultural e artístico na vida desses estudantes: “A base das quadrilhas juninas do Distrito Federal é de escola pública. É trazer novamente as juninas para dentro das escolas e devolver à sociedade o trabalho que começou aqui. É desenvolver um bem sociocultural”, completa Lucas.

São João é o ano inteiro

Além disso, esses projetos também têm o potencial de promover a inclusão social e a diversidade cultural. Muitos alunos das escolas públicas do Distrito Federal têm pouco acesso à cultura e às artes. Por meio dos projetos culturais com quadrilhas juninas nas escolas, esses alunos têm a oportunidade de conhecer e valorizar a sua própria cultura, além de ter contato com outras manifestações culturais brasileiras e estrangeiras.
A cultura junina tem se mostrado cada vez mais importantes nas escolas públicas do Distrito Federal. 

“Eles representam uma oportunidade de valorizar a cultura popular brasileira, promover a inclusão social e desenvolver habilidades importantes nos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais completos e preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno.”, arremata o idealizador do projeto cultural, Lucas Silva.

Serviço: 
A Arte do São João nas Escolas
@aartedosaojoaonasescolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

A vida é uma viagem

Cheia de altos e baixos, curvas inesperadas e momentos de pura beleza. Quando aprendemos a aproveitar o passeio,...

PaulOOctavio anuncia investimento e VGV recorde em seis novos empreendimentos*

  A PaulOOctavio anunciou, nesta quinta-feira (20), o investimento de R$ 950 milhões para erguer seis novos empreendimentos residenciais...

Os Perigos da ansiedade crônica para a saúde cardiovascular

É fundamental compreender que a saúde cardiovascular está intimamente ligada à saúde física e mental do indivíduo. Atualmente...

Sucesso do Jantar Temático de Gastronomia Calabresa “SABOREIA A VIAGEM À CALÁBRIA”

Organizado pela *Monardo Café & Viagens*, que há 14 anos organiza tours eno-gastronômicos-culturais na Itália, em parceria com...