24.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 29, 2023

Temporada Junina 2023 aquece nas escolas públicas do Distrito Federal

Date:

Share post:

“A Arte do São João nas Escolas” realiza apresentações itinerantes sobre o movimento junino do DF
Com o objetivo de fomentar o valor da cultura popular e formar novos públicos, o projeto cultural “A Arte do São João nas Escolas” começa neste mês de abril, aquecendo a temporada de festas juninas em 2023. Com início no mês de abril, a ação envolve apresentações de Quadrilhas Juninas em escolas públicas do Lago Norte, Itapuã, Paranoá, São Sebastião e Varjão. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

A partir do estímulo e da valorização da cultura popular brasileira, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e socialização para os alunos, professores e colaboradores das escolas, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes nos alunos, como a criatividade, a coordenação motora, o trabalho em equipe e a expressão artística.

A primeira etapa do projeto foi realizada na segunda-feira (03), no Centro Educacional Lago Norte, com a presença da Quadrilha Junina Coisas da Roça. A atração artística foi feita durante o intervalo, envolvendo os estudantes das turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Diante de um momento de tamanho encanto com as roupas coloridas e animação, o público pôde interagir e dançar junto com os artistas. “Foi um momento maravilhoso, a nossa escola recebeu este espetáculo de portas abertas e deu um ar de animação para a nossa comunidade”, celebrou Ana Rita, supervisora pedagógica da escola.

À frente da iniciativa, o produtor cultural e gestor de Recursos Humanos, Lucas Silva conta que a cultura junina está presente desde cedo em sua vida, e que a importância do projeto é conquistar mais e mais pessoas e promover o pertencimento cultural e artístico na vida desses estudantes: “A base das quadrilhas juninas do Distrito Federal é de escola pública. É trazer novamente as juninas para dentro das escolas e devolver à sociedade o trabalho que começou aqui. É desenvolver um bem sociocultural”, completa Lucas.

São João é o ano inteiro

Além disso, esses projetos também têm o potencial de promover a inclusão social e a diversidade cultural. Muitos alunos das escolas públicas do Distrito Federal têm pouco acesso à cultura e às artes. Por meio dos projetos culturais com quadrilhas juninas nas escolas, esses alunos têm a oportunidade de conhecer e valorizar a sua própria cultura, além de ter contato com outras manifestações culturais brasileiras e estrangeiras.
A cultura junina tem se mostrado cada vez mais importantes nas escolas públicas do Distrito Federal. 

“Eles representam uma oportunidade de valorizar a cultura popular brasileira, promover a inclusão social e desenvolver habilidades importantes nos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais completos e preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno.”, arremata o idealizador do projeto cultural, Lucas Silva.

Serviço: 
A Arte do São João nas Escolas
@aartedosaojoaonasescolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Consórcio pode ser ótima opção para compra, construção ou reforma de imóvel e para quitação de financiamento imobiliário

Em alta pelas facilidades oferecidas, como o baixo valor das parcelas e possibilidade de planejamento, o mercado de...

Fuja para uma ilha paradisíaca e case-se em Anguilla 

A romântica ilha caribenha oferece a exclusividade e o cenário perfeito para um casamento inesquecível Crédito: Visit AnguillaAs pessoas...

PaulOOctavio entrega Residencial Nívio Gonçalves aos compradores.

Empreendimento no Noroeste homenageia desembargador que foi presidente do Tribunal de Justiça do DFA PaulOOctavio inaugura, neste sábado...

AgroBrasília inclui em sua programação oficial I Encontro das Mulheres Rurais

Realizada em parceria com o Senar/DF, a iniciativa pretende estimular a participação no agro e o lado empreendedor...