19.5 C
Brasília
sábado, abril 27, 2024

Token de Carbono Performado: Solução Inovadora para a Sustentabilidade Ambiental

Date:

Share post:

Token de carbono performado representa uma solução para a preservação do meio ambiente e geração de benefícios econômicos, alinhando sustentabilidade e rentabilidade, com segurança e transparência

A SOMA FOREST BRAZIL, uma empresa do mercado voluntário, desenvolveu uma solução inovadora para a preservação do meio ambiente: o token de carbono performado. Este token representa 27 serviços ecossistêmicos prestados pela natureza, como estoque de carbono, fauna, flora e manutenção do ciclo hidrológico. Através da metodologia aplicada pela SOMA FOREST BRAZIL, é possível valorar esses serviços ecossistêmicos e imputá-los no token em plataforma blockchain, trazendo transparência e rastreabilidade de ponta a ponta.

“A SOMA FB é uma empresa 100% “SEG” sigla esta carinhosamente “criada” por nós e que norteia o objetivo do nosso propósito, ou seja, para nós, tudo começa pelas PESSOAS. Nossa empresa tem como pilar a conservação e a manutenção do meio ambiente e a natureza” afirma Maria Eugênia Brasil, Founder e CSO da Soma Forest Brasil.

As vantagens do uso do token de carbono performado são inúmeras. Para o produtor rural, áreas que antes eram consideradas passivos, como Reserva Legal, Área de Proteção Permanente, Reserva Particular do Patrimônio Natural e excedentes florestais, se tornam ativos com a metodologia da SOMA FOREST BRAZIL. A partir desse momento, o produtor rural pode monetizar essas áreas com legitimidade, preservando o meio ambiente. Além disso, o token também se torna um selo rastreável de comprovação de produto livre de desmatamento, conforme a agenda 2025 da União Europeia.

Segundo Maria Eugênia, está solução chegou para facilitar e gerar benefícios, não apenas para o produtor rural, mas para todo o sistema, seja ele, produtor, empresas ou investidores.

“Para as empresas de lucro real que necessitam descarbonizar ou ter benefícios fiscais e tributários, estes ativos tokenizados podem ser utilizados para tais fins. Para investidores (fundos, fintechs, instituições financeiras etc.), além da mitigação das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), o token serve como lastro em operações financeiras, também como Patrimônio Líquido (PL) e Basiléia. Assim, o token de carbono performado representa uma oportunidade única de aliar sustentabilidade e rentabilidade, com segurança e transparência’’ disse Maria.

A SOMA FOREST BRAZIL, juntamente com a TOKENIZADORA COINLIVRE e a CORRETORA ECO MUNDI, está trabalhando para divulgar e ampliar o mercado de tokens de carbono performado. O objetivo é buscar investidores e empresas de lucro real ou aqueles que necessitem compensar suas emissões ou ter seus impostos e tributos reduzidos.

Uma das características que diferenciam o token de carbono performado dos outros ativos ambientais é o uso da tecnologia blockchain, que permite a digitalização dos ativos de biodiversidade em formato de “smart contracts”, ou contratos inteligentes. Esses contratos são acordos digitais que se executam automaticamente quando as condições pré-estabelecidas são cumpridas, garantindo assim total segurança e transparência nas transações.

Outro aspecto que favorece o desenvolvimento do token de carbono performado é a legislação nacional, que recentemente reconheceu os benefícios da CPR Verde, uma modalidade de Cédula de Produto Rural (CPR) que incorpora serviços ambientais prestados pelos produtores rurais. Com o Decreto-Lei 10.828/21, publicado em outubro de 2021, houve a clarificação das regras legais e financeiras para o fomento de um produto do agronegócio, que segundo a visão da COINLIVRE, após um “compliance” detalhado do processo, entendeu que a tokenização potencializaria o mercado com este ativo do agro.

Além disso, os ativos de biodiversidade tokenizados se adequam às normas e regulamentações nacionais e internacionais sobre o tema carbono, pois fazem parte do mercado voluntário, não sendo considerados créditos de carbono, mas sim ativos ambientais de biodiversidade lastreados em uma CPR, que possui legislação ativa desde 1994, normas do Banco Central, normativas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acreditações International Organization for Standardization (ISO) e desta forma sendo o único título líquido, certo e exigível do mercado de carbono.

Para Maria Eugênia, o mercado de tokenização encontra-se em processo de conhecimento nacional e propagação, o que abre espaço para a participação de diversos setores da sociedade civil, do poder público e do mercado financeiro na promoção dos ativos de biodiversidade.

“O token de carbono performado enfrenta como principal desafio a difusão e ampliação desta nova cultura ambiental e financeira, que ainda é pouco conhecida pelo público em geral. Por outro lado, há também muitas oportunidades de crescimento e valorização, especialmente com a entrada da ECO MUNDI, a primeira empresa corretora de tokens de carbono performados, que fará a intermediação entre os compradores e vendedores desses ativos, trazendo mais agilidade, confiabilidade e profissionalismo ao mercado. A ECO MUNDI é associada à Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), que apoia a iniciativa e contribui para a expansão da rede de contatos e negócios” afirma.

O foco agora é a divulgação, a ampliação de mercado, e a busca de novos investidores e empresas de lucro real, ou aqueles que buscam compensação por suas emissões ou terem seus impostos e tributos reduzidos. Com a colaboração da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), entidade pioneira de Brasília em todos os segmentos, isso vem se tornando possível. A ACDF foi responsável por apresentar a ECO MUNDI, a primeira empresa corretora de tokens de carbono performados, que atua no desenvolvimento socioeconômico sustentável em todas as unidades da confederação. A ECO MUNDI

possui vasta experiência em compliance e lisura, e se torna uma referência global na comercialização de ativos de biodiversidade tokenizados.

O lançamento oficial da corretora será no próximo dia 21 de março, no Teatro do Colégio La Salle (906 Sul) a partir das 17 horas. Lá serão realizados três painéis com conteúdo e palestrantes de renome nacional e internacional no tema, que irão esclarecer as dúvidas e apresentar as vantagens desse novo mercado. O token de carbono performado é uma solução inovadora e promissora para a preservação do meio ambiente e geração de benefícios econômicos. É um mercado sem volta, e o mundo respira e anseia por essa solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...